Aeee! Finalmente consegui, mais um jogo de Atari terminado:
Pitfall. Eu, assim como 99% das pessoas que jogavam no Atari, achava que era mais um jogo infinito, onde você só andava por telas aleatórias pegando o máximo de tesouros até morrer as três vidas ou acabar o tempo. Só muito tempo depois descobri que o jogo tem um objetivo, são 32 tesouros diferentes espalhados pelas 255 telas do jogo, que aparecem sempre na mesma ordem, e o objetivo é pegar todos antes de acabarem os 20 minutos. Quando se consegue o final não é muito emocionante, a tela só fica parada mostrando a sua pontuação e quantos segundos restavam no cronômetro:
O negócio é tenso, existem quatro opções em cada tela: por cima, para a esquerda ou para a direita, ou por baixo, para a esquerda ou para a direita. Só existe um caminho possível otimizado para conseguir pegar os 32 tesouros a tempo, então é necessário saber quanto deve-se ir para a esquerda, para a direita, por cima ou por baixo. Vi um vídeo do David Crane falando que na época a Activision divulgou o mapa completo das 255 telas para que as pessoas pudessem descobrir o caminho e finalmente terminar:
Só que o jogo não pode ser pausado e o tempo está correndo, então não dá pra ficar olhando o mapa enquanto joga. É necessário analisar ele antes e conseguir condensar na memória ou em um lembrete o caminho completo de forma resumida, fácil de decorar ou de olhar enquanto joga. Conseguiu resumir o caminho em seis instruções fáceis de lembrar, e aí era questão de tentar até conseguir. O negócio foi complicado, várias tentativas frustradas com o tempo acabando perto do último tesouro, frio na espinha a cada pulo por cima dos escorpiões e dos crocodilos, mas finalmente consegui uma boa jogada e terminei com 24 segundos de sobra
Segue a "estratégia resumida" que eu montei a partir do mapa e deixei em um pedaço de papel ao meu lado pra poder olhar rapidamente durante o jogo:
OBS: "1E" = usar primeira escada que encontrar, "3E" = usar a terceira escada, ignorando a primeira e a segunda, etc
OBS 2: Os tempos ao final da cada linha são uma estimativa de quanto tempo estaria sobrando no cronômetro nesse ponto, pra eu saber se o ritmo está bom ou se estou lento demais.
1) → até o ouro, → até 1E, ← até

, ← até 1E, → até

(17:00)
2) ← até 3E, ← até 2 ouros seguidos (14:20)
3) ← até 3E, ← até 3 pratas seguidas (7:20)
4) ← até 1E, → até

(6:10)
5) ← até 2 pratas + 1

(1:15)
6) ← até 3E, → até ouro, que é o último tesouro (0:15 restantes no cronômetro)
O primeiro passo é o que tem mais coisas pois é o que pode ser "decorado" antes de começar o jogo. Do segundo em diante, como precisa ser olhado rapidamente enquanto o jogo está rolando, procurei deixar mais simples.
Todos os "guias" que encontrei falam "siga X telas para a esquerda", ou "siga até a tela com três buracos e dois troncos" ou coisa do tipo. Como é fácil perder a contagem durante o jogo e as telas acabam se repetindo ou tendo um layout parecido, o que pode confundir, achei mais fácil bolar uma estratégia baseada na sequência de tesouros, ex: "siga para a esquerda até achar três pratas seguidas", assim sei que é só ir seguindo nessa direção até chegar a essa sequência de tesouros, sem precisar ficar contando telas ou analisando o layout do cenário. Pra mim deu certo