A segunda aventura do porco espinho para Master System, e tenho que dizer: uma fantástica nova aventura!
Mais uma vez o Dr. Ivo Robotnik apareceu para atrapalhar a pacata vida na “Ilha do Sul”, mas dessa vez ele pegou pesado pois além de capturar todos os animais da ilha, levou também o melhor amigo de Sonic, a raposa de dois rabos Miles “Tails” Prower. Sonic não pode perder tempo, ele deve recuperar as seis esmeraldas do Caos e salvar seus companheiros.
O primeiro jogo do Sonic para Master System é fantástico, e esse acompanha o ritmo do primeiro mas por uma linha diferente. Desta vez os níveis não foram baseados no “Sonic 2” para Mega Drive, provavelmente por que o jogo para Master System foi lançado antes do que para seu irmão de 16 bits. E por incrível que pareça, apesar de Tails aparecer em diversas imagens durante o jogo, não existe a opção de jogar com a raposinha o que é algo muito desapontador.
![]() |
![]() |
O jogo é dividido em sete níveis com três atos bem definidos cada: Primeiro ato é a típica fase onde vemos coletar anéis e ganhar pontos, no segundo ato precisamos encontrar uma esmeralda do Caos, e no terceiro ato enfrentamos os chefões. Os capangas de Robotnik como sempre são robôs que lembram animais, inclusive os chefes dos níveis.
A maior novidade é a disponibilidade de alguns “veículos” que Sonic pode utilizar para atravessar os níveis, incluindo um carrinho de mina, uma asa-delta e bolhas de ar. Pode até parecer uma idéia meio absurda embarcar o personagem mais rápido dos videogames em meios de transporte tão lentos, mas é algo interessante que traz um desafio diferente.
Graficamente o jogo é muito bonito, os 4Mb utilizados no cartucho realmente valem a pena. Os cenários são bem detalhados com cores vivas e vibrantes, as imagens que antecedem cada nível são muito bonitas e o sprite do Sonic está mais bem definido. Desta vez inclusive contamos com os incríveis loopings que ficaram misteriosamente de fora do primeiro jogo, pena que são poucos. A velocidade do porco espinho também foi mantida, os níveis foram construídos de forma a explorar a correria com o Sonic, mas tome cuidado com os espinhos no fim das rampas 🙂
![]() |
![]() |
A trilha sonora é acima da média dos bons jogos de Master System. Após jogar, com certeza algumas das músicas ficaram gravadas em sua mente por um bom tempo.
![]() |
![]() |
Além da estréia dos loopings no jogo, outra novidade bem vinda é a possibilidade de poder pegar alguns dos anéis que são perdidos quando Sonic é atingido, facilitando aqueles momentos de desespero.
O jogo não é muito difícil, mas mesmo assim deve dar um pouco de trabalho pois as esmeraldas estão bem escondidas e os atos com chefes não possuem anéis. Falando em esmeraldas, para poder enfrentar o Robotnik e salvar Tails é necessário conseguir as seis esmeraldas do Caos (cinco durantes os níveis e a sexta entregue pelo Mecha Sonic). Sem elas você verá o final “ruim” do jogo.
Eu recomendo Sonic 2 do Master System para qualquer pessoa, pois é um dos melhores jogos da plataforma e um dos melhores jogos do Sonic. Vale a pena!
Como encontrar todas esmeraldas:
Como derrotar todos os chefões:
Introdução e final:
Dicas |
Seleção de fases:Segure “cima” + “esquerda” + “botão 1” + “botão 2” no segundo controle e ligue o console. Ao término da introdução (quando Sonic sair da tela) pressione o “botão 2” no primeiro controle duas vezes. |
Eu achava esse o jogo mais difícil da franquia no Master System. Aliás, foi o único que não virei… xD