Game Gear 25 Anos

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Game Gear 25 Anos

Mensagem por Dav »

Imagem

Chamado "Projeto Mercúrio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no Japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do Norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Austrália foi lançado em 1992.

O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som stéreo. O Game Gear inclusive contém um modo de compatibilidade com o Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos é diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear.

Mesmo possuindo especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado esperado por diversos fatores, hoje em dia se discute quais foram os principais erros cometidos pela Sega durante a era GG, dentre quais podemos destacar:

Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte.
A necessidade de 6 pilhas AA para fazê-lo funcionar;
A tela possui iluminação interna que consome muita energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;
O Game Boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.

creditos:Galva Maximus Forum Seganet
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Odin »

Ta ai um portátil que gostaria muito de ter, mas é quase impossível ter por causa do preço :cry:

Outro fator negativo foi que ele foi mal projetado, com o famoso problema dos capacitores... Acho quase impossível achar um GG todo original, sem nunca ter sido aberto e funcionando perfeitamente, os que funcionam hoje em dia quase todos já tiveram esse problema e foram consertados, alguém aqui tem um GG que nunca deu problemas e que ainda funciona perfeitamente? :lol:

O GG foi muito a frente do seu tempo, nem mesmo o primeiro GBA tinha tela iluminada, e o GG sempre teve, mas infelizmente ele consumia muito e acho que foi um dos principais motivos para ele não ter dado certo... Os primeiros GBs eram bem inferiores a ele, mas tinham muito mais jogos e eram menores, mais portáteis, ai acabou conquistando o pessoal.
Imagem

Imagem

Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Corredor X »

Odin escreveu:(...) alguém aqui tem um GG que nunca deu problemas e que ainda funciona perfeitamente? :lol:
Os últimos GG fabricados nos EUA, quando a SOA vendeu os direitos para a Majesco, não sofrem do problema dos capacitores bichados em sua maioria.

Eu já tentei consertar dois Game Gear bichados, nenhum dos dois deu em nada. É triste essa bomba-relógio dele, era um console muito legal para a época.
Imagem
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Odin »

Corredor X escreveu:
Odin escreveu:(...) alguém aqui tem um GG que nunca deu problemas e que ainda funciona perfeitamente? :lol:
Os últimos GG fabricados nos EUA, quando a SOA vendeu os direitos para a Majesco, não sofrem do problema dos capacitores bichados em sua maioria.

Eu já tentei consertar dois Game Gear bichados, nenhum dos dois deu em nada. É triste essa bomba-relógio dele, era um console muito legal para a época.
O difícil é achar um desses da Majesco por aqui por um preço bom, e os poucos que tem o pessoal metem a faca com cabo e tudo :lol:

Eu gostaria muito de ter um GG mesmo, mas infelizmente ele tem esses problemas, um dia acho que ainda terei um funcionando, mas por enquanto me contento jogando ele no meu DS emulado :cry:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Jair »

Não vejo como um erro de projeto. Os capacitores tem vida útil não tem jeito.

Game Gear é fantástico, acho que o tamanho não ajudou.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Corredor X »

Erro em tese não é, mas os capacitores SMD são beeeeeeeeem mais propensos a dar problemas com o tempo, por economia de espaço e talvez centavos na produção de cada unidade eles preferiram usá-los. Não é exclusivo deles, os capacitores de som dos leitores do PC Engine e também do TurboExpress, são notórios por falharem com o tempo também. A exemplo do Game Gear, essas gracinhas já tem duas décadas e meia, até mais no caso do CD-ROM² do PCE. Outro exemplo é o capacitor suicida do relógio do primeiro Xbox, que ainda não tem quinze anos mas já falha faz tempo - e faz um estrago FDP na placa, parece que alguém soltou uma Ultima lá dentro.
Imagem
GuiLobato
Mensagens: 665
Registrado em: Dom Fev 15, 2015 7:11 pm
Localização: São Paulo

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por GuiLobato »

Comparando o tamanho do GG com o Gameboy ele é bem maior e mais pesado, mesmo comparando com o gameboy classic que também é um pouco grande, junta isso com a quantidade de pilhas e duração das mesmas, acho que isso afetou bastante.

O GG que comprei ainda tinha todos os capacitores originais, precisei trocar apenas 1 para funcionar direito, mas não sei até quando.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Jair »

Capacitor do XBOX? :shock: preciso ver o meu!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Corredor X »

Videozinho bacana explicando o processo,:

[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=9cdR8Ryn4wE[/BBvideo]

Se seu Xbox for a versão 1.6 da placa, nem precisa mexer, o capacitor dele é outro e tende a não dar problema. Eu recomendo demais arrancar esse troço fora caso for 1.0-1.5, tem fotos cabulosos do estrago que ele pode provocar - principalmente porque ele não faz falta nenhuma, a função dele é manter o relógio interno, coisa que já vai sempre voltar à data errada caso você deixe o console fora da tomada. O do meu estava tão detonado que nem precisei dessoldar, ele saiu só de mexer um pouco dele. Ainda bem que ficou só nele e não teve estrago algum na placa, só fez um belo diâmetro de sujeira ao redor. Limpa tudo com álcool isopropílico e tá novo.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por Jair »

O meu é o primeiro modelo, japonês translúcido a:oa a:oa Vou ver se tiro do armário esse feriado!

edit: na verdade é 1.1 ou algo assim, o meu primeiro foi pro saco com luz vermelha, então peguei outro e transplantei pra carcaça do antigo. De qualquer maneira vou verificar. Já tinha até esquecido disso :(
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
camunai
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:23 pm

Re: Game Gear 25 Anos

Mensagem por camunai »

Acredito que quase todos game gear hoje que nunca foram abertos precisam de reparo nos capacitores, na verdade já vi alguns para vender lacrados e tenho curiosidade de saber se ao abrir ele se realmente ele vai funcionar.
Responder