Uma dúvida que pode encucar muitos...............

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Edi (FZ2D)
Contato:

Uma dúvida que pode encucar muitos...............

Mensagem por Edi (FZ2D) »

Uma curiosidade muito grande que me faz pensar a anos é a seguinte. Como as ROMs são geradas?????
Sabemos que para CDs, é só gerar uma imagem e ja era, mas e os GDs do Dreamcast???? Sabemos que um drive de CD comun de um PC não consegue ler as informações da 3º camada de gravação de um GD que é aonde o jogo em si se encontra, então como será que são feitos???? E as ROMs de cartucho. Sabemos que existem roms que são muito dificeis de se gerar como Far East of Eden Zero do SNes e outros títulos. E as ROMs do N64 que são supercompactadas. E as imagens do Game Cube?????

Vocês sabem?????? Postem aqui!!!

Abraços!!! :D
Duas paixões: A SEGA e a Yamaha!!!!
www.bikepics.com/members/edifz2d/

Entre no meu blog e confira meus reviews!!!Imagem
Você gosta de emulação???Imagem
mokona666
Contato:

Re: Uma dúvida que pode encucar muitos...............

Mensagem por mokona666 »

esse negocio e um misterio pra min mesmo game cube certa vez tentei colocar original nem leu no pc ai gravei do iso pra mini dvd depois ke vi meu pc tb num coseguia + ler ele + o wii do amigomeu leu , misterios realmente xD
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Gigacom
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Mensagem por Gigacom »

Bom... é mais ou menos assim:

Cartuchos
Via dump. O sujeito abre o cartucho, retira o chip onde está a rom, e copia o conteúdo dele com algum leitor/gravador de memória. É um processo simples de fazer (chega a ser rídiculo de tão fácil). O complicado da história é a disposição em comprar um desses leitores/gravadores de chips de memória (EPROM, EEPROM e outros), que custam os olhos da cara!!!

CDs/GDs/DVDs/MiniDVDs
Para CDs e DVDs comuns, qualquer leitor de CD/DVD dá conta do recado. No caso dos GDs e MiniDVDs, o esquema e conectar o console à porta pararela de um PC, e copiar os dados dos discos via software, acessando diretamente o sistema do console. É um belo dum hack, coisa executada só por grupos de hackes e crackers. Uma outra maneira, seria adaptando um drive de CD/DVD para realizar a leitura dessas midias, de modo a extrair seu conteúdo. Não é impossível, mas tem que realmente saber como faz a coisa.

Como nota, vale lembrar que é possível gravar/copiar qualquer jogo de cartucho com um gravador universal. Com algumas adaptações, você poderá por exemplo, criar um cartucho de Mega Drive/Master/SNES/NES que receba qualquer jogo através de um chip gravado em um gravador universal.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Edi (FZ2D)
Contato:

Valew.....................................
Mas ainda assim, existem muitas ROMs e ISOs impossíveis de encontrar.

ReBirFh

Mensagem por ReBirFh »

Dos sistemas antigos eu diria que pouquíssimos jogos não foram :?: "dumpados" :?: procure por romsets do sistem que você quer as roms,
No-intro para sistemas que sairam em cartuchos ou disquetes e Tosec para os que sairam em cd.
Edi (FZ2D)
Contato:

ReBirFh escreveu:Dos sistemas antigos eu diria que pouquíssimos jogos não foram :?: "dumpados" :?: procure por romsets do sistem que você quer as roms,
No-intro para sistemas que sairam em cartuchos ou disquetes e Tosec para os que sairam em cd.
O chato é que existem jogos que foram mau dumpados, como Strider Hiryu do PC-Engine e o Der Langrisser FX que tem o arquivo Cue-Sheet da ISO incorreto.

Dav

Mensagem por Dav »

eu tenho o copiador de roms de Mega Drive (ate postei na seçao de coleçoes) e muito simples voce copia a rom para o disquete e depois trasfere para o PC ou joga pelo disquete enfim

as roms sao em extensao BIN pelo que mostra na tela ele copia por setores (nao sei o nome correto) exemplo: A2 PO ST e varias sequencias dessas demora alguns segundos

as travas tambem sao copiadas como meu MD e o modelo japones e nao e trascodificado ele nao burla essa trava via rom
Imagem
Edi (FZ2D)
Contato:

milesprower escreveu:eu tenho o copiador de roms de Mega Drive (ate postei na seçao de coleçoes) e muito simples voce copia a rom para o disquete e depois trasfere para o PC ou joga pelo disquete enfim

as roms sao em extensao BIN pelo que mostra na tela ele copia por setores (nao sei o nome correto) exemplo: A2 PO ST e varias sequencias dessas demora alguns segundos

as travas tambem sao copiadas como meu MD e o modelo japones e nao e trascodificado ele nao burla essa trava via rom
Ei Milespower, quer dizer que você consegue jogar no Mega pelo disquete?
Da pra fazer a mesma coisa utilizando o 32x? Isso é muito interessante com esse recusrso eu ressussitaria meu Mega e o 32x.

Dav

Mensagem por Dav »

Edi escreveu:
milesprower escreveu:eu tenho o copiador de roms de Mega Drive (ate postei na seçao de coleçoes) e muito simples voce copia a rom para o disquete e depois trasfere para o PC ou joga pelo disquete enfim

Ei Milespower, quer dizer que você consegue jogar no Mega pelo disquete?
Da pra fazer a mesma coisa utilizando o 32x? Isso é muito interessante com esse recusrso eu ressussitaria meu Mega e o 32x.
sim eu jogo pelo disquete os jogos de Mega que copio mas ainda nao fiz uma materia sobre o acessorio pois hoje em dia e dificil achar um pc com drive de disquete :lol:

como meu MD e travado teria que usar um programa que renomeia as roms para BIN e ainda liberar a regiao delas

outro detalhe legal e que e possivel colocar mais de um jogo por disquete e se o jogo for grande pode se usar mais de um disquete (como jogos de mais de um CD)

http://www.tototek.com/store/index.php? ... 37bfd41701
Imagem
Edi (FZ2D)
Contato:

Vc ainda não respondeu sobre os jogos de 32X. Esse aparelhinho não tem uma HD não????
Se existir um troço desse pra PC-Engine e SNEs eu vou dar uma jeito de descolar um SNes daqueles ultimos e um Turbo-Duo RX :D

Dav

Mensagem por Dav »

Edi escreveu:Vc ainda não respondeu sobre os jogos de 32X. Esse aparelhinho não tem uma HD não????
Se existir um troço desse pra PC-Engine e SNEs eu vou dar uma jeito de descolar um SNes daqueles ultimos e um Turbo-Duo RX :D
como eu disse nao pude fazer um teste completo nele entao nao foi possivel testar o 32x alias nao tenho a acoplador 32x na questao do HD ele so possui uma memoria ram (acho que de 8MB) onde o jogo apos ser carregado do disquete fica armazenado nela e nao a mais leitura no disquete somente se voce desligar e ligar de novo

ele nao salva ou burla as travas de proteçao de regiao

pelo que ja vi na net existe para SNES ate mais de uma versao deste tipo de acessorio
Imagem
Edi (FZ2D)
Contato:

milesprower escreveu:
Edi escreveu:Vc ainda não respondeu sobre os jogos de 32X. Esse aparelhinho não tem uma HD não????
como eu disse nao pude fazer um teste completo nele entao nao foi possivel testar o 32x alias nao tenho a acoplador 32x na questao do HD ele so possui uma memoria ram (acho que de 8MB) onde o jogo apos ser carregado do disquete fica armazenado nela e nao a mais leitura no disquete somente se voce desligar e ligar de novo

ele nao salva ou burla as travas de proteçao de regiao

pelo que ja vi na net existe para SNES ate mais de uma versao deste tipo de acessorio
Interessantíssimo brow.
Vc não tem 32X????
Se quiser fazer um teste eu empresto o meu :)

Dav

Mensagem por Dav »

opa valeu a ajuda mas antes presiso de duas coisas tempo livre e drive de disquete :lol:

mas ja estou providenciando e quando fizer uma pquena materia posto aqui no forum :D
Imagem
Edi (FZ2D)
Contato:

milesprower escreveu:opa valeu a ajuda mas antes presiso de duas coisas tempo livre e drive de disquete :lol:

mas ja estou providenciando e quando fizer uma pquena materia posto aqui no forum :D
Blz, o 32x ja está disponível pra vc quando quise brow
Imagem

Gigacom
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Mensagem por Gigacom »

Tadinho :( ... ainda tá nesse estado Edi? :(
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder