Limpando Mega Drive e Gambiarras

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

fala ai neto o que mais posso testar?
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Neto »

davison_silva escreveu:
Neto escreveu:
davison_silva escreveu: ...

Bom tô chegando em casa e comprei um multímetro para testar os capacitores, diodos e o transformador da fonte. Só chegar em casa e já aprendo como usar essa coisa. :lol:
.
Para testar capacitores o ideal é o capacímetro, pois com o multímetro o máximo que vai dar para testar é se não estão em curto ou com fuga, no multímetro a reação deve ser de um pulso no ponteiro e voltar a medida que o capacitor vai descarregando se der alguma resistência é porque o capacitor esta defeituoso, mesmo os que aparentam estarem bons no multímetro pode estar com pouca capacitância e somente pode ser verificado utilizando um capacímetro.
bom testei ele aqui no teste de continuidade ele foi carregando até 19XXXXX e voltou pro 1 dai eu inverti dai ele foi voltando de -60XX alguma coisa e ficou dando bipe até chega no zero e começou a subir. dai deixei ele carregando por 30 segundos com o preto no negativo e o vermelho no positivo.

depois fiz o teste de corrente continua DCV na escala de 20 dai ele acusou entre 2.97 V a 2.99 V

pra descarregar ele dei curto no capacitor.(sei que é errado mais como a potencia dele é baixa o perigo é menor e tbm não tenho dinheiro pra comprar um resistor pra descarregar ele).

conclusão acho que deva estar funcionando.
O que acontece é quando colocamos as ponteiras no capacitor ele está sem carga e ocorre um pico na inicialização praticamente um curto e a medida que ele vai carregando vai aumentando a resistência até o infinito que no seu multímetro fica um número um com três espaços "1.___". Em capacitores desta ordem não temos problemas de energizar ele a partir do Zero, Em capacitores automotivos por exemplo antes de ligar no carro deve se carregar ele lentamente, para não haver danos na parte elétrica.
davison_silva escreveu:fala ai neto o que mais posso testar?
Se souber usar ele pode ser muito útil.
No caso de capacitores, por exemplo já peguei TVs que não tinha cores e era um capacitor de disco com fuga (No multímetro ele mede como resistência ou em curto).
No próprio Mega Drive de um colega meu a imagem pelo AV ficava horrível e pelo RF ficava boa, também era um capacitor com fuga.
Diodo de um lado ele dever dar continuidade marcando por volta de ~.580 e do outro nada ("1.___").
LED é similar ao diodo para teste, porém é mais fácil devido ele acender.
Transistores dependendo do multímetro ele tem um local para se encaixar e pode testar (HFE), bastando escolher se é PNP ou NPN, ou se quiser pode testar ele como se fosse um diodo, de um lado deve mostrar continuidade e do outro não.

O ideal para aprender é pegar componentes que se tenha certeza que funcionam e medir e ver o comportamento do multímetro, testando um outro componente duvidoso se der algo diferente provavelmente estará com defeito.

Tome cuidado ao testar equipamentos energizados, pois se encostar a ponteira em dois locais ao mesmo tempo, uma fração de segundo que seja, já é o suficiente para danificar, e isto acontece até com os mais experientes.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Desculpa a demora para atualizar mais to sem tempo.
Eu ressoldei tudo e re-emendei o cabo de força da fonte estanhando a emenda que estava com uma emenda precária, agora está funcionando perfeitamente sei ter zumbido ou distorções de imagem. O único problema é a tomada porque minha casa está toda no padrão novo de 3 pinos, vou comprar um adaptador para o conector da fonte e uma régua com fusível (assim ela fica no chão sem problemas). porque to tendo que literalmente segurar ela na tomada pra jogar :lol: tudo por causa do "T" que não encaixa direito e ela pesa pra caramba.

segue a foto:

Imagem

fiz um isolamento básico e temporário, depois quero comprar aqueles tubos Temo-Retrátil pra fazer um trabalho mais profissional.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Jair »

Fantástico hein! Podia ter tirado umas fotos do processo :-)
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Jair escreveu:Fantástico hein! Podia ter tirado umas fotos do processo :-)

Eu tirei algumas só não coloquei aqui pra não poluir o tópico.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Jair »

Pois demorou! Sempre é bom ilustrar.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Quando eu comprar os tubos termo-retrateis ai tiro muitas fotos e posto porque dai vai ficar um trabalho mais profissional e mais duradouro não precisará mexer tão cedo.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
tardino
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Jun 03, 2014 9:51 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por tardino »

Muito importante essas informações ... amigo descobri ontem esse tal de oxicleaner , parece muito bom pra nós que fazemos essas restaurações , adaptações e reparos de consoles antigos . Vc conhece esse produto ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tuchos-_JM
Estou comprando e se der certo eu informo a galera daqui do fórum ..... vai ser uma mão na roda pra gente se fizer tudo que promete .
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

tardino escreveu:Muito importante essas informações ... amigo descobri ontem esse tal de oxicleaner , parece muito bom pra nós que fazemos essas restaurações , adaptações e reparos de consoles antigos . Vc conhece esse produto ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tuchos-_JM
Estou comprando e se der certo eu informo a galera daqui do fórum ..... vai ser uma mão na roda pra gente se fizer tudo que promete .

Ele é bom. Mais recomendo você usar só se for necessário e uma vez na vida, porque ele deve ser tipo acido. :lol:

usando uma vez só já é o suficiente.

porém eu consigo obter o mesmo resultado apenas usando álcool(isopropílico ou elítico tanto faz com tanto que deixe secar) e passando hastes flexíveis com pontas de algodão (o vulgo cotonete) e uma borracha escolar branca.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
tardino
Mensagens: 39
Registrado em: Ter Jun 03, 2014 9:51 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por tardino »

davison_silva escreveu:
tardino escreveu:Muito importante essas informações ... amigo descobri ontem esse tal de oxicleaner , parece muito bom pra nós que fazemos essas restaurações , adaptações e reparos de consoles antigos . Vc conhece esse produto ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tuchos-_JM
Estou comprando e se der certo eu informo a galera daqui do fórum ..... vai ser uma mão na roda pra gente se fizer tudo que promete .

Ele é bom. Mais recomendo você usar só se for necessário e uma vez na vida, porque ele deve ser tipo acido. :lol:

usando uma vez só já é o suficiente.

porém eu consigo obter o mesmo resultado apenas usando álcool(isopropílico ou elítico tanto faz com tanto que deixe secar) e passando hastes flexíveis com pontas de algodão (o vulgo cotonete) e uma borracha escolar branca.
Davison ... também costumo limpar com álcool isopropílico e limpa contato , mas estou com um game gear com oxidação nos contatos dos botões e isso não está resolvendo , minha ultima chance seria esse oxicleaner ou então refazer tudo com solda , vou nesse produto primeiro ... depois posto aqui se resolveu .
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

[quote="tardino"][quote=
Davison ... também costumo limpar com álcool isopropílico e limpa contato , mas estou com um game gear com oxidação nos contatos dos botões e isso não está resolvendo , minha ultima chance seria esse oxicleaner ou então refazer tudo com solda , vou nesse produto primeiro ... depois posto aqui se resolveu .[/quote]

perguntei pro vendedor lá se era abrasivo ele falou que não. entoa é bom tentar.

quando é oxidação na placa o mais recomendado seria um banho ultrassônico de álcool isopropílico.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Istemthebronx
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Abr 01, 2012 1:47 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Istemthebronx »

Bom cara, é tranquilo para desmontar o Mega para fazer a limpeza e depois montar de bobs?! Sou meio leigo ainda, nesse lance de limpeza, mas tou precisando limpar o Megão de guerra aqui.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Istemthebronx escreveu:Bom cara, é tranquilo para desmontar o Mega para fazer a limpeza e depois montar de bobs?! Sou meio leigo ainda, nesse lance de limpeza, mas tou precisando limpar o Megão de guerra aqui.
Olha é bem simples so precisa ter cuidado(caso seja o modelo 1) para solta o conector da perna do fuzível vermelho quando vc abrir ele provavelmente as pernas do fusível irão quebra quando vc for solta-las. e a questão dos parafusos. separa eles certinho. dica e bom tirar um foto de cada parte do console assim vc terá certeza que tudo está no lugar certo.

a:placamd:a
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
rocmtfk
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jan 05, 2015 1:25 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por rocmtfk »

Imagem

Bom dia senhores, cheguei por agora após reativar meu velho guerreiro MEGA DRIVE 1 (Sem o TMSS). Também abri para limpar e sem problemas! Basta soltar parafusos com cuidado, proceder com a limpeza, a lata também sai fácil, dar aquela limpada (A lata limpei com WD40 e muito carinho com uma bucha semi-abrasiva). A placa foi na base de álcool isopropílico e os contatos (socket) do cartucho, mesma coisa, só que usei um papel "lixa" fininha que cortei na medida do cartucho e introduzi e tirei 3 vezes (não é receita, coloquei e tirei 3 vezes porque achei que já estava bom). Remontei tudo e vamos que vamos!!! Logico que limpei todos os cartuchos da mesma forma!!
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

rocmtfk escreveu:Imagem

Bom dia senhores, cheguei por agora após reativar meu velho guerreiro MEGA DRIVE 1 (Sem o TMSS). Também abri para limpar e sem problemas! Basta soltar parafusos com cuidado, proceder com a limpeza, a lata também sai fácil, dar aquela limpada (A lata limpei com WD40 e muito carinho com uma bucha semi-abrasiva). A placa foi na base de álcool isopropílico e os contatos (socket) do cartucho, mesma coisa, só que usei um papel "lixa" fininha que cortei na medida do cartucho e introduzi e tirei 3 vezes (não é receita, coloquei e tirei 3 vezes porque achei que já estava bom). Remontei tudo e vamos que vamos!!! Logico que limpei todos os cartuchos da mesma forma!!
parabéns, Mais um Mega de Volta a trabalhar.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Responder