8-Bit Operators: The Music of Kraftwerk

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Joe

8-Bit Operators: The Music of Kraftwerk

Mensagem por Joe »

Som 8-bit + Kraftwerk? :shock:

Releituras de várias músicas do grupo alemão setentista.
Legal, mas as originais são mais orgânicas e mais sombrias.

http://ikeepforgettin.blogspot.com/2009 ... -2007.html

Imagem
I'm the Master System Master and Master of the System, the Policeman Said.

"NintendImagem and Sega will be dead by the end of 1992." - Troy Saville, 22/03/1989
Corredor X

Re: 8-Bit Operators: The Music of Kraftwerk

Mensagem por Corredor X »

Tem tudo a ver, eles são os pais do ruído melódico-analógico na música pop - tudo bem que eles são indiretamente culpados pelo funk carioca também, mas isso é outra história :lol:

Kraftwerk é muito bom, foi uma cacetada na minha mente adolescente-guitarreira quando os descobri. Até então, eu tinha verdadeiro pavor de música eletrônica, que era o que estava no auge lá pelo meio dos anos 90. Todo mundo, até o povo do rock, estava apelando para o baticum e o sampler comia solto. Rolava uma pasteurização da música e aquela história sazonal de que o rock n' roll havia morrido - "já se vendem mais pickups do que guitarras", bradavam alguns - ganhava um novo capítulo. Foi quando eu eu parei num sebo para levar um vinil dos Ramones que vira ali (Pleasent Dreams, muito bom) e por curiosidade levei também o The Man-Machine do Kraftwerk, tanto porque já tinha ouvido falar deles quanto por ter gostado da capa. Cheguei em casa, coloquei por engano o lado dois da bolacha para tocar e sou supreendido por uma das coisas mais agradavelmente chicletes que já ouvi, "The Model". O resto do disco precisa de mais atenção nos detalhes para ser degustado, mas "The Model" já havia me ganhado de cara. Depois fui ouvir eventualmente mais algumas coisas deles que ia conseguindo (como a excelente "Autobahn"), até achar o vinil de Radio-Activity e oficialmente ficar seduzido/aterrorizado com os caras :lol: Foi importante esse contato para deixar de ter preconceito gratuito com algumas coisas legais, perceber o quanto os experimentos eletrônicos foram importantes para o rock, virar fã da sonoridade de teclados vintage e, principalmente, ficar vidrado em barulhinhos estratégicos aqui e ali. Tem mais na eletrônica do que só tutitutituti retardado :lol:
Imagem
Joe

Re: 8-Bit Operators: The Music of Kraftwerk

Mensagem por Joe »

Só conheci Kraftwerk depois da Internet, e só me interessei quando comecei a expandir o gosto musical, pois antes eu também torcia o nariz pra música eletrônica. O ponto de partida foi quando pude ouvir novamente uma música - a qual eu não gostava - que tocava dia e noite lá pelos idos de 1999, Better Off Alone do DJ Jurgen, é um trance fantástico, que só passei a apreciar depois de velho. Mas eu nunca fui fanático musical, sempre tive meu pé lá no brega europeu, quando todo mundo me chamava de maluco enquanto ouvia Solo Tu e semelhantes. Enquanto todos ouviam o tár do "rock". :roll:

Mas chutei o balde de verdade quando conheci o "homem da piada erótica que deu certo", como alguns costumam chamar, subestimando sua genialidade e diversidade musical. Hoje só não consigo ouvir mesmo Axé, Emo, Funk carioca e semelhantes. Mas de resto, não sendo poser, eu tô ouvindo.

Quanto ao Kraft: simplesmente conheço cada segundo de cada música deles, já ouvi a discografia à exaustão. :lol:
Apesar deles terem lançado versões "recicladas" de algumas músicas naquele álbum de 1991, admiro eles por não serem TÃO caça-níqueis e continuarem usando o nome de peso do grupo e lançando popzinhos de 5ª categoria, como é comum por aí. Fizeram o que tinham que fazer, e pararam. Autobahn e Radio-Activity são marcos, mas o ponto alto certamente foi o Trans Europe Express de 1977, simplesmente incrível! Dúvido que alguém consiga desgrudar da mente o refrão da faixa título.

Meu top 5, hoje, ficaria assim:

1 - Kometenmelodie 2.
2 - The Hall of Mirrors.
3 - Trans Europe Express.
4 - Radioactivity.
5 - The Man Machine.

Se hoje existe o funk carioca, agradeçam a Numbers de 1981, ali criaram a infame batida. :lol:
I'm the Master System Master and Master of the System, the Policeman Said.

"NintendImagem and Sega will be dead by the end of 1992." - Troy Saville, 22/03/1989
Responder