Rianov eu achei que tinha feito um post aqui ontem pelo celular, mas agora fui ver e não esta aqui o meu post, não sei o que ouve, meu celular deve ter bugado o navegador
Mas lá vai o que tinha postado antes, sobre o desbloqueio, se você quisesse tirar o desbloqueio dele ele só não rodaria mais piratas e rodaria apenas jogos americanos, mas não é só tirar o chip de desbloqueio, acredito que tenha que desfazer alguma modificação também, mas é melhor você deixar ele desbloqueado só para deixar region free mesmo, já que você gostaria de usar só originais a sua consciência não vai pesar
Sobre a diferença de leitura dos originais para os piratas, não sei se tem diferença o barulho, mas acredito que o PS1 e principalmente o PS2 são consoles barulhentos na leitura mesmo, o PS2 nem se fala
E sobre o amarelado, existe um jeito sim, que é um método chamado Retro Bright, aqui no fórum já falamos bastante dele em alguns tópicos, esse método você teria que desmontar o console e passar uma substância na carcaça, e deixar um dia ou dias no sol, o processo é simples, mas demorado... Você teria que fazer uma substância misturando água oxigenada 30 volumes ou mais com alvejante de roupa, já vi dizer que da certo com vanish também, e passar na carcaça na parte amarelada, e vá deixando no sol até o amarelado sumir de vez, mas o processo é bem lento e você tem que deixar em um dia bem ensolarado... Já vi membros falarem aqui que é melhor colocar um saco plástico transparente embalado na carcaça, que facilita o processo, mas nunca fiz isso... E já vi dizer também que o amarelado pode voltar com o tempo. Mas de vez enquanto você tem que dar uma olhada na carcaça para ver se a substância não secou, se secou você deve lavar a carcaça para tirar o excesso que secou e passar a fórmula novamente. Também se você morar em um lugar fechado com pouca luz do sol, da para fazer esse processo com um bico de luz desses antigos que pararam de ser fabricados recentemente, se você conseguir um da para substituir a luz do sol por ele, mas o processo é bem mais demorado, pode levar uma semana até, mas já fiz e da certo.
Mas se sua carcaça estiver muito amarelada, acho que não daria certo, se ela estiver tão amarelada que chega a estar quase marrom com certeza não daria mais, só pintando a carcaça ou comprando outra