Começando pelos botões que tive a ideia de criar esse tópico, o Sega Nomad tem uns botões diferentes dos controles dos Mega Drive normais, ai olhando um vídeo que o DMN postou recentemente, me dei conta que eles são quase iguais aos de um Joypad antigo da Leadership que tenho aqui! O mais espantoso é o direcional, e pior que acho os botões desse joypad bem ruins, principalmente o direcional que é desconfortável e bem pequeno, fico curioso em saber se os do Nomad são assim também...

Meu Joypad antigo da Leadership:

Sega Nomad:

Depois disso acabei lembrando de outros dois botões, um deles de um clone de NES chamado Playvision 2, da brasileira Gemini, que até agora deve fabricar clones de NES e Mega Drive... Esse console foi inspirado no famoso clone Mega Joy, um clone de NES no formato de controle de N64, mas esse Playvision 2 tem um formato um pouco diferente, e ele tem entrada para cartuchos em baixo, uma vez achei um desses no lixo, ele não funcionava, mas percebi que ele tem os botões idênticos ao do controle do Saturn Branco, pelo menos só os botões, só as cores do A e B são diferentes...

Fotos do Playvision 2:

Controle do Saturn Branco:

Já esse último que vou postar é bem curioso também, uma vez o amigo B-Mark (Que faz tempo que não vejo aqui) me doou alguns jogos de PC e um Joypad antigo, e ele lembrava bastante do controle do Super Famicom, mas ele não era 100% parecido, só o formato e os botões de disparo coloridos, mas o direcional era diferente, então uma vez vi um controle de Philips CD-I, e ele lembrava um pouco esse joypad também, mas o mais espantoso disso é que o direcional desse joypad se parece bastante com o direcional do controle do CD-I também!

Joypad:

Controle do Super Famicom:

Controle do Philips CD-I com direcional parecido com o meu joypad:

Isso me deixou bastante intrigado, com que diabos essas fabricantes de joypad foram se inspirar nos botões logo de controles desses consoles obscuros?

Vocês conhecem outros casos de botões parecidos?