Uma curiosidade muito grande que me faz pensar a anos é a seguinte. Como as ROMs são geradas?????
Sabemos que para CDs, é só gerar uma imagem e ja era, mas e os GDs do Dreamcast???? Sabemos que um drive de CD comun de um PC não consegue ler as informações da 3º camada de gravação de um GD que é aonde o jogo em si se encontra, então como será que são feitos???? E as ROMs de cartucho. Sabemos que existem roms que são muito dificeis de se gerar como Far East of Eden Zero do SNes e outros títulos. E as ROMs do N64 que são supercompactadas. E as imagens do Game Cube?????
esse negocio e um misterio pra min mesmo game cube certa vez tentei colocar original nem leu no pc ai gravei do iso pra mini dvd depois ke vi meu pc tb num coseguia + ler ele + o wii do amigomeu leu , misterios realmente xD
----honk---
Agora sou fotografo de bonequinhos me segue la
Instagram : https://www.instagram.com/zir0batata/
Cartuchos
Via dump. O sujeito abre o cartucho, retira o chip onde está a rom, e copia o conteúdo dele com algum leitor/gravador de memória. É um processo simples de fazer (chega a ser rídiculo de tão fácil). O complicado da história é a disposição em comprar um desses leitores/gravadores de chips de memória (EPROM, EEPROM e outros), que custam os olhos da cara!!!
CDs/GDs/DVDs/MiniDVDs
Para CDs e DVDs comuns, qualquer leitor de CD/DVD dá conta do recado. No caso dos GDs e MiniDVDs, o esquema e conectar o console à porta pararela de um PC, e copiar os dados dos discos via software, acessando diretamente o sistema do console. É um belo dum hack, coisa executada só por grupos de hackes e crackers. Uma outra maneira, seria adaptando um drive de CD/DVD para realizar a leitura dessas midias, de modo a extrair seu conteúdo. Não é impossível, mas tem que realmente saber como faz a coisa.
Como nota, vale lembrar que é possível gravar/copiar qualquer jogo de cartucho com um gravador universal. Com algumas adaptações, você poderá por exemplo, criar um cartucho de Mega Drive/Master/SNES/NES que receba qualquer jogo através de um chip gravado em um gravador universal.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Dos sistemas antigos eu diria que pouquíssimos jogos não foram "dumpados" procure por romsets do sistem que você quer as roms, No-intro para sistemas que sairam em cartuchos ou disquetes e Tosec para os que sairam em cd.
ReBirFh escreveu:Dos sistemas antigos eu diria que pouquíssimos jogos não foram "dumpados" procure por romsets do sistem que você quer as roms, No-intro para sistemas que sairam em cartuchos ou disquetes e Tosec para os que sairam em cd.
O chato é que existem jogos que foram mau dumpados, como Strider Hiryu do PC-Engine e o Der Langrisser FX que tem o arquivo Cue-Sheet da ISO incorreto.
eu tenho o copiador de roms de Mega Drive (ate postei na seçao de coleçoes) e muito simples voce copia a rom para o disquete e depois trasfere para o PC ou joga pelo disquete enfim
as roms sao em extensao BIN pelo que mostra na tela ele copia por setores (nao sei o nome correto) exemplo: A2 PO ST e varias sequencias dessas demora alguns segundos
as travas tambem sao copiadas como meu MD e o modelo japones e nao e trascodificado ele nao burla essa trava via rom
milesprower escreveu:eu tenho o copiador de roms de Mega Drive (ate postei na seçao de coleçoes) e muito simples voce copia a rom para o disquete e depois trasfere para o PC ou joga pelo disquete enfim
as roms sao em extensao BIN pelo que mostra na tela ele copia por setores (nao sei o nome correto) exemplo: A2 PO ST e varias sequencias dessas demora alguns segundos
as travas tambem sao copiadas como meu MD e o modelo japones e nao e trascodificado ele nao burla essa trava via rom
Ei Milespower, quer dizer que você consegue jogar no Mega pelo disquete?
Da pra fazer a mesma coisa utilizando o 32x? Isso é muito interessante com esse recusrso eu ressussitaria meu Mega e o 32x.
milesprower escreveu:eu tenho o copiador de roms de Mega Drive (ate postei na seçao de coleçoes) e muito simples voce copia a rom para o disquete e depois trasfere para o PC ou joga pelo disquete enfim
as roms sao em extensao BIN pelo que mostra na tela ele copia por setores (nao sei o nome correto) exemplo: A2 PO ST e varias sequencias dessas demora alguns segundos
as travas tambem sao copiadas como meu MD e o modelo japones e nao e trascodificado ele nao burla essa trava via rom
Ei Milespower, quer dizer que você consegue jogar no Mega pelo disquete?
Da pra fazer a mesma coisa utilizando o 32x? Isso é muito interessante com esse recusrso eu ressussitaria meu Mega e o 32x.
sim eu jogo pelo disquete os jogos de Mega que copio mas ainda nao fiz uma materia sobre o acessorio pois hoje em dia e dificil achar um pc com drive de disquete
como meu MD e travado teria que usar um programa que renomeia as roms para BIN e ainda liberar a regiao delas
outro detalhe legal e que e possivel colocar mais de um jogo por disquete e se o jogo for grande pode se usar mais de um disquete (como jogos de mais de um CD)
Vc ainda não respondeu sobre os jogos de 32X. Esse aparelhinho não tem uma HD não????
Se existir um troço desse pra PC-Engine e SNEs eu vou dar uma jeito de descolar um SNes daqueles ultimos e um Turbo-Duo RX
Edi escreveu:Vc ainda não respondeu sobre os jogos de 32X. Esse aparelhinho não tem uma HD não????
Se existir um troço desse pra PC-Engine e SNEs eu vou dar uma jeito de descolar um SNes daqueles ultimos e um Turbo-Duo RX
como eu disse nao pude fazer um teste completo nele entao nao foi possivel testar o 32x alias nao tenho a acoplador 32x na questao do HD ele so possui uma memoria ram (acho que de 8MB) onde o jogo apos ser carregado do disquete fica armazenado nela e nao a mais leitura no disquete somente se voce desligar e ligar de novo
ele nao salva ou burla as travas de proteçao de regiao
pelo que ja vi na net existe para SNES ate mais de uma versao deste tipo de acessorio
Edi escreveu:Vc ainda não respondeu sobre os jogos de 32X. Esse aparelhinho não tem uma HD não????
Se existir um troço desse pra PC-Engine e SNEs eu vou dar uma jeito de descolar um SNes daqueles ultimos e um Turbo-Duo RX
como eu disse nao pude fazer um teste completo nele entao nao foi possivel testar o 32x alias nao tenho a acoplador 32x na questao do HD ele so possui uma memoria ram (acho que de 8MB) onde o jogo apos ser carregado do disquete fica armazenado nela e nao a mais leitura no disquete somente se voce desligar e ligar de novo
ele nao salva ou burla as travas de proteçao de regiao
pelo que ja vi na net existe para SNES ate mais de uma versao deste tipo de acessorio
Interessantíssimo brow.
Vc não tem 32X????
Se quiser fazer um teste eu empresto o meu