Embora a Sega tenha descontinuado o Dreamcast em 2001, ela ainda usou o hardware durante os anos 2000 nos fliperamas Naomi, Atomiswave e Hikaru, estas são conhecidas como atualizações da arquitetura original, no entanto, os dois componentes principais ainda são idênticos, uma CPU SH-4 e uma GPU PowerVR2, na verdade, quando a Sega fez o Naomi 2 eles decidiram apenas dobrar o hardware e adicionar alguns componentes, mas na época já haviam GPUs PowerVR3 e 4 sendo vendidas, o que traz a questão de por que eles não usaram um desse tipo. Uma das teorias que explicam isso é que a Sega tinha tanto hardware em estoque que ela precisava encontrar uma maneira rápida de usá-lo. Mas em 2004 Sammy anunciou uma parceria com a empresa Renesas, que por acaso possuía licenças para ambos os componentes, daí surgiu o Sega System SP, que continha todos os componentes do Dreamcast em um único chip, o Renesas SH3707.
O que é mais impressionante é que ela é de fato melhor que as outras placas, só inferior à Naomi 2, possui uma GPU PowerVR4 e um CPU um pouco mais rápido (1,5x). Existem apenas 4 jogos que não envolvem apostas ou atrações infantis, 3 deles parecem ser exatamente como os minijogos de Like a Dragon, o outro é Giant Tetris, que é exatamente o que o nome indica.
Mas voltando ao ponto principal, este fliperama foi fabricado até 2014, e a Renesas parece ter gostado desta combinação SH-4 + PowerVR, eles a usaram em dispositivos móveis, eletrodomésticos e sistemas de navegação, um deles é um SH-4 duplo e uma GPU série 5, a mesma série do PS Vita.
Agora, o que eu queria dizer, a Sega conversou com várias pessoas da comunidade sobre um Dreamcast Mini, eles pareciam ter duas opções, um sistema com especificações e preço semelhantes aos do Genesis Mini rodando as versões de PC, que eles consideraram que não iriam satisfazer os fãs devido aos vários cortes, ou um sistema mais premium, rodando as versões do Dreamcast, o que eu acho que eles poderiam estar se referindo neste último é essa arquitetura da Renesas, não sei quanto é compatível com versões anteriores do Dreamcast, mas eles poderiam fazer um CI personalizado para isso.
(Peguei um blog meu em inglês e joguei no Google, por isso algumas frases ficaram estranhas)
Sega System SP/Aurora, um Dreamcast moderno
Moderador: Moderadores