Por isso resolvi fazer esse tópico, pra saber se vocês também têm algum caso assim, de jogo que remete a alguma sensação ou vice/versa. Não é algo genérico, do tipo "minha infância me lembra do jogo X pois eu jogava muito isso quando era pequeno", é algo mais específico cuja relação normalmente não teria nada a ver. Difícil explicar, melhor contar logo os meus casos e assim acho que fica mais fácil de entender o que eu estou falando hehe!
Cheiro de pipoca de microondas x Street Fighter Alpha
Lá no meio da década de 90 quando eu via fotos do primeiro Street Fighter Alpha nas revistas eu ficava louco para poder jogar logo. Um belo dia, chegou a primeira máquina do jogo na cidade, em um fliperama que eu nem frequentava muito. Durante alguns dias, eu passei a ir lá direto pra jogar, e era também a época do "boom" da pipoca de microondas. Uma barraca em frente ao fliperama ficava fazendo esse tipo de pipoca o dia inteiro e impregnava o ambiente com aquele cheiro característico. Por isso, bizarramente, SF Alpha acabou ficando muito ligado a aquele cheiro na minha mente. Até hoje, 25 anos depois, sempre que eu sinto aquele cheirinho eu lembro na hora de SF Alpha e vice-versa, quando eu jogo e ouço "Round 1, Fight" do narrador do jogo eu posso sentir aquela sensação nas minhas narinas mesmo se ninguém estiver fazendo pipoca de microondas por perto

Passatempo com guaraná x Star Fox 64
1997 foi um ótimo ano para os games, e um dos que mais joguei naquele ano foi sem dúvidas Star Fox 64. Ganhei ele logo no lançamento, vinha com o Rumble Pak, que era uma grande novidade, jogar com tremulações no controle. Naquela época a guloseima que eu mais gostava era de comer Passatempo (sem recheio) enquanto tomava guaraná. Ah essa juventude com alimentação saudável... Mas enfim, várias e várias jogatinas de SF64 foram regadas a Passatempo sem recheio com guaraná. Embora nem seja algo que eu coma tanto hoje em dia, quando jogo SF64 me dá aquela água na boca. Tanto que quando o jogo foi refeito para o 3DS no começo da década quando eu fui jogar pela primeira vez eu fiz questão de comprar um pacote de Passatempo e uma garrafinha de guaraná para ter a experiência nostálgica completa

Cheiro de cera / "Tão Só" do Só pra Contrariar x Zelda: a Link do the Past
Certamente é a combinação mais improvável e também a mais específica pois ela está relacionada a um pedaço do jogo em especial. Imaginem o cenário, metade da década de 90, um garoto que havia acabado de ganhar o seu Super Ni***ndo jogando Zelda: a Link to the Past. A mãe nesse garoto, que era viciada em rádio e ficava ouvindo som alto o dia inteiro enquanto realizava os afazeres domésticos, querendo arrumar o quarto durante a jogatina. "Desliga isso moleque, eu preciso encerar o chão do quarto!" mas o garoto, claro, ficava fazendo malabarismos em cima da cama pra poder continuar jogando durante a limpeza. Resultado, por alguma razão a combinação improvável daquele momento ficou fixada na memória: o cheiro daquela cera, o calabouço 4 do Zelda, que era o que eu estava jogando, e a música "Tão Só" do Só pra Contrariar, que provavelmente era o que estava tocando no rádio naquela hora (década de 90, auge dos grupos de pagode...). Bizarro, mas até hoje quando eu presencio um dos elementos, seja passar pelo calabouço 4 quando jogo Zelda, seja sentir o cheiro daquele tipo de cera ou seja ouvir essa música, toda aquela combinação e aquele momento vêm à mente

E vocês, tem algum caso assim?