Copiado daqui: http://defesabr.com/blog/index.php/03/1 ... o-de-lula/
Suécia melhora proposta de caça e atrai Lula
Oficiais da Aeronáutica enviam ao presidente filme sobre o Gripen; Embraer também manifesta preferência pelo avião.
Governo sueco planeja aproveitar ida de presidente a Estocolmo na próxima terça para convencê-lo das vantagens de seu jato
Eliane Cantanhêde – Colunista da Folha
O programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros, entrou na reta final ontem, quando todas as três empresas finalistas formalizaram suas propostas definitivas à FAB, com melhores preços e condições.
O Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, mas o Gripen NG, da sueca Saab, continua no páreo por ser mais barato e oferecer maior transferência de tecnologia.
O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, tido, inclusive no mercado, como praticamente fora da disputa.
Apesar da preferência política do Planalto e da Defesa pela França, Lula aproveitou um dos voos para o exterior para ver um filmete de cinco minutos da Saab, em português, sobre o Gripen NG. Conforme a Folha apurou, ele comentou: “Puxa, eu não sabia disso!”
Esse mesmo filme, mostrado ontem na Embaixada da Suécia para jornalistas, diz em resumo que a indústria nacional será responsável por 40% do desenvolvimento do Gripen NG e que o Brasil poderá exportar o avião para a América do Sul e para seus parceiros tradicionais, além de fornecer as peças de todos os Gripen vendidos pela Suécia “para todo o planeta”.
O filme foi “contrabandeado” para Lula por oficiais da Aeronáutica, que veem vantagens no Gripen NG por ser um projeto em desenvolvimento que já conta com a participação de técnicos brasileiros.
Pilotos do país já voaram no “demonstrador de conceito”, uma espécie de prévia do avião, cuja fabricação no Brasil está prevista desde o início, com a primeira entrega em 2014. E com 175% de contrapartidas industriais e em pesquisa correspondentes ao valor do pacote.
Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio ao pacote sueco. A empresa será diretamente beneficiada pela transferência de tecnologia e ao se transformar em fornecedora de peças de aviões de caça.
Representantes da Saab reclamam que o ministro Nelson Jobim, principal responsável pela condução do processo, visitou as instalações militares da França, dos EUA e até da Rússia (cujo Sukhoi foi desclassificado), mas não foi às da Suécia.
Na terça, Lula estará em Estocolmo para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia. A questão dos caças será prioridade do governo sueco, com um apoio discreto da Embraer.
As últimas manifestações dos governos tanto do Brasil como da França foram de que o negócio caminha para os Rafale, no rastro do pacote de submarinos e helicópteros, estimado em R$ 20 bilhões.
Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo. O governo brasileiro não crê nas promessas dos EUA de transferência real de tecnologia.
Um fato novo é que a americana Trans States Holding acaba de anunciar a compra de cem aviões de transporte regional da Mitsubishi Aircraft, japonesa. A empresa nunca exportou aviões, ao contrário da Embraer, uma das maiores fabricantes desse tipo de avião.
Equipe da FAB redigirá o relatório final a ser submetido ao Alto Comando da Aeronáutica. O resultado irá para Defesa, Planalto e Conselho de Defesa Nacional. A decisão é de Lula.
SAAB solta nova carcatada para a venda de caças ao Brasil
Moderador: Moderadores
- Gigacom
- Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025
SAAB solta nova carcatada para a venda de caças ao Brasil
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Re: SAAB solta nova carcatada para a venda de caças ao Brasil
bem que o Lula podia investir essa grana em São Jose dos Campos SP, no ITA e começar a desenvolver as coisas aqui, esse lance de transferir tecnologia é papo furado
Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos
na briga entre Mega Drive e Super Ni***ndo, o SNES é o 1° amarelar
Meus Jogos
Ói o videozinho que o barbudo viu:
http://www.youtube.com/watch?v=1pxZ2fTUkc0
Para mim, entretanto, um caça deve ter duas principais características:
- Voar
- Atirar
(não necessariamente nessa mesma ordem).
Dada essa análise técnica que eu fiz, deve-se levar em conta o quesito "preço", quando se escolher o ganhador. Minha única dúvida é que, conforme o vídeo (não) mostra, fica a dúvida se o caça sueco realmente atira.
[]s
http://www.youtube.com/watch?v=1pxZ2fTUkc0
Para mim, entretanto, um caça deve ter duas principais características:
- Voar
- Atirar
(não necessariamente nessa mesma ordem).
Dada essa análise técnica que eu fiz, deve-se levar em conta o quesito "preço", quando se escolher o ganhador. Minha única dúvida é que, conforme o vídeo (não) mostra, fica a dúvida se o caça sueco realmente atira.
[]s
Lendo: “Über das Konjugationsystem der Sanskritsprache in Vergleichung mit jenem der Griechisen, Lateinischen, Persischen und Germanischen Sprachen.”
Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____

Meu jabá: http://darini.blogspot.com/
_____

Se os brasileiros dão show com os F-5 desde 1975, qualquer coisa que vier
será um grande avanço pra Força Aerea Brasileira.
será um grande avanço pra Força Aerea Brasileira.
se voar da pra fazer kamikaze 

Ralph Baer, David Rosen, Ferdinand Porsche, Michael Jackson
Meus Jogos
Meus Jogos
- Gigacom
- Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025
Bom... o Gripen tá em desenvolvimento, já tem uns deles que estão voando por aí (na Suécia e Africa do Sul p. ex.), então deve atirar alguma coisa... mesmo que seja com o pilotando jogando uma pedra do cockpit
Mas falando sério, os Gripens estão bem, são pequenos, tem alcance reduzido, mas são competentes no que fazem.
Os F-5 brasileiros tão aí, voando firme e forte, ainda mais depois da modernização. Agora, esses pequenos caças podem operar até em ambiente BVR (beyond visual range), com misseis de longo alcance, data link, sistema de alerta de perigo, comunicação com silêncio de rádio, operação sem uso de radar (quando um ewac ou coisa do tipo estiver disponível, como aqueles aviões de alerta aéreo da Embraeer - os mesmos usados no projeto SIVAM) e muitas outras coisas. Esses mesmos F-5, mostraram que ainda podem ser chamados de tigres (apelido dado à eles ainda na época da guerra do Vietnam) nos ultimos exercicios militares internacionais, como a Cruzex (onde rivalizou de boa os Mirage MK-5 da França e os F-16 da Venezuela) e também na RED-FLAG onde deu trabalho para os F-15 e F-16 ultra atualizados da força aerea americana. Em questão de F-5, estamos muito bem obrigado. Vale ressaltar que esses aviõezinhos estão melhores que os Mirage 2000 que estão em Anápolis, já que esses Mirage sequer usam misseis BVR...

Os F-5 brasileiros tão aí, voando firme e forte, ainda mais depois da modernização. Agora, esses pequenos caças podem operar até em ambiente BVR (beyond visual range), com misseis de longo alcance, data link, sistema de alerta de perigo, comunicação com silêncio de rádio, operação sem uso de radar (quando um ewac ou coisa do tipo estiver disponível, como aqueles aviões de alerta aéreo da Embraeer - os mesmos usados no projeto SIVAM) e muitas outras coisas. Esses mesmos F-5, mostraram que ainda podem ser chamados de tigres (apelido dado à eles ainda na época da guerra do Vietnam) nos ultimos exercicios militares internacionais, como a Cruzex (onde rivalizou de boa os Mirage MK-5 da França e os F-16 da Venezuela) e também na RED-FLAG onde deu trabalho para os F-15 e F-16 ultra atualizados da força aerea americana. Em questão de F-5, estamos muito bem obrigado. Vale ressaltar que esses aviõezinhos estão melhores que os Mirage 2000 que estão em Anápolis, já que esses Mirage sequer usam misseis BVR...

puguinha escreveu:se voar da pra fazer kamikaze

Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.