Limpando Mega Drive e Gambiarras

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Recentemente comprei um Mega Drive modelo 1, por que apesar de ser fã de carteirinha do design do Mega Drive III eu queria um modelo sem TMSS, fiquei procurando no MercadoLivre até que achei um modelo bem conservado e funcionando (mais muito sujo) só que sem controles, sem fonte e sem cabo de vídeo apenas o console.
Chegando em casa o videogame (fiquei direto no site dos correios rastreando), abri ele e para fazer uma limpeza rápida.

O coitado estava judiado tirei tudo para limpeza e a blindagem enferrujada a:|a :


Imagem

Imagem

Imagem

A placa e a minha alegria ao ver que era um modelo VA3 sem TMSS. a:lol:a

Mandei ver na limpeza da carcaça

Mistura básica de sabão em pó + vanish(olha a propaganda) e água quente que joguei onde tinha sujeira forte(coisa que não recomendo pois pode manchar o plástico permanentemente), prefiro usar sabão em pó para limpar por que ele não deixa aqueles restos de sabão quando você lava com sabão em pedra.
E a blindagem do Mega Drive estava meio enferrujada. Cobri o serial com um papel e adesivo e mandei ver na palha de aço. Ficou muito limpo (apesar de o flash da câmera ter capturado onde estava a oxidação e ficou parecendo com se não tivesse sido removida).

Terminada a limpeza deixei secando. Enquanto isso parti para as gambiarras.

Imagem


O primeiro passo foi como ligar o console sem fonte?

a:idea:a Foi ai que me lembrei que tinha vários adaptadores AC de alguns roteadores quebrados que tinha ganhado.
Peguei o que tinha a potência mais próxima da fonte original do Mega Drive (pra minha sorte o plug dela encaixou certinho no Mega).

Imagem

Abri ela (na verdade furei a carcaça pra abri) e inverti o cabo que vai conectado no Mega para que a fonte ficasse com o centro negativo e a parte de fora positivo fechei ela e passei uma cola quente no buraco que fiz.

Imagem

Depois disso as peças lavadas já tinham secado. Era hora de remontar o console, pra minha sorte a etiqueta do serial que estava saindo colou novamente devido a água quente que joguei na placa de metal (claro protegi a etiqueta pra não molhar.).

Imagem

Agora chegou a hora do cabo de vídeo.

Como não tinha nenhum aqui pra Mega Drive peguei um cabo de vídeo que tinha sobrando aqui (tinha comprado outro pra ele) do meu Mega Drive 3 branco modelo com 86 jogos sem entrada para cartucho.

Cortei uma das pontas e liguei os fios cortados direto na entrada da antena da minha TV.

Liguei o Mega suando frio a:swet:a e com o maior medo de queimar por causa da fonte.
E pra mina surpresa o Mega ligou, só que não funcionou o vídeo pelo fato de o fio do cabo que tinha cortado serem muito finos, guardei tudo e no outro dia depois de chegar do trabalho, comprei uma conector coaxial e um cabo soldei a parte do centro no conetor central do cabo de vídeo e a parte da malha a parte de fora. Depois de soldar passei uma cola quente para fazer um trabalho mais caprichado.

Imagem

Imagem

Depois liguei tudo peguei o controle e o cartucho do Sonic 2 do meu Mega Drive III que comprei recentemente completo (com exceção do comutador RF) para testar.

Imagem

Imagem

tcharam. The a:placamd:a is alive, quase chorei de alegria. :cry:

Finalmente meu sonho se realizou agora só falta eu comprar um cabo A/V com estéreo pra imagem ficar decente.
O melhor de tudo foi que a fonte funcionou perfeitamente sem dar zumbido no áudio ou distorção na imagem, apesar de a amperagem dela ser um pouco menor.

depois de purificado o console é hora de guarda-lo.
Imagem

Espero que este post ajude as outras pessoas.

desculpem o excesso de texto e de imagens.

Agora só falta consertar o meu Super Ni***ndo Baby. Que segundo a vendedora está sem áudio. Comprei a game bit para abrir ele e já fiz uma análise preliminar (não tem nada solto). Mais vou conserta-lo quando comprar uma fonte+jogo+controle pra ele. e quando tiver tempo. :lol:

Recentemente adquiri um manual do Altered Beast em ótimo estado.
Uma Fonte original do Mega Drive (vou dar uma limpeza nela e testar quando tiver tempo)
E o Street Fighter Special Edition Completaço em ótimo estado (apesar da capa dele está em 95% e o label da capa dele em 96%, mais o cartucho da 100% conservado)
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Neto »

Parabéns pela aquisição.
Quanto a fonte ela pode pifar por sobrecarga, caso o aparelho exija muito dela.
No caso do áudio estéreo vai ter que comprar um cabo P2 para RCA para ligar na saída de fone de ouvido, pois este modelo não possui estéreo pela saída av.

Ninguém menciona, mas deve se tomar cuidado com eletricidade estática ao desmontar aparelhos, pois pode se danificar os componentes só de tocar os dedos caso esteja carregado por estática.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7375
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Odin »

Mesmo que essa fonte funcione perfeitamente, acho melhor você ir atrás de uma original quando você puder, o Mega Drive é um dos consoles que mais tem frescura com fontes, foi um milagre essa não dar nenhum problema... Uma vez liguei uma fonte 9V alternativa no meu Mega 1 Tectoy e deu aquele zumbido, anos depois disso consegui uma fonte original e ele funcionou, só que aparecem listras horizontais transparentes nas imagens dos jogos, quero um dia arruma-lo por esse modelo ser exatamente igual o seu, sem o TMSS, eles são meio difíceis de achar hoje em dia, mas não conheço nenhum técnico por perto para arrumar esse simples problema...
Imagem

Imagem

Imagem
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Neto »

Odin escreveu:Mesmo que essa fonte funcione perfeitamente, acho melhor você ir atrás de uma original quando você puder, o Mega Drive é um dos consoles que mais tem frescura com fontes, foi um milagre essa não dar nenhum problema... Uma vez liguei uma fonte 9V alternativa no meu Mega 1 Tectoy e deu aquele zumbido, anos depois disso consegui uma fonte original e ele funcionou, só que aparecem listras horizontais transparentes nas imagens dos jogos, quero um dia arruma-lo por esse modelo ser exatamente igual o seu, sem o TMSS, eles são meio difíceis de achar hoje em dia, mas não conheço nenhum técnico por perto para arrumar esse simples problema...
Fonte pode se usar qualquer uma não precisa ser original desde que forneça a corrente necessária para alimentar o sistema.
Acontece que as vezes a amperagem indicada nas fontes não é verdadeira.
Zumbido e faixas que ficam rolando na imagem na maioria das vezes podem ser resolvidos trocando os capacitores da fonte por maior valor, acima de 1000uf.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Odin escreveu:Mesmo que essa fonte funcione perfeitamente, acho melhor você ir atrás de uma original quando você puder, o Mega Drive é um dos consoles que mais tem frescura com fontes, foi um milagre essa não dar nenhum problema... Uma vez liguei uma fonte 9V alternativa no meu Mega 1 Tectoy e deu aquele zumbido, anos depois disso consegui uma fonte original e ele funcionou, só que aparecem listras horizontais transparentes nas imagens dos jogos, quero um dia arruma-lo por esse modelo ser exatamente igual o seu, sem o TMSS, eles são meio difíceis de achar hoje em dia, mas não conheço nenhum técnico por perto para arrumar esse simples problema...
então Odin, já comprei a fonte original só estou reformando ela, porque o cara que me vendeu disse que ela está com funcionando mais estava causando zumbido eu abri ela e tinha um capacitor com a solda em uma das pernas solta ressoldei e aproveitei e e ressoldei tudo nela. ainda falta testar mais vou fazer isso so depois de limpar ela.

olha como ela veio.

Imagem

queria ter achado uma melhor pra comprar mais a que tava melhor era essa. o problema da vai ser tirar aquele ferrugem do conetores da tomada dela. apesar de ela está acabada por fora por dentro está em um ótimo estado. só tenho que arranjar tempo pra limpar ela, talvez hoje domingo se eu chegar cedo do trabalho e não tiver chovendo. ou na minha folga mesmo.

porque só coloco esse troço no meu Mega depois de ter feito uma minuciosa limpeza de ter testado ela sem ter conectado ela no meu mega antes.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Neto escreveu:Parabéns pela aquisição.
Quanto a fonte ela pode pifar por sobrecarga, caso o aparelho exija muito dela.
No caso do áudio estéreo vai ter que comprar um cabo P2 para RCA para ligar na saída de fone de ouvido, pois este modelo não possui estéreo pela saída av.

Ninguém menciona, mas deve se tomar cuidado com eletricidade estática ao desmontar aparelhos, pois pode se danificar os componentes só de tocar os dedos caso esteja carregado por estática.
obrigado. quanto a fonte creio que funcionou certo por que apesar de a fonte ser da china, a qualidade dela é razoável, e como eu disse ela vinha em um roteador antigo que tinha parado de funcionar por causa do firmware dele. então acho que pra aguentar um roteador tem que ser uma fonte boazinha. de qualquer forma já comprei um original e to reformando ela.

Quanto ao cabo AV pre tendo comprar esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -fotos-_JM

ou esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sterio-_JM
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

ola pessoal tenho uma dúvida, é possível fazer uma fonte igual a original? tipo eu tiro uma foto da placa da original compro todo os componentes numa eletrônica pra fazer ela.

queria saber porque essa fonte original é muito difícil de achar pra comprar na internet.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Neto »

davison_silva escreveu:ola pessoal tenho uma dúvida, é possível fazer uma fonte igual a original? tipo eu tiro uma foto da placa da original compro todo os componentes numa eletrônica pra fazer ela.

queria saber porque essa fonte original é muito difícil de achar pra comprar na internet.
Normalmente quem tem essa fonte está junto com o aparelho e como os Mega Drives antigos são difíceis de pifar, não faria sentido alguém vender somente a fonte, mas existem fontes paralelas que são tão boas quanto a original.

Quanto a sua fonte original se puder troque o capacitor dela, pois com o tempo os capacitores se esgotam e perdem sua eficiência.

Se quiser fazer uma fonte não é difícil, existem lojas de transformadores que fornecem os transformadores em diversas voltagens e amperagens, no caso do Mega Drive 9V por 1, 5A já é o suficiente, sendo que o filamento de saída pode ser do tipo para retificação de onda completa (2 fios) ou retificação de meia onda (3 fios).
Obs é possível usar retificação de meia onda com saída de 2 fios com um diodo, mas normalmente se usam ponte de 4 diodos nos transformadores de 2 fios.

No próprio fórum tem o diagrama de montagem feito pelo Gigacom de uma fonte com retificação de meia onda http://www.sega-brasil.com.br/forum/vie ... =12&t=2870

davison_silva escreveu:
Neto escreveu:Parabéns pela aquisição.
Quanto a fonte ...

Quanto ao cabo AV pre tendo comprar esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -fotos-_JM

ou esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sterio-_JM
Tá meio salgado estes cabos, se tiver paciência dá pra fazer ele em casa, todos conectores usados nesse cabo são fáceis de achar, o Din de 5 pinos é o mesmo dos teclados de PC antigo e o fone de ouvido é P2.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Big Tuisse
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 3:04 pm

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Big Tuisse »

Queria eu entender para fazer isso em alguns videogames que já tive,não entendo nada de eletrônica por isso nem me atrevo a mexer,mas eu admiro quem consegue fazer essa manutenção,criar saídas e fontes,desbloqueios,etc
Master System Forever!
Lucas Cheres sms
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 15, 2014 2:54 am

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Lucas Cheres sms »

è muito legal ver outros fans dos clássicos da sega :-D agora eu vou comprar um exemplar horiginal do nosso querido a:placa:a
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Neto escreveu:
davison_silva escreveu:ola pessoal tenho uma dúvida, é possível fazer uma fonte igual a original? tipo eu tiro uma foto da placa da original compro todo os componentes numa eletrônica pra fazer ela.

queria saber porque essa fonte original é muito difícil de achar pra comprar na internet.
Normalmente quem tem essa fonte está junto com o aparelho e como os Mega Drives antigos são difíceis de pifar, não faria sentido alguém vender somente a fonte, mas existem fontes paralelas que são tão boas quanto a original.

Quanto a sua fonte original se puder troque o capacitor dela, pois com o tempo os capacitores se esgotam e perdem sua eficiência.

Se quiser fazer uma fonte não é difícil, existem lojas de transformadores que fornecem os transformadores em diversas voltagens e amperagens, no caso do Mega Drive 9V por 1, 5A já é o suficiente, sendo que o filamento de saída pode ser do tipo para retificação de onda completa (2 fios) ou retificação de meia onda (3 fios).
Obs é possível usar retificação de meia onda com saída de 2 fios com um diodo, mas normalmente se usam ponte de 4 diodos nos transformadores de 2 fios.

No próprio fórum tem o diagrama de montagem feito pelo Gigacom de uma fonte com retificação de meia onda http://www.sega-brasil.com.br/forum/vie ... =12&t=2870

davison_silva escreveu:
Neto escreveu:Parabéns pela aquisição.
Quanto a fonte ...

Quanto ao cabo AV pre tendo comprar esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -fotos-_JM

ou esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sterio-_JM
Tá meio salgado estes cabos, se tiver paciência dá pra fazer ele em casa, todos conectores usados nesse cabo são fáceis de achar, o Din de 5 pinos é o mesmo dos teclados de PC antigo e o fone de ouvido é P2.

Bom tô chegando em casa e comprei um multímetro para testar os capacitores, diodos e o transformador da fonte. Só chegar em casa e já aprendo como usar essa coisa. :lol:

Quanto ao se eu for fazer mesmo vou ter que garimpar aqui onde eu moro porque é difícil de achar esses conectores. Então sai mais vantajoso comprar já montado.
Editado pela última vez por davison_silva em Dom Set 28, 2014 4:50 pm, em um total de 1 vez.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Big Tuisse escreveu:Queria eu entender para fazer isso em alguns videogames que já tive,não entendo nada de eletrônica por isso nem me atrevo a mexer,mas eu admiro quem consegue fazer essa manutenção,criar saídas e fontes,desbloqueios,etc
Bom eu nunca fiz curso de eletrônica. Aprendi tudo fuçando e em tutoriais mesmo desde criança eu gostava e de consertar as coisas. O máximo que levei foi um choque da minha TV que estava acumulado nela. :lol:
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Lucas Cheres sms escreveu:è muito legal ver outros fans dos clássicos da sega :-D agora eu vou comprar um exemplar horiginal do nosso querido a:placa:a
Eu não diria fã e sim obcecado pelo Mega Drive, porque tenho 3 versões:
O Mega Drive
O Mega Drive III
O Mega Drive 3 com 86 jogos na memória e sem entrada pra cartucho.

E ainda pretendo comprar uma versão japonesa e americana.

Tenho também um SNES Baby que vou consertar depois.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Neto
Mensagens: 425
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 3:14 pm
Localização: Guarulhos - SP - Brasil
Contato:

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por Neto »

davison_silva escreveu: ...

Bom tô chegando em casa e comprei um multímetro para testar os capacitores, diodos e o transformador da fonte. Só chegar em casa e já aprendo como usar essa coisa. :lol:
.
Para testar capacitores o ideal é o capacímetro, pois com o multímetro o máximo que vai dar para testar é se não estão em curto ou com fuga, no multímetro a reação deve ser de um pulso no ponteiro e voltar a medida que o capacitor vai descarregando se der alguma resistência é porque o capacitor esta defeituoso, mesmo os que aparentam estarem bons no multímetro pode estar com pouca capacitância e somente pode ser verificado utilizando um capacímetro.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
davison_silva
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 5:57 pm
Localização: Colombo, Paraná

Re: Limpando Mega Drive e Gambiarras

Mensagem por davison_silva »

Neto escreveu:
davison_silva escreveu: ...

Bom tô chegando em casa e comprei um multímetro para testar os capacitores, diodos e o transformador da fonte. Só chegar em casa e já aprendo como usar essa coisa. :lol:
.
Para testar capacitores o ideal é o capacímetro, pois com o multímetro o máximo que vai dar para testar é se não estão em curto ou com fuga, no multímetro a reação deve ser de um pulso no ponteiro e voltar a medida que o capacitor vai descarregando se der alguma resistência é porque o capacitor esta defeituoso, mesmo os que aparentam estarem bons no multímetro pode estar com pouca capacitância e somente pode ser verificado utilizando um capacímetro.
bom testei ele aqui no teste de continuidade ele foi carregando até 19XXXXX e voltou pro 1 dai eu inverti dai ele foi voltando de -60XX alguma coisa e ficou dando bipe até chega no zero e começou a subir. dai deixei ele carregando por 30 segundos com o preto no negativo e o vermelho no positivo.

depois fiz o teste de corrente continua DCV na escala de 20 dai ele acusou entre 2.97 V a 2.99 V

pra descarregar ele dei curto no capacitor.(sei que é errado mais como a potencia dele é baixa o perigo é menor e tbm não tenho dinheiro pra comprar um resistor pra descarregar ele).

conclusão acho que deva estar funcionando.
Editado pela última vez por davison_silva em Dom Set 28, 2014 7:30 pm, em um total de 1 vez.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Responder