Master System: Sonic the Hedgehog 2

Sonic the Hedgehog 2

 

Plataforma: Master System
Gênero: Plataforma
Jogadores: 1
Lançamento: 1992 (BR/EU)
Desenvolvedor: Aspect
Publicador: SEGA

 

 

A segunda aventura do porco espinho para Master System, e tenho que dizer: uma fantástica nova aventura!

Mais uma vez o Dr. Ivo Robotnik apareceu para atrapalhar a pacata vida na “Ilha do Sul”, mas dessa vez ele pegou pesado pois além de capturar todos os animais da ilha, levou também o melhor amigo de Sonic, a raposa de dois rabos Miles “Tails” Prower. Sonic não pode perder tempo, ele deve recuperar as seis esmeraldas do Caos e salvar seus companheiros.

O primeiro jogo do Sonic para Master System é fantástico, e esse acompanha o ritmo do primeiro mas por uma linha diferente. Desta vez os níveis não foram baseados no “Sonic 2” para Mega Drive, provavelmente por que o jogo para Master System foi lançado antes do que para seu irmão de 16 bits. E por incrível que pareça, apesar de Tails aparecer em diversas imagens durante o jogo, não existe a opção de jogar com a raposinha o que é algo muito desapontador.

 

O jogo é dividido em sete níveis com três atos bem definidos cada: Primeiro ato é a típica fase onde vemos coletar anéis e ganhar pontos, no segundo ato precisamos encontrar uma esmeralda do Caos, e no terceiro ato enfrentamos os chefões. Os capangas de Robotnik como sempre são robôs que lembram animais, inclusive os chefes dos níveis.

A maior novidade é a disponibilidade de alguns “veículos” que Sonic pode utilizar para atravessar os níveis, incluindo um carrinho de mina, uma asa-delta e bolhas de ar. Pode até parecer uma idéia meio absurda embarcar o personagem mais rápido dos videogames em meios de transporte tão lentos, mas é algo interessante que traz um desafio diferente.

Graficamente o jogo é muito bonito, os 4Mb utilizados no cartucho realmente valem a pena. Os cenários são bem detalhados com cores vivas e vibrantes, as imagens que antecedem cada nível são muito bonitas e o sprite do Sonic está mais bem definido. Desta vez inclusive contamos com os incríveis loopings que ficaram misteriosamente de fora do primeiro jogo, pena que são poucos. A velocidade do porco espinho também foi mantida, os níveis foram construídos de forma a explorar a correria com o Sonic, mas tome cuidado com os espinhos no fim das rampas 🙂

 

A trilha sonora é acima da média dos bons jogos de Master System. Após jogar, com certeza algumas das músicas ficaram gravadas em sua mente por um bom tempo.

 

Além da estréia dos loopings no jogo, outra novidade bem vinda é a possibilidade de poder pegar alguns dos anéis que são perdidos quando Sonic é atingido, facilitando aqueles momentos de desespero.

O jogo não é muito difícil, mas mesmo assim deve dar um pouco de trabalho pois as esmeraldas estão bem escondidas e os atos com chefes não possuem anéis. Falando em esmeraldas, para poder enfrentar o Robotnik e salvar Tails é necessário conseguir as seis esmeraldas do Caos (cinco durantes os níveis e a sexta entregue pelo Mecha Sonic). Sem elas você verá o final “ruim” do jogo.

Eu recomendo Sonic 2 do Master System para qualquer pessoa, pois é um dos melhores jogos da plataforma e um dos melhores jogos do Sonic. Vale a pena!

 


  Como encontrar todas esmeraldas:

Como derrotar todos os chefões:

Introdução e final:



Dicas

Seleção de fases:
Segure “cima” + “esquerda” + “botão 1” + “botão 2” no segundo controle e ligue o console. Ao término da introdução (quando Sonic sair da tela) pressione o “botão 2” no primeiro controle duas vezes.

Jair

Sobre Jair