Pessoal ontem peguei uns cartuchos piratinhas que não estavam pegando com um amigo meu para tentar recuperar para ele, eram 10 cartuchos, e consegui recuperar 5, esses só estavam oxidados mesmo e só lixei os contatos com uma lixa bem fina para não danificar e limpei, mas dois deles me chamaram bastante a atenção, no início achei que eles estavam com defeito, pois um deles o logo da Sega quando ligava o console aparecia borrado, e outro além desse logo a tela de apresentação aparecia com as letras borradas, mas depois percebi que eles eram assim mesmo, pois os jogos começavam normalmente sem nenhum bug, os jogos eram o Super League e o Tnunder Force III, eu fiquei tão intrigado com eles que até dumpei as roms com um gravador que tenho aqui, que também copia roms, e tirei screenshots dessas roms piratas e das roms originais também, segue as imagens
Super League pirata:
Super League original:
Thunder Force III pirata:
Thunder Force III original:
Alguém saberia me dizer porque os pirateiros faziam isso na época? Tive poucos cartuchos piratinhas de época do Mega Drive, alguns que tive ou tive contato só vi que removeram o logo da Sega, mas borrar, e borrar até a tela de apresentação para mim é novidade, nos labels deles diziam os nomes normais. Eu suspeito que esses cartuchos foram fabricados na verdade para serem vendidos com algum clone de Mega Drive, pois geralmente isso era feito com vários clones de NES e Famiclones que já vi, como os piratinhas da Falcon Soft que mudavam o nome de alguns jogos.