Eu vou tentar compilar minhas descobertas aqui pra ajudar os demais que queiram trilhar essa jornada de ter um PC como substituto dos consoles atuais.
Só pra você ter noção, até o título eu demorei pra escrever pois não sabia como começar mas vem comigo que prometo ter algumas coisas relevantes.
O PC em questão é o que havia montado a uns 6 anos atrás, ao menos acredito ser esse tempo, pra jogos. Na época esse PC me custou em torno de 800 reais, o que foi pra 950 depois que comprei a placa de vídeo para ele, uma Radeon HD 3870 usada que me ajudou pra caramba na época.
Ela no fim morreu, acredito ter forçado demais a coitada rodando games pesados e claro botando pra rodar mais do que deveria nela.
No fim eu acabei deixando de lado pois havia comprado um PS3, logo depois do lançamento do superslim e no fim eu não quis mais investir no PC pra jogar.
Agora que eu tive acesso à Radeon HD 6950 vislumbrei a oportunidade de tentar rodar jogos da atual geração, mas como um computador antigo e tecnicamente obsoleto como esse aguentaria? E é aí que quero chegar, um PC tecnicamente obsoleto pode sim!
Eu havia montado esse PC ligo depois do lançamento dos processadores FX da AMD, então eu acabei montando algo no momento da novidade, o que me ajudou a ter esse tempo inteiro de sobrevida e ainda sim se manter forte o suficiente de estar a par com os atuais.
Esse processador usa memórias DDR3 que só agora estão saindo de linha, o que também ajuda essa sobrevida.
Com todo esse backstory acredito que ajude a entender que estamos lidando com um hardware antigo e que naturalmente não teria condições a rodar um jogo atual. Vamos ao que interessa.
A configuração atual desse PC:

AMD FX-6100 3.3Ghz seis núcleos (3.9Ghz no modo turbo) 14MB de cache
4GB RAM DDR3 a 1333Mhz
Placa mãe ASUS M5A78L-M LX BR com suporte a processadores AM3+ e até 16GB RAM DDR3
AMD Radeon HD 6950 2GB Dirt 3 Edition
Fonte 500W "real" de marca não famosa...
HD 160GB Western Digital Sata 8MB cache e mais dois HDs dá qual não tenho propriedade sobre eles...
Como foi sempre eu parti de pegar o HD supracitado e utilizar para jogos, instalei o meu bom e velho Windows 7, meu alvo era claro o Dark Souls 3, mas não botava fé que daria mesmo, porém como ando acompanhando a algum tempo benchmarks e testes de hardware pra pode me inteirar melhor como anda a coisa e me atualizar eu estava esperançoso, ainda mais tendo visto a HD 6950 rodando bem o jogo.
Instalei o último driver disponível pela AMD, o Crimson 16.2.1 pois esta placa nao é mais oficialmente suportada por ser obsoleta, mais um motivo pra vocês verem que com ajustes certos a coisa roda.
O jogo rodou bem, inicialmente rodava em full HD porém por limitações do meu monitor em 1080i, a 30 FPS. Percebia uma queda ou outra mas segurava bem aos 30 FPS propostos. Aí parti pro No Man Sky, esse foi um bom desafio pois além de ser um game mal otimizado ele necessita de 8GB e eu só tenho a metade. Ainda sim rodou, com bastante engasgo inicial mas rodou, depois de meia hora o game se adapta e roda liso. Fallout 4 rodou tranquilo, sem novidade mas quando quis encarar um gigante chamado Doom foi que tive um belo problema.
O sistema apesar de estar limpo e só instalado com o que era necessário penava pra rodar. Sabia que os 4GB eram poucos mas ainda desafiava pois sabia que o problema poderia ser a placa, então comecei a investigar. Incrivelmente o processador de seis anos dava conta do recado, não passava dos 70% de carga, a memória e a placa de vídeo por usa vez penavam. Fiquei triste pois se com o Doom já estava assim, imagina se eu ousasse em jogar Nier Automata ou o que estou de olho também The Surge? Não teria chance e essa tentativa de upgrade seria falha.
Foi aí que comecei a ver outros benchmarks e percebi que o problema era ter o sistema desatualizado. Além do driver não ser o mais atual tinha o agravante do Windows atrapalhar tudo. Duvidei no início mas pela curiosidade acabei baixando o Windows 10 e botei fé.
No fim tinha razão, o sistema realmente era o grande gargalo. Infelizmente não fiz nenhum vídeo ou imagens para mostrar a grande diferença mas tirei algumas para mostrar o quão bom está agora.
O Doom em questão demorava uns bons minutos para poder de fato rodar, sem contar os loadings internos que eram horríveis foram otimizados imensamente. Os FPS mesmo com os gráficos no Low não passavam dos 22, depois de pular pro Win10 consegui passar dos 30 numa boa.

Doom 2016 - 720p no High
Testei até no Ultra, que também rodou mas com muitos engasgos, evidente que o processamento gráfico não aguentava.
Aí a alegria dominou, o sistema operacional realmente fez diferença e deixou o PC capaz de aguentar mais um pouco.
Aqui fica outros benchmarks que fiz pra mostrar como um PC de seis anos ainda é capaz de fazer.

Fallout 4 - Ultra 720p | 35 a 60 indoor e 25 a 40 outdoor

Dark Souls 3 - Max 720p | 30 a 50 fps

Dark Souls 720p | 30 fps cravado, limitado pelo jogo, também não há controle de qualidade de gráficos, apesar se usar um patch chamado DSFix dá pra controlar essas coisas.
Estou usando em 720p pois é a única resolução via HDMI que meu monitor funciona a 60fps, acima disso só 1080i a 30fps que gera um certo desconforto.
Enfim depois de um longo topico espero que ajude a vocês acharem uma solução de sobrevida aos PCs pra poder jogar pois montar um atual não está nada barato e comprar um console novo também não, então com algum investimento e quem sabe até somente um ajuste a coisa funcione muito melhor e evite esses gastos a mais.
Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk