Conectando o Game Gear na TV

Bem, esse aqui é bem peculiar, muito e muito discutido em fóruns por aí a fora, inclusive em nosso fórum tem posts relacionados a esta façanha, pois de fato é, um mod nada fácil e por isso eu digo:

ESSE É TRETA!

Nível ultra-hard, master blaster! Ou seja, esteja preparado.

Primeiro iremos começar com o mod mais simples, o esquema de ligar em preto e branco.

 

Game Gear TV Branco e Preto

Peguem e abram o Game Gear, tome cuidado com as placas filhas, aquelas de força e de som, que ficam presas na parte de trás, solte os cabos que se encaixam na placa mãe com cuidado, se desencaixa das placas filhas, o cabo vem da mãe.

Depois disso, deixe elas de lado.

Agora vejam a placa mãe de costas.

O 1º passo é achar as fêmeas, plugs para cabos de Áudio/Vídeo, peguem três, pois vai ser Stereo.

Separem 6 fios de cobre de cores diferentes, e de preferência, finos, para melhor manuseio.

Eu usei preto, branco, amarelo, verde, outro preto e vermelho, os dois finais fazem outra ligação.

Separado o material, vamos por a mão na massa!

O Game Gear teve algumas revisões, mas o que se destaca nelas é o fato de  terem uma majoritária diferença, é aonde acontece toda mágica de controle de video, periféricos e outros, que está localizado do lado direito olhando a placa de costas, com o aparelho aberto, os mais antigos tem apenas um grande chip, o ASIC, já os que seguem tem dois, e é nesses que são os mais fáceis de fazer.

Uma forma que não é 100% certa mas auxilia muito é se tem a tela de BIOS ou não, geralmente quem tem a tela de TMSS é o modelo de 1 ASIC, os que não tem são de 2 ASICs.

Abaixo seguem os sinais das respectivas placas:

Placa 1 ASIC

GGTVBW3

Placa 2 ASICS

GGTV3

Soldando os quatro na parte de cima você vai ter agora quatro sinais diferentes, onde vão gerar a gama da escala de cinza, para ficar + claro ou + escuro, dependendo do jeito que quiser.

Se quiser fazer igual a mim, pegue os quatro fios e ligue junto com o fio vermelho T2, que vai na parte do meio da fêmea de vídeo, agora veja se saiu imagem (naturalmente deve sair alguma coisa), lembre-se que se você tiver usando o resistor a ligação deve ser feita assim:

Cs25,24,23,22, eles vão para o meio do conector
_____________\
_____________||__– o Resistor
______________\
_______________T2

 

Mas existem dois esquemas que são capazes de gerar uma imagem mais satisfatória:

MK1

GGTVBW1

MK2

GGTVBW2

Todos retirados de um site antigo do VJ Kemp, os méritos são dele.
Agora o som… Se lembra do NEGATIVO? Ele também vai ligar o lado de fora das fêmeas da parte de Áudio, naturalmente, se ele é o GND….

GGTV6

Ou seja, conforme a foto, os canais de som estão nos orifícios logo ao lado do onde não tem fio.

Pegue o Lado L e ligue no meio da fêmea aonde vai o cabo branco (lado Esquerdo do som da televisão) E faça o mesmo com o Lado R na outra fêmea.

E está feito.

Outra coisa também que deve ser levado em consideração, o T8 e o T9 tem ligação com os fios do lado L e R para som, tanto no ASIC 1 quanto no ASIC 2, então é mais uma opção de som.
O T12 pode ser usado como GND (negativo) da parte de som.

Agora uma coisa sobre as cores saírem desta forma. O fato é que as cores do Game Gear é Multiplexada, ou seja, nos C22 23 24 e 25 já estão combinadas as cores, é necessário utilizar de CIs e Chips para dividir o sinal nas três cores, azul, verde e vermelho, assim colocá-las na televisão. Ou seja, não importa se está no NTSC ou PAL-M, o resultado será o mesmo. pois o problema vem do Game Gear e não do sistema de cores.

 

Assim então surge o esquema com cores.

 

Game Gear TV COLOR

Tudo começa pelo fato em que o nosso amigo Game Gear não tem uma saída adequada com cores, é necessário criar um sistema para que ele possa transfigurar estas cores em RGB.

GGTV1

Este sistema foi o qual eu utilizei para criar o meu, eu analisei profundamente o mesmo para que eu não fizesse besteira, não deu outra, eu fiz besteira. Para facilitar para vocês eu posso indicar os componentes:

  • 3 multiplexadroes 74HCT574
  • 1 multiplexador 74HC132
  • 4 capacitores de 0.1uF (são as bolachas laranjinhas)
  • 6 resistores de 1k
  • 3 resistores 2k2
  • 3 resistores 1k1
  • 3 resistores 550
  • 3 resistores 270
  • 4 resistores vaiáveis de 500 (ou potenciômetros se preferir)(demorou pra entender o símbolo de resistor com a seta preta…)

Não sai barato arranjar estas peças, principalmente os 74HCT574, por sorte eu tenho um link aonde pode comprá-los:

Acesse aqui o site!

Lá também você encontra o 74HC132.

Depois de adquirir tudo aí vai algumas dicas:

  1. Evite de fazer como eu tudo junto, depois pra descobrir algum erro é um pé no saco…
  2. Procure fazer de forma harmoniosa, lembre-se você vai instalar ele no portátil, então procure fazer de forma amigável para instalação.
  3. Se você vai fazê-lo como eu, para uma total modificação para console, procure então fazê-lo para que só fique disponível de maneira simples os fios que entram e saem dele, evite dores de cabeça com um monte de fios espalhados.
  4. Use cores distintas em cada etapa, como os RGB de cores Azul, Verde e Vermelho, cores degradê para os DO,D1,D2 e D3 e Cores simbólicas para o 5V, GND e o Sync e também para os 10 ASIC e 30 ASIC

Eu usei assim:

  • R – Vermelho
  • G – Verde
  • B – Azul
  • 5V+ – Amarelo
  • GND – Preto
  • SYNC – Laranja
  • 10 ASIC – Roxo
  • 30 ASIC – Marrom

Já como os D0, D1, D2 e D3 estão do outro lado e ficariam juntos eu usei o degradê:

  • D0 – Marrom
  • D1 – Vermelho
  • D2 – Laranja
  • D3 – Amarelo

Depois dessas dicas seguem os pontos necessários para ligação dos fios:

GGTV3

Imagem retirada do fórum da SMS Power de sankichi

Link original : http://www.sankichi.flnet.org/image/gg-asic2-board.jpg

Agora meus amiguinhos, mão na massa!

Depois de ter construído maravilhosamente bem o seu decodificador de sinal do Game Gear você deve estar pensando, o que eu faço com RGB?

Os nossos amigos da SMS Power são na sua maioria Europeus, para eles RGB não é problema pois é o sistema nativo deles, então eles pouco se importam com S-Video, Composite, RCA e todo o resto. Então nós amigos das terras americanas ficamos na mão de um codificador caro de RGB para o nosso sistema, certo?

ERRADO!

 Vocês por acaso já viram uma coisa dessas?

GGTV4

Sim meus amigos, um transcoder de NTSC do video-game para PAL das antigas TV brasileiras com entrada AV.

Aí você me pergunta, e daí?

Eu tive um desses por acidente, comprei errado, mas quando fui ver por dentro eu descobri o que em uma solução barata pode ser a salvação de muitos gamers, ele na verdade converte o RGB do Playstation para o sistema de cores compatível e não uma transcodificação de sinal propriamente dita.

Ou seja, ele irá converter o sinal do RGB do nosso amigo Game Gear TV para o sistema que nossa TV entende! Quem tem uma LCD como eu sabe que o sistema de cores não é realmente um problema, só os hertz…

Certo! E aí?

AGORA ESPERO QUE SEJA DA MESMA FORMA QUE A QUE EU COMPREI:

GGTV5

Ela por dentro é mais ou menos assim, a caixa que eu comprei tinha os fios de cores simbólicas, ou seja, RGB era realmente Vermelho Verde e Azul, o GND era o Preto, O som era Cinza e Marrom, apesar que esta caixa mistura os sons em um canal só, o Sync era laranja e o 5V+ era amarelo.

Recomendo usar a mesma sequência de cores para criação do sistema de cores.

O Sync conforme mostrado anteriormente é o T2, o 5V+ pode ser pego do capacitor indicado na foto anterior sem problemas para alimentar o decodificador e este transcoder e o GND é em qualquer lugar da massa do aparelho.

Recomendo usar esta caixa apenas para o vídeo, para o áudio é melhor pegar os sinais separados:

No cabo que se liga para placa filha de som do Game Gear ela transporta os sinais de L e R de som distintos, de lá mesmo você pode pegá-los e passar diretamente para os conectores RCA.

Veja as fotos do meu para o áudio:

GGTV6

Ou seja, conforme a foto os canais de som estão nos orifícios logo ao lado de onde não tem fio.

Ligue o 5V+, GND, o SYNC e os sinais RGB do decodificador para o transcoder, ligue diretamente o ÁUDIO L e R para os conectores RCA e reze pra dar certo!

Este transcoder de PS2 não reproduz muito bem as cores, existe a chance do vermelho ficar mais forte e o verde mais fraco, mas é uma alternativa barata. Outra forma é utilizar o chip AD725 pois ele é uma mão na roda para mods com RGB como também para placas de NeoGeo MVS, o único problema é cristal oscilador, que não é fácil encontrar.

Quando ligar, se as cores aparecerem estranhas, procure equilibrá-las nos resistores variáveis (ou potenciômetros se preferir) e aí sim dará certo.

Vou postara algumas imagens do meu aqui para mera referência, MERA REFERÊNCIA! Pois se fosse pra fazer de novo faria bem melhor:

GGTV8

GGTV9

 

Se deseja fazer um controle externo, eu procurei seguir a lógica baseando-se no próprio Master System, ou seja :

1           5        
  o o o o o 
   o o o o   
 6        9

Assim fica:

Número Função
1 Cima
2 Baixo
3 Esquerda
4 Direita
5 Ignora
6 1
7 START
8 Gnd
9 2

Esta configuração também é utilizada nestes novos controles da Tectoy de seis botões para o Master System Evolution (descobri sem querer!!!)

 

FALOU!!!

Referências:

http://www.freewebs.com/vgmods/gamegearmodifications.htm

http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=2539

http://members.optusnet.com.au/eviltim/ggrgb/ggrgb.html

http://www.disgruntleddesigner.com/chrisc/segahacking/ggrgb.html

 

Sobre DMN_Sonic

Fanboy da SEGA de carteirinha e do ouriço azul, por anos fazendo gambiarras e análises de games, colecionador e jogador assíduo dos produtos da bue stripes.