Overclock no Mega Drive!

Olá pessoal! Mais um post sobre mods aqui na Sega Brasil e irei repassar a informação sobre como realizar overclock no Mega Drive!

Muitos já devem saber a respeito mas devemos ter um conteúdo conciso em um ótimo site então aqui vai!

 Reconhecendo o processador

Este mod só pode ser feito no Mega Drive I e II daqui do Brasil, ( o meu é o II ) e o processador tem que ser de dois modelos específicos.

O processador é um chip enorme que fica atrás da entrada de cartucho.

Os que podem ser feitos é o :

  • MC68000
  • HD68HC000

Se ao invés desses você encontrar o SCN68000 com um S bem grande como símbolo, ou não for algum desses acima não irá funcionar.

Tirando o 7.6 MHz do processador

Bem, abrir o videogame não é um bicho de sete cabeças, então vou pular esta parte.

Só quero deixar uma curiosidade em aberto em questão das placas de metal que revestem o videogame tanto por cima quanto por baixo, elas servem para abafar o sinal RF (Rádio Frequência) emitido pelo aparelho, para evitar interferências tanto externas quanto internas.

Agora falamos do processador…

O Mega Drive na verdade tem dois clocks no seu slot de cartucho. o normal de 7.6 Mhz padrão que é usado em todos os games e o 13.4 Mhz que serve para o processador SVP usado no game Virtua Racing, o que faremos é pegar este clock para usar no lugar do original. Comicamente mesmo no valor alto é mais estável se instalássemos por fora um de 12 Mhz ou até mesmo 11 Mhz por exemplo.

 

O truque aqui então é na verdade usar o sinal já disponível gerado pelo próprio videogame sem a necessidade de fazer nenhuma instalação externa de nenhum cristal oscilador nem nada que envolva muita eletrônica, o mod é simples, porém deve ter muito cuidado ao executá-lo.

Simplesmente localizaremos o clock original do processador, desligar, localizar de onde vem depois localizar o clock alterado e ligar tudo a um switch, uma chavinha e para troca de estado durante o jogo instalaremos o HALT, o pause do processador.

Vejam a foto abaixo:

68000

Vejam a perna 15 do processador, ela possui uma trilha que leva à informação do clock até ele. Pegue um estilete ou bisturi e com o maior cuidado do mundo corte a trilha desta perna, ela só tem trilha na parte de cima da placa.

Trilha cortada, ligue o Mega Drive com um cartucho. Se não aparecer nada estamos no caminho certo.

Pegando o 7.6Mhz de novo…

Agora que o clock do processador já foi pro saco vamos localizá-lo novamente, só que em outro lugar mais cômodo, assim podemos instalar um interruptor mais tarde.

Nesta imagem :

cartslot

Veja o pino da entrada do cartucho por onde passa o 7.6Mhz, e é nele que você irá conectar ao processador. Solde um fio lá, sempre tomando cuidado para não soldar coisas a mais pois qualquer erro pode gerar uma baita dor de cabeça.

 

Pegando o OVERCLOCK de 13.4Mhz

Por incrível que pareça o Mega Drive já se overclocka sozinho, teoricamente ao menos, como explicado quando você vai jogar Virtua Racing, o do cartuchão de corrida, ele tem um processador interno chamado SVP, e ele recebe o sinal de 13.4Mhz a partir do slot de cartucho para manda de volta para o videogame. E é dele que vamos roubar o sinal de 13.4Mhz para overclockar o processador.

Cabe lembrar que muitos modelos “esquartejados” do Mega Drive, principalmente os pós Mega Drive 3 tem problemas com o cartucho Virtua Racing justamente por falta deste pino que leva o clock para o cartucho, ou seja apenas os modelos antigos do Mega Drive 3 para baixo é que de fato irão rodar adequadamente este jogo, como estamos falando aqui do modelo antigo não se preocupem, todos eles tem o clock de 13.4 Mhz.

Na figura mostrada anteriormente mostra também quem é o 13.4 Mhz, ou seja, é só soldar um fio lá também.

 

68000_back2

 

com isso temos então o seguinte esquema para ligar tudo em uma chavinha (switch):

chave_overclockMD

Instalando o HALT

Bom pessoal, o processador muitas vezes não vai aguentar ser ligado ao 13.4Mhz direto, e por isso você deve ligar a máquina no 7.6Mhz mesmo, mas aí vem a pergunta, como eu vou usar meu over?

Simples, instalando um botão que faz com que o processador pare de pensar, uma suspensão temporária, um estado chamado Halt.

E como instalo isso?

68000_back

Nesta imagem mostra aonde ele se encontra, ele é a perna 17 do processador e o melhor, você não precisa cortar a trilha dele não, é só instalar um fio lá e pronto.

Agora para criar o botão HALT, você deve pegar o GND, ou terra como chamam, ele tem em um monte de lugar mas pra ficar mais próximo tem um logo acima, é esta barra prateada exposta aí na figura que é o GND também, instale um fio lá.

Pegue um botão o chave, e instale o GND no meio e o HALT em um dos lados da chave. Eu fiz com um botão simples, onde só tem duas pernas, e quando eu seguro tal botão acontece o HALT. Eu achei que ficou melhor, é só segurar e trocar o estado do Processador.

Instalando os clocks no processador

Feito o Halt, que é super importante para que isso dê certo, vamos instalar os clocks no processador.

Lembra da figura acima, onde mostra aonde fica o HALT??? lá também tem onde fica o Clock do processador visto de baixo, solde um fio lá, mas se lembre de soldar direito e não deixar escapar par outras pernas e trilhas, uma das pernas ao lado da perna 15 do clock do processador pode dar um contato ferrado e queimar o processador, então fique esperto ao soldar um fio no 15!!!!

Feito isso, se você foi esperto, utilizou cores significativas para cada fio, eu usei um branco para o 15 do processador, e dois vermelhos para os clocks de 7.6 e 13.4Mhz.

Use uma chave ON/ON, ou seja, de duas fases apenas, instale a perna 15 do processador no meio da chave, e os clocks um de cada lado, fazendo com que o 7.6 fique de um lado e o 13.4 de outro.

 

Veja o meu Mega Drive como ficou depois da instalação dos fios e devidos dispositivos :

MD_Overclock1

E agora, rufem os tambores!

E chegamos a fase de teste, você deve estar se borrando se vai dar certo ou não ( bom, eu não me borrei, mas minha alma ficou pálida ).

Lembre de colocar umas fitas crepe ou adesivas transparentes debaixo dos fios que você soldou, principalmente aonde ficou a solda, pois quando você fechar, pode ser que o fio soldado exposto pode encostar na placa e gerar um curto.

Tudo isolado bonitinho, não feche o videogame ainda, teste primeiro.

Pegue um jogo bobo como Sonic the Hedgehog, coloque no 7.6 Mhz, ligue o game, se aparecer ‘PRODUCED BY OR LICENSED…’ você salvou seu videogame, e está tudo OK com o clock normal.

Faça o truque do debug no Sonic 2 para teste.

Vá para uma cachoeira e crie várias piranhas debaixo da ponte da cachoeira até que o jogo fique em câmera lenta. Feto isso tá na hora de testar o OVERCLOCK. Coloque em modo HALT e troque o Mhz, se der certo o jogo não estará mais em câmera lenta!!!!

Veja este vídeo :  http://www.youtube.com/watch?v=CSxn2J8NAfk


É assim que ele vai funcionar.

Se não deu certo verifique as soldas e os fios, e tente novamente.

 

Considerações

Bom o conteúdo que foi tirado deste site aqui : http://epicgaming.us/md_oc/ mas já é um site morto, foi onde eu tirei o experimento.

Vale lembrar que isso é uma modificação pesada no seu videogame, tira toda originalidade e assim perde valor de coleção para os mais puristas, então, faça em um um aparelho que você não tem tanta dó.

OBS.: Isto é um experimento pessoal, ou seja, se você fez e deu errado, queimou ou prejudicou seu game, isso é problema seu, não tenho responsabilidade por erro dos outros, sabendo que o que eu escrevi foi o procedimento correto.

Sobre DMN_Sonic

Fanboy da SEGA de carteirinha e do ouriço azul, por anos fazendo gambiarras e análises de games, colecionador e jogador assíduo dos produtos da bue stripes.