Modificações para melhorar o áudio e a compatibilidade dos clones de Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

M-S

Modificações para melhorar o áudio e a compatibilidade dos clones de Mega Drive

Mensagem por M-S »

Saudações, criei uma conta aqui porque eu sei que muitos no Brasil possuem um Mega Drive clone como os da Fei Hao, e até agora não vi nenhuma informação sobre essas modificações em português. Qualquer um que já teve um desses e até mesmo aqueles modelos oficiais lançados depois do Dreamcast sabe que a qualidade do áudio e a compatibilidade deixam a desejar. Inclusive algumas pessoas já descobriram como fazer Virtua Racing voltar a funcionar nesses consoles, mas recentemente algumas pessoas no Japão e Europa Ocidental fizeram a engenharia reversa dos chips, o que permite fazer modificações que melhoram ainda mais os clones.
O primeiro e provavelmente o mais interessante para a maioria é o amplificador de áudio, essa modificação é diferente para cada chip, mas no caso do TCT-6801 e TCT-6803 que são os mais recentes só é necessário trocar o valor dos resistores (mais detalhes nos links, traduzam com o Google). Também é possível reabilitar o áudio para jogos de Sega CD no Everdrive e outros cartuchos com áudio expandido.
A segunda modificação é o mod RGB, o problema é que ele necessita de uma placa "Triple Bypass" feita especificamente para clones, só encontrei umas duas lojas no Aliexpress que vendem, se colocar um conector DIN igual ao do Mega Drive 2 o 32X também pode funcionar em alguns modelos mais antigos (acho que nos mais recentes não funciona porque o RGB é digital ao invés de analógico). Tem mais alguns detalhes que podem ser encontrados nesse perfil no Twitter e se você pesquisar o nome do chip principal do clone provavelmente vai conseguir encontrar mais informações.
Comparação antes e depois da modificação:
Mod RGB: https://x.com/Akino_R11NOR/status/1798127964045140446
Também tem essas duas placas personalizadas com o chip SM-801 com todas essas modificações já incluídas: https://x.com/sym_tai/status/1791317406968844436
Editado pela última vez por M-S em Qui Jun 06, 2024 7:32 pm, em um total de 1 vez.
Jair

Re: Modificações para melhorar o áudio e a compatibilidade dos clones de Mega Drive

Mensagem por Jair »

Bem legal mas isso pode ser usado nos últimos modelos lançados pela Tectoy também?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
M-S

Re: Modificações para melhorar o áudio e a compatibilidade dos clones de Mega Drive

Mensagem por M-S »

Isso era uma coisa que eu queria saber, pelo que eu procurei na internet daria pra fazer a modificação naqueles modelos dos anos 2000 que ainda tinham compartimento para cartucho. Agora no Mega Drive novo deve ser mais complicado, pelo que eu vi ele usa um chip chamado Red Kid 2500 de uma empresa chamada DMC. Quando eu procuro na internet um nome de um chip clone eu consigo encontrar alguma informação, mas nesse caso só encontrei um post do Neto (o responsável pela atualização que a Tectoy usou) que disse que ele também foi usado em consoles como o Sega Gopher, MD Play e PegaVision, todos feitos pela AtGames, e pelo que eu vi na Wikipedia o Gopher tem áudio digital alguns tons abaixo do original, que depois passa por um conversor analógico, o vídeo talvez também seja digital.
Em resumo, provavelmente é possível, a TecToy não fez pra cortar custos, mas não deve ser tão fácil quanto trocar alguns componentes e soldar um fio, você pode tentar procurar por alguma coisa como "Sega Gopher audio fix", mas se não tiver acho que daria pra perguntar para alguém que conhece bem o hardware do modelo de 2017 como o Neto para saber se seria possível fazer uma modificação desse tipo ou se ele tem uma ideia de onde ficam os pinos do chip responsáveis pelo áudio e pelo vídeo. Em relação à compatibilidade provavelmente não dá pra fazer nada, o timing do chip é bem diferentes do original, e é só pesquisar um pouco e dá pra achar vários posts de pessoas que encontraram bugs mesmo depois da atualização.
Post do Neto: https://neto-games.com.br/hacking_guides/redkid2500.php
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Gopher
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Muito interessante isso ai, infelizmente conheço bem pouco esses clones chineses mais recentes, só mexi em um deles que acho que é o mais Xing Ling de todos, esqueci o nome dele agora, mas ele foi vendido no Brasil e tinha 200 e poucos jogos na memória e a placa dele era minúscula, o console era em forma do Mega Drive 2 japonês, mas por incrível que pareça tinha slot para cartuchos, só não rodava o Virtua Racing e outros jogos com chips especiais, mas rodava Everdrive de boa. O mais bizarro era que aquele clone era ´PAL Europeu, e ficava preto e branco nas TVs daqui, mesmo assim foi vendido em lojas grandes aqui.

Eu tive contato com um Mega Drive asiático que só vi ele até hoje, era um de época mesmo, tinha mais de 30 anos e era praticamente uma engenharia reversa do Mega Drive 1 japonês, tinha todos os CIs como se fossem originais, mas eram genéricos, como um clone do Yamaha 2612, ele rodava todos os jogos que o console original rodava, até meu Virtua Racing japonês rodou nele, mas o único problema que reparei naquele console era que o som dele era um pouco abafado, acho que era por causa do CI genérico, pois eu tinha dado um trato nele e sabia que ele estava bom, pior que o danado rodava até Sega CD de boa.
Imagem

Imagem

Imagem
M-S

Mensagem por M-S »

Se você ainda tem esse console daria pra fazer um botão que troca a região do console, esses clones mudam até a paleta de cores e a velocidade pra funcionar com jogos PAL/NTSC. Tem dois sites que tem uma base de dados bem grande sobre clones, https://uc.pory.app e https://segaretro.org/ , eu acho que maior parte dos clones estão documentados lá.
Na verdade eu ainda não fiz nenhuma dessas modificações no meu clone, estava pensando em ver se alguém consegue fazer uma tradução em inglês ou português melhor desses guias em japonês e russo, acho que até as empresas que vendem clones poderiam usar um guia assim pra fazer uma placa que já contenham todos esses mods e vender por um pouco mais caro. Eu já postei uma coisa parecida em um fórum americano, mas não teve quase nenhuma interação, talvez seria mais fácil encontrar alguém japonês que fale inglês.
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

M-S escreveu: Sáb Jun 08, 2024 1:37 am Se você ainda tem esse console daria pra fazer um botão que troca a região do console, esses clones mudam até a paleta de cores e a velocidade pra funcionar com jogos PAL/NTSC. Tem dois sites que tem uma base de dados bem grande sobre clones, https://uc.pory.app e https://segaretro.org/ , eu acho que maior parte dos clones estão documentados lá.
Na verdade eu ainda não fiz nenhuma dessas modificações no meu clone, estava pensando em ver se alguém consegue fazer uma tradução em inglês ou português melhor desses guias em japonês e russo, acho que até as empresas que vendem clones poderiam usar um guia assim pra fazer uma placa que já contenham todos esses mods e vender por um pouco mais caro. Eu já postei uma coisa parecida em um fórum americano, mas não teve quase nenhuma interação, talvez seria mais fácil encontrar alguém japonês que fale inglês.
Infelizmente não estou mais com ele, ele era de um cliente da loja de uns amigos meus e consertei para eles, isso foi a uns 5 anos, mas lembrei que eu tirei fotos dele e ainda tenho elas aqui, achei elas agora lembrei que o console se chamava Mega Game, segue as fotos:

Imagem Imagem Imagem

Na época pesquisei sobre ele e descobri que ele era vendido em algumas lojas daqui tipo Casas Bahia, acho que até nas Americanas ele foi vendido, e foi na época do Mega Drive 2017 que ele foi lançado, mas teve um lote dele que veio para cá que era PAL Europeu, mesmo assim quem importou distribuiu ele para essas lojas e venderam ele assim mesmo, mesmo ele ficando com a imagem em preto e branco, e logo depois achei um vídeo do Neto baiano, que era membro aqui do fórum também, mostrando esse mesmo console PAL, e nesse vídeo ele afirmou que não tinha como transcodificar ele para PAL-M ou NTSC, mas que dava para rodar jogos coloridos nele pelo Everdrive, achei muito esquisito isso :D

Essa terceira foto que postei foi do conserto que fiz nele, foi só um fio que soldei na placa, fiz um jumper, sem esse jumper ele só ligava e não aparecia nada na TV, ele só dava tela preta quando peguei ele, depois descobri que ele era PAL.
Imagem

Imagem

Imagem
Jair

Mensagem por Jair »

Hoje em dia com tanta opção de emulação não faz sentido ter um desses a não ser por curiosidade mesmo.
Acho que os clones lançados até 2000 são bem mais interessantes porque mantém o hardware mais próximo do original.
----

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Jair escreveu: Dom Jun 09, 2024 2:26 pm Hoje em dia com tanta opção de emulação não faz sentido ter um desses a não ser por curiosidade mesmo.
Acho que os clones lançados até 2000 são bem mais interessantes porque mantém o hardware mais próximo do original.
Sim, esse ai que mexi a alguns anos tem uma qualidade igual as dos Polystation de quinta categoria, talvez pior até, pois quem lançou ele aqui nem se importou se o console era compatível com nossas TVs e vendeu ele PAL assim mesmo :lol:

Aqueles Master e Mega Collection que a Tectoy lançou tinha qualidade muito superior a esse ai que postei, a única coisa boa nesse console ai era a lista de jogos que tinha na memória, tinha até um Mortal Kombat que não lembro qual era agora, era uma lista com uma centena de jogos, e mais outra centena dos mesmos jogos em versões hackeadas, graças a esse console conheci um dos meus jogos favoritos do Mega Drive, que é o Twinkle Tale, ao menos para isso ele me serviu aquela vez :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
M-S

Mensagem por M-S »

Estranho, acho que nesses últimos 10 anos todos os clones de Mega Drive usaram chips TCT-68xx, que aceitam transcodificação, talvez os caras que venderam isso aí pegaram de um estoque mais velho ainda.
Mas enfim, achei um cara que fala inglês que tentou fazer engenharia reversa desses chips, ele acha que essa bagunça com as cores pode estar sendo causada porque os clones tem um "Game Gear" interno ao invés de um Master System, que tem uma paleta de 4096 cores, muito maior que a do Mega Drive, o que faria sentido, até porque os que vem com ROMs dentro normalmente tem um menu que parece mais colorido que o de um Mega normal. Também dá pra hackear o modelo de 2017 e o MD pra colocar uma imagem .png com paleta de 24-bits, mas como ele não joga consoles 8-bit provavelmente não iria funcionar. Seria interessante fazer um adaptador pra rodar jogos de GG sem perder cores, mas por enquanto vou focar nessa parte de arrumar o áudio.
Jair

Mensagem por Jair »

Eu tenho um clone do md2 da época ainda, acho que peguei ele lá por 1998, som dele nao é igual ao original infelizmente, se desse arrumar ficava top.
----

M-S

Mensagem por M-S »

Se ele é um clone de época e tem um chip de áudio separado então provavelmente é o mesmo processo de instalar um Mega AMP ou um Triple Bypass. Os clones mais modernos não precisam de uma placa desse tipo porque eles já tem o circuito do amplificador, só estão com os valores errados.
Responder