Encartes de jogos de locadora

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Odin
Contato:

Encartes de jogos de locadora

Mensagem por Odin »

Pessoal, estou criando esse tópico para a gente relembrar uma coisa que acho que praticamente todos aqui tiveram contato principalmente nos anos 90 no auge das locadoras, mas que não vi ninguém comentar isso por aqui, eu ia postar isso na sessão de projetos, mas não sei se o pessoal iria gostar, então resolvi criar esse tópico aqui somente para a gente relembrar e talvez resgatar um pouco disso... Estou falando dos encartes que tinham em algumas locadoras, e que geralmente eram de jogos piratinhas, mas as vezes tinham em alguns jogos originais que eram looses, e esses encartes eram impressos como fotos, alguns até tinha marca da Fujifilm, Kodac, entre outros atrás, e esses encartes eram colocados em cases simples de locadora e colocados nas prateleiras para o pessoal verem, o engraçado era que esses encartes eram somente uma foto simples, colocada na parte da frente da caixa, não tinha outro encarte atrás falando do jogo, era somente uma foto na frente, geralmente esses encartes eram de jogos de SNES e NES, nunca vi de jogos da Sega/Tectoy, talvez porque os jogos delas vinham em cases na maioria das vezes de plástico, e os jogos da Ni***ndo como eram todos de papelão e se desgastavam mais facilmente, eram substituídos por esses cases genéricos... Vou postar aqui 4 desses encartes, um deles eu tenho a 18 anos quando comprei meu primeiro MK de SNES, ele era piratinha, e veio com essa foto que conseguiu sobreviver até hoje:

Imagem

Ai uns 15 anos depois ganhei do Joseph alguns encartes com umas caixinhas de locadora, veio mais esses 3 encartes, eu nem me lembrava mais dos encartes, e ai quando vi esses, e vi que eram fotos também, acabei lembrando, mas alguém aqui tem mais desses encartes? Lembro que tinham muitos nas locadoras que eu ia, as vezes ia nelas para jogar, as vezes quando ganhei meu SNES locava algumas... Só fico curioso em saber como eram feitos esses encartes, já que a informática ainda engatinhava naquele tempo, e o pessoal na época mandavam imprimir nos laboratórios de revelação :lol:

Imagem Imagem Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X

Re: Encartes de jogos de locadora

Mensagem por Corredor X »

NOOOOOOOOOOOOOOSSA, CARA... Voltei duas décadas no passado agora, o primeiríssimo MK caseiro que eu joguei tinha exatamente essa capa, é um cartucho japonês com só essa imagem de label, sem escritos? Um amigaço meu tinha essa versão, joguei demais essa gracinha.

Quanto ao material que eram feitos esses encartes, Odin, é xerox colorido mesmo, na época já existia. Sei bem disso porque no mesmo período a gente estava começando a jogar RPG e sempre que alguém comprava um livro novo o resto da galera fazia cópia, geralmente pedindo à gráfica para fazer as capas em cor*. Quanto à feitura deles, quando já não vinham prontos da China assim (na maioria dos casos, eu imagino) eram simplesmente xeroxes das caixas originais que eram feitos pela locadora para preservar ou reproduzir os originais, não rolava "diagramação" por parte deles. Deve ser o caso do seu Dragon's Lair, por exemplo. Quando não era isso, eram páginas recortadas de revistas da época mesmo :lol:

Eu lembro que logo depois, quando os 486s, monitores coloridos e - principalmente - impressoras jato de tinta começaram a ficar populares, aí que começou uma febre de fazer umas impressões com cliparts para substituir as capas que estavam muito gastas das locadoras daqui. Eu lembro que o Rocky de uma delas tinha um clipart nada a ver do Stallone :lol:

Seu tópico me fez lembrar de outra coisa... Esses encartes aos quais você se refere são os que ficavam nas gôndolas das locadoras, mas tinha também os padronizados/personalizados que você levava para casa junto com o jogo e também os VHS... Geralmente só com a logo da empresa em um papel cartão e o nome do jogo/filme DATILOGRAFADO. Rapaz, que arrependimento de não ter ficado com alguns desses de recordação, eu cheguei a comprar um bocado de jogo dessas locadoras mas infelizmente nenhum deles tinha mais essa capa "rental". Lembro que na época pré-SNES tinham umas caixinhas quadradas (quadradas mesmo, não retangulares) que tinham uma textura também cheia de pequenos quadrados, recordam-se delas? Peguei muito jogo de Master nessas belezinhas...

Outra coisa: as pérolas que os sócios moleques escreviam no verso desses encartes :lol: Em uma locadora daqui, tinha um atendente que era amigo da galera; mexia com todo mundo, quem tinha irmã ele chamava de cunhado, xingava a mãe, dava uns pescoções na molecada, separava briga e por aí vai. O cara era uma figura, todo mundo conhecia ele e também todo mundo sacaneava ele. Eu lembro que verso do encarte do Phantasy Star tinha uma referência tanto a um momento crucial do jogo quanto a ele:

"ALIS USA FULANO. ISTO FEDE!" :lol:

* Ô época boa que um livrão tipo GURPS custava novo na loja uns vinte reais, mas ainda assim a gente não tinha grama para comprar e tinha que juntar o dinheiro do lanche uns bons dias para fazer um xerocão espiralado :lol: Fora que na época a galera só sonhava em conseguir coisas das quais só ouvíamos falar, tipo o Rules Cyclopedia, Spelljammer ou Oriental Adventures. Hoje em dia você acha esse material com três cliques de mouse, mas ficamos todos velhos, ocupados e distantes demais para jogar a:cry:a
Imagem
Jair

Mensagem por Jair »

Pow essa capa do MK é clássica dos piratas né !
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Dav

Mensagem por Dav »

Uma Sonic 2 do Master System que alugava era capa e contra capa de uma materia da Supergame ou Açao Games :lol:
geralmente por aqui as capas eram xerox das ou originais,alem da fita tiravam os posters e manuais
Imagem
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Eu sabia que esse tópico iria causar uma nostalgia :lol:

Lembro dessas capinhas que o Corredor falou, pena que peguei o final das locadoras, mas cheguei a jogar e alugar bastante coisas, pena também que eu não soube aproveitar quando as locadoras estavam fechando e perdi de comprar um bocado de coisas, eu só consegui aproveitar uma locadora que estava fechando no fim de 2000, e essa era uma locadora de fitas VHS, mas tinha um bocado de fitas de Master lá e cheguei a comprar umas 6 ou 7, mas como tinha pouca grana na época não pude comprar mais... Mas essas tinham suas caixas originais, só não eram completas, pois não consegui pegar nenhuma com manual... Acho que esses 3 últimos encartes devem ser xerox mesmo, a Goal parece ter sido colocada em cima de um scaner aberto e parece que tem algum jogo de Master atrás dela :lol:

As fitas de Master geralmente eram recortadas as caixas de papelão e colocadas nesses cases comuns, tenho muitas aqui assim, geralmente jogos de SNES e N64 eram feitos isso, meu Batman do Futuro que comprei ano passado tinha uma caixa recortada e adesivos de locadora, mas lembrei agora de outra fita que comprei na mesma época, meu Top Gear Rally de N64, que foi feito um xerox azul vagabundo da capa, o troço parece que foi feito em um mimiógrafo e tem um cheiro estranho nele, se botar fogo nisso acho que ele some em 2 segundos... Eu ia jogar fora isso, mas resolvi ficar com ele na caixa só por lembrança também :lol:

Imagem

Essa minha fita do MK1 era japonesa mesmo, ela não tinha label, mas foi colocada um pedaço de foto escrito Mortal Kombat nela, era um label improvisado mal recortado, tenho muita saudade dessa fita, comprei ela a 18 anos e eu não tenho mais ela desde 2002, ela foi uma daquelas fitas que me foram roubadas uma vez, se pudesse pegar uma daquelas fitas de volta pegaria essa :cry:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X

Achei o tal estojo ao qual me referi acima! Lembram dele?
Anexos
caixa-box-plastica-locadora-pra-fita-cartuchos-games-antigos-17658-MLB20141891288_082014-F.jpg
Imagem
Vectorman

Mensagem por Vectorman »

Desse estojo eu não só lembro, como tenho um desses aqui, mas o meu é azul (eu guardo um disquete do Lemmings nele):mrgreen:
Imagem
Corredor X

Vectorman escreveu: (eu guardo um disquete do Lemmings nele)
Eu perdi um computador por conta desse mesmo disquete lá pelos idos de 1994, longa história :| Entretanto, o vício em Lemmings durou bem mais...
Imagem
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Corredor X escreveu:Achei o tal estojo ao qual me referi acima! Lembram dele?
Eu tive uns desses a anos, acho que devo ter algum perdido por aqui :mrgreen:

Lembro que vi alguns desses na locadora onde comprei esse MK do encarte, e o dono colocava umas fitas de Atari neles, só que ele colava umas folhas de ofício com uns desenhos de canetinha hidrocor muito mal feitos para tentar reproduzir os encartes, acho que foi ele mesmo que tinha feito esses desenhos, nunca me esqueço de um do Pac Man da CCE que ele tentou fazer, o pobre do Pac Man parecia uma geléia do Caça Fantasmas :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X

Nossa, isso tinha que ter sido preservado para a posteridade, Odin :lol:

Uma locadora daqui, a Multiloc - a menor, mas que tinha os títulos mais incomuns - usava stencil para fazer as capas, um destes daqui:

Imagem

Lembro do dono sentado atrás do balcão - onde sempre estavam à venda uma pistola de paintball, uma Supergame com a capa de SF II' e um Sonic 2 loose, já faziam parte da decoração nas prateleiras - fazendo essas capas em papel sulfite no dia em que chegava jogo novo... Hoje o imóvel no qual ela ficava (praticamente um porão anexado a um hotel histórico, hoje caindo aos pedaços) está desabitado, vão construir um prédio num futuro próximo no local preservando-se a fachada mas até lá ele tem sido mais usado por moradores de rua que pulam um dos portões dos fundos e o usam como motel ou boca de fumo. Dia desses resolveram fazer um churrasco improvisado e quase colocam fogo no quarteirão. Dá uma tristeza passar na frente daquela portinha lateral hoje em dia...
Imagem
Dav

Mensagem por Dav »

tenho um destes estojos,a versao que tenho a fita ficava solta (nao gostava disto) e tinha o plastico na frente para colocar a capinha
Imagem
GuiLobato

Mensagem por GuiLobato »

Desses modelos citados só vi pessoalmente aqueles de N64 que era parte de caixa recortada encaixada nas cases de locadora comuns, cheguei a ver isso em 2002/2003 em uma Locadora Renata Video que havia perto de casa, e que sobreviveu até o ano passado.
darini
Contato:

Mensagem por darini »

Corredor X escreveu: Seu tópico me fez lembrar de outra coisa... Esses encartes aos quais você se refere são os que ficavam nas gôndolas das locadoras, mas tinha também os padronizados/personalizados que você levava para casa junto com o jogo e também os VHS... Geralmente só com a logo da empresa em um papel cartão e o nome do jogo/filme DATILOGRAFADO. Rapaz, que arrependimento de não ter ficado com alguns desses de recordação, eu cheguei a comprar um bocado de jogo dessas locadoras mas infelizmente nenhum deles tinha mais essa capa "rental".
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Leozinho.png
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Corredor X

Nem no lixo se acham mais jogo antigo por aqui, Dadá, a crise tá feia :|
Imagem
Responder