Utilizando acesso discado à Internet, o Meganet foi o primeiro serviço de jogos multijogador online da Sega e funcionava com base em pagamento para jogar. O sistema funcionava por meio do uso de um periférico chamado Mega Modem e oferecia vários títulos exclusivos que podiam ser baixados, e alguns podiam ser jogados competitivamente com amigos. Muitos poderão se impressionar com a “audácia” da empresa, pois, mesmo tão distantes dos dias de hoje, eram serviços que forneciam jogatina on-line e assinatura de games.
Além disso, ele compartilhava tecnologia e equipamentos com serviços mais sérios, como o Mega Anser, usado para fins bancários. Embora o sistema tenha sido anunciado para a América do Norte sob o nome renomeado "Tele-Genesis", ele nunca foi lançado para aquela região.
O serviço Meganet utilizou sua própria biblioteca de títulos, independente da biblioteca Genesis. A maioria desses jogos nunca recebeu um lançamento em cartucho; no entanto, Columns , Flicky , Fatal Labyrinth e Teddy Boy Blues mais tarde viram versões em cartucho.
Vários jogos Meganet também apareceriam mais tarde no Game no Kanzume que é uma coletanea de jogos em 3 CDs lançado para o Mega-CD exclusivamente no Japão. A maioria dos jogos para o serviço era pequena, em torno de 128kB por jogo, devido aos limites de velocidade de conexão da Internet na época. Pode-se dizer que este serviço faz parte dos primordios do que futuramente viria a ser o serviço Sega Channel, que funcionou de uma forma mais aprimorada, mas ainda com limitaÇoes devido a natureza e restriçoes que a velocidade de internet da epoca impunha. Mesmo no serviço Sega Channel, segundo consta, houveram jogos, como Super Street Fighter II, que tiveram seus conteudos reduzidos ou modificados para permitirem a transmissao online. Diferentemente do Sega Meganet, o Sega Channel utilizava a conexão com o serviço de TV a cabo para receber os dados dos jogos. Para isso, um cartucho adaptador era introduzido no console e apresentava uma entrada para encaixar o cabo coaxial da TV.
Os downloads foram estimados em cerca de cinco a oito minutos para serem concluídos. Todos os jogos Meganet estavam disponíveis através da Sega Game Library, acessada através do modem Meganet. Devido a problemas com cobranças de longa distância através do uso de linhas telefônicas, bem como segundos de atraso entre os comandos, apenas dois jogos apresentavam jogo competitivo: Tel-Tel Stadium e Tel-Tel Mahjong, com o restante dos jogos disponíveis para jogadores individuais via download.
Devido à relutância da Sega em se comprometer a lançar o serviço na América do Norte, desenvolvedores terceirizados naquela região não estavam dispostos a investir no desenvolvimento de jogos especificamente para a Meganet. Isso resultou em um baixo número de títulos criados para o serviço.
O Mega Modem é um modem para o Sega Mega Drive lançado em 1990 exclusivamente no Japão e partes da Ásia. Ele permitiu que os donos do Mega Drive conectassem seu console a vários serviços online fornecidos pela Sega e por terceiros, permitia o jogo online para os poucos jogos que o suportavam, a maioria dos quais eram ponto a ponto, exigindo apenas o custo da chamada.
No entanto, haviam alguns jogos em cartucho, como o Sansan, lançado posteriormente, que se conectava a servidores e cobrava taxas de conexão. Igualmente, o Go Net tambem era um cartucho que podia se conectar com outro jogador para uma partida, mas esse cartucho funcionava de forma estritamente online. O Sega Game Toshokan era um cartucho de armazenamento, permitia que os usuários baixassem pequenos jogos a um custo de ¥ 4.800 para usar o serviço por seis meses (embora alguns softwares estivessem disponíveis gratuitamente).
O serviço de banco online era outro serviço disponível através do Mega Anser, parecido com o que ocorreu aqui no Brasil. Naisu-kun Mini, Osaka Bank My Line; e Sumisei Home Tanmatsu oferecendo opções alternativas de acesso bancario. Contas de jogo a jogo ao vivo de partidas de beisebol estavam disponíveis através do Nikkan Sports Pro Yakyuu VAN, outro cartucho, que também exigia taxas de assinatura.Os jogadores conectavam um Mega Modem à porta "EXT" DE-9 na parte traseira do Mega Drive e o usavam para ficar online e jogar com outros jogadores. Versões posteriores do Genesis norte-americano (com o logotipo do Genesis impresso em um único tom de cinza e sem a legenda "High Definition Graphics") e todas as unidades do Genesis 2 omitiram o conector DE-9 traseiro completamente, embora as provisões para ele na placa de circuito permanecessem.

SEGA MEGA MODEM PARA SER ENCAIXADO ATRAS DO CONSOLE MEGA DRIVE

INSTRUÇOES DE COMO FAZER USO DO EQUIPAMENTO

CONJUNTO MEGA MODEM E O CARTUCHO DE ARMAZENAMENTO SEGA GAME LIBRARY TOSHOKAN
A lista a seguir contém todos os títulos lançados para o serviço Meganet. Todos os títulos nesta lista foram lançados somente no Japão:
16t
Aworg: Hero In The Sky
Columns
Flicky
Hyper Marbles
Ikazuse! Koi no Doki Doki Penguin Land MD
Kiss Shot
Medal City
Mega Mind
Paddle Fighter
Phantasy Star II: Amia's Adventure
Phantasy Star II: Anne's Adventure
Phantasy Star II: Huey's Adventure
Phantasy Star II: Kinds's Adventure
Phantasy Star II: Nei's Adventure
Phantasy Star II: Rudger's Adventure
Phantasy Star II: Shilka's Adventure
Phantasy Star II: Eusis's Adventure
Putter Golf
Pyramid Magic
Pyramid Magic Editor (não disponível - Editor de mapa)
Pyramid Magic II
Pyramid Magic III
Pyramid Magic Special
Pyramid Magic Yokokuhen (não disponível)
Riddle Wired
Robot Battler
Shi no Meikyuu: Labyrinth of Death
Sega Music Collection (não disponível - Musicas distribuídas digitalmente)
Sega Net News (não disponível - revista digital)
Sonic Eraser
Teddy Boy Blues
Forbidden City
Tel-Tel Mahjong
Tel-Tel Stadium
Deixo aqui um link para download das roms da lista acima que consegui garimpar e que estão disponíveis para download ate o momento.
Pasta no Google Drive para Download
https://drive.google.com/drive/folders/ ... p=sharing
Outros jogos compatíveis com o Mega Modem na época, lançados em cartucho:
- Advanced Daisenryaku - Deutsch Dengeki Sakusen
- Cyberball
- Go Net
- Nikkan Sports Pro Yakyuu VAN
- Sansan
Cartuchos que habilitavam serviços bancários:
- Naisu-kun Mini
- Osaka Ginkou no Home Banking Service My Line
- Sumisei Home Tanmatsu
Acho que é uma lista bem esquecida do todo poderoso megão que com certeza vale muito a pena ter no acervo. São jogos exclusivos deste serviço, não fazem parte do acervo do Sega Channel e poucos receberam lançamento em mídia física. Não se tem dados oficiais, mas segundo se relata, parte da coletânea Game no Kanzume foi disponibilizada no Sega Channel exclusivamente no Japão.
Abraços
Fontes:
SegaSonic Database
Sega Retro
Sega Wiki