PC ou Console? Relato da minha experiência

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

PC ou Console? Relato da minha experiência

Mensagem por Gigacom »

A escolha entre PC e console virou algo mais enfático e necessário com o advento da geração 128bit. Antes dela, joguinhos para PC eram via de regra jogos maduros, complexos, FPS, RPGs e multiplayer; mas tudo começou a mudar quando o mundo multiplayer foi estendido às telinhas de TV pelo revolucionário Dreamcast - que logo foi superado pelo PS2 e Xbox.

Com a geração do PS3 e Xbox 360, o video game entrou definitivamente em outro patamar de jogos formado por grandes produções e gráficos hard core, muito parecidos com o que se encontra em PCs. Por conta disso, boa parte dos jogadores que tinham em seus PCs seu foco para jogar, migraram para os consoles.

Parte I

A experiência com consoles em relação à um PC tem muitas vantagens. A primeira e mais evidente é o fim dos upgrades; era comum até alguns anos atrás (e isso vou explicar melhor porque mudou) o camarada comprar um PC e em menos de 12 meses já ter que fazer a troca de alguma coisa para jogar algo novo com um minimo de qualidade, já nos consoles isso não ocorre: um mesmo hardware será utilizado para jogos durante anos a fio e apresentando games com um visual e jogabilidade bem bacana. Outro ponto que estimulou a migração para os consoles é o espaço; consoles precisam apenas de um pequeno espaço no rack da sala, um cabo de energia e outro HDMI. Pronto! Já PC... ainda impera em nossas mentes aquela mesinha no quarto com monitor, estabilizador, teclado e mouse, gabinete e um ninho de fios infernal atrás da mesa...

Porém, há de se ressaltar que o mundo PC mudou bastante enquanto a maioria de nós estava feliz com seus PS3 e X360, sem que tenhamos percebido que a vida no PC melhorou bastante ao ponto de dar a volta por cima nos consoles. Para demonstrar, vamos falar um pouco de algumas desvantagens dos video games de hoje.

Imagine a seguinte situação; você vai ao shopping para poder comprar aquela copia do ultimo grande lançamento pro seu video game. Olhando de loja em loja, você percebe que a diferença de preço de uma para outra é nula - todos os preços são tabelados - fora isso o preço está um tanto salgado (coisa de R$ 200,00). Como não vale a pena fazer pesquisa, você compra o game na primeira loja que divida por 10x sem juros. Ok, volta pra casa like Ayrton Senna e espeta o disco no console, seco pra jogar! Daí vem uma mensagem "bendita" dizendo que você deve atualizar o sistema do video game para playar o jogo. Como não tem jeito, você bota o sistema para atualizar e espera os inevitáveis 40 minutos de atualização. Quando enfim termina a joça da atualização, o game precisa instalar algum treco no HD para poder funcionar. E lá se vão mais 1h30 nessa operação. Após tudo isso, maravilha! É só jogar e ser feliz!

Em PCs esses porém não ocorrem. Os jogos custam a metade de suas versões para console em seu lançamento, e quando se passam alguns meses os preços para jogos em PCs despencam absurdamente! Tipo, aquele lançamento que custava R$ 99,00 pode vir a custar R$ 24,99 numa promoção maluca de fds na Steam. A atualização do sistema do PC para jogar alguma coisa não ocorre e o tempo de espera para jogar é basicamente o tempo de instalação. Ok ok, não vamos muito frisar o tempo de espera em ambas as plataformas como uma vantagem ou desvantagem, até porque por mais que se espere nessa etapa o tempo de jogatina será muito maior, sempre.

Algumas outras vantagens do PC são a jogabilidade e os controles. Jogar um FPS com um joystick é muito mais uma questão de costume, porém é inevitável observar que a dupla mouse e teclado são imbatíveis nesse aspecto. Mas se o joystick faz falta não tem problema, há uma infinidade de opções para PCs, de todos os sabores e preços o que vira outra grande vantagem. Vejam, um controle adicional de XOne ou PS4 não sai por menos de R$ 200,00, já o de um PC... dá pra comprar por vintão um controle dos bons e ser feliz :P

Quanto aos consoles, há algo tremendamente comodo e agradável, que é o que já comentamos: a dispensa aos upgrades de hardware. Felizmente, essa necessidade constante nos PCs ficou no passado. Sim! Acreditem, ficou no passado!!! Para explicar melhor isso, aqui vai alguns conceitos importantes...

Um PC para jogo via de regra precisa de um bom processador, placa de video e memória. Esses componentes no passado precisavam ser substituídos com certa frequência por aqueles que tinham pouca grana para investir em algo melhor - que era o caso da maioria de nós. Logo, na hora de montar um PC a opção era sempre pelo melhor que o dinheiro podia pagar. Logo, ao invés de comprar CPU Intel e placa de video boa, se optava pelos AMD e sua suposta vantagem e para placas de video de entrada. O resultado? Legs, atrasos, frame rate baixo, jogos em baixa resolução... ou seja, uma experiência de jogo ruim. Comparando o que se investia em um PC com em um video game, a conta sempre pesava mais para o lado do PC. Porém, pouca gente observa que a conta não se resume ao hardware, pois ela também tem que somar o software, afinal o que é um video game ou PC gamer sem jogos?

Final do ano passado estava justamente fazendo essa conta e avaliando o que seria mais interessante, se um PC ou um PS4. Na época, estava achando PS4 por R$ 1.500,00 no ML porém os jogos estavam bem salgados e passando fácil dos R$ 200,00. A esperança era de que na PSN os games estivessem mais em conta sendo que a proposta do game grátis de vez em quando era interessante. Porém, com o aumento galopante do dollar fora o fato de que a diferença de preço entre a midia física (que prefiro no caso de consoles) para a digital na PSN americana não era muito grande... além disso, os joguinhos gratis... bem, meu Mega Drive tem opções muito melhores que vários indies aspirantes a sucessos da era 8 bits. Logo, a conta do PS4 estava ficando assim:

Console: R$ 1.500,00 (sem garantia, importado sabe deus de onde)
Jogos: R$ 249,00 física ou R$ 200,00 digital (dollar + impostos)
Esperava comprar uns 5 ou 6 joguinhos por ano no máximo! Até gostaria de comprar mais, porém 200 pilas num game é demais para minha consciência. Nisso, a conta por baixo estava ficando: 1500 + 1200 = 2.700,00. Fora isso, ainda tinha a taxa de assinatura da PSN...

Quando olhei para o mundo PC, pensei em tudo que podia obter com um bom equipamento. Desde o inicio, pretendia ligar o PC na televisão e usar teclado e mouse sem fio. Pronto, matei com isso a necessidade de uma mesinha e aquela confusão infernal de cabos, fora que o gabinete fica de boa ali do lado do rack, precisando apenas de um cabo de energia e um HDMI.

E quanto aos infindáveis upgrades? Percebi algo muito interessante nesse aspecto. O primeiro, é que qualquer jogo a 30 FPS já é uma experiência bem bacana e mais que 60 FPS um exagero, já que você não vai perceber qualquer ganho visual acima disso - seu olho e cérebro não processam imagens mais rápidas que isso. Outro ponto, é que a grande maioria dos games paulera para consoles via de regra rodam a 30 FPS.

"Mas Giga, pra poder jogar um game no PC no ultra você precisa de um ultra PC". Verdade, mas isso só se você realmente fizer questão de um game cuja diferença do Ultra para o Alto ou Médio é de apenas alguns detalhes na tela que você fatalmente ignorará, assim como faz com games no console. Vejam, jogos multiplataforma tendem a ser capados em suas versões consoles, tanto quanto a configuração média de suas versões PC. Logo, a diferença console x PC perde o sentido se for feita a comparação visual dos jogos de um para o outro. Assim, um PC mediano hoje trará a mesma qualidade gráfica de um console em vários jogos.

Fim da Parte I
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Rony_Ket
Mensagens: 1148
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:01 pm
Localização: Sampa Capital - Z/S
Contato:

Re: PC ou Console? Relato da minha experiência

Mensagem por Rony_Ket »

No início da 7ª Geração (2006~2007), eu era um PC Gamer total, tinha um PC até decente pra época e jogava praticamente só no PC (Na época tinha um AMD Athlon 64 3200+ com 2 GB RAM e uma Geforce 6800 AGP 256 MB, era uma máquina decente pra época até!).
Porém depois de ver muitos lançamentos rodando sofrívelmente no meu PCzinho, passei a desistir de jogar no PC, até que em 2007 comprei um PS2, e joguei horrores nele, sem me preocupar com baixar resolução, botar no low, etc, e em muitos casos, o jogo rodando bonitinho).
(Curiosamente, foi nessa época que nasceu minha coleção de games que ainda cultivo até hoje).
Em 2009, comprei um XBOX 360, que me fez esquecer de vez de PC Gaming, tanto é que no final de 2010, meu PCzinho gamer (que já estava bem baleado), foi trocado por um Mac, enterrando de vez meu mundo "PC Gamer".

Além destes problemas que tive, de desempenho, de games rodando sofrívelmente, também tem a questão da exclusividade de títulos para os consoles.
Este foi um dos fatores decisivos que me fez desistir do mercado PC Gamer.
Uma grande parcela de games que sai para PC, também são lançados para os principais consoles, sendo uma pequena parcela deles que são exclusivos para PC (como The Sims 4, por exemplo).
Porém uma grande parcela de games são lançados somente nos consoles, e na geração "128 Bits", esse diferencial era ainda maior!
Hoje jogo tanto no PS4, quanto no Wii U (além do PS3,X360, Vita e 3DS tbm...), e eventualmente algum outro jogo acabo jogando no Mac (principalmente a série The Sims, que ainda estou no aguardo da EA liberar a versão pra OS X)...
Rony_Ket:
Facebook YouTube
darini
Mensagens: 4410
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 9:19 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: PC ou Console? Relato da minha experiência

Mensagem por darini »

Consoles >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> pc.


a:placa:a a:placadc:a a:placasat:a a:placamd:a
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6081
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: PC ou Console? Relato da minha experiência

Mensagem por Jair »

Caramba lança uma versão resumida Giga :-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder