Estou de volta com os projetos de PC. E desta vez venho com uma reviravolta que me ocorreu.
Eu fui atrás de um gabinete para meu Pentium MMX 200Mhz e procurei extensivamente no Mercado Livre. Acabei encontrando um anúncio bem do genérico escrito "gabinetes" e só mas na foto tinha dentre alguns um AT, perfeito para colocar minha máquina e construir o PC para MS-DOS.
Aí como era tecnicamente próximo do meu emprego fui a pé buscar e chegando lá era uma casa estranha, digna de filme de terror. Parecia abandonada, com três carros cobertos é bem velhos e um em funcionamento, acho.
Dois minutos chamando incessantemente o cara me surge subindo a rua, provavelmente estava me observando, e já me questionando "Você é o Max?" fiquei meio desconfiado mas iniciei a conversa. Me pareceu muito simpático, falamos sobre os detalhes dá negociação e por fim entramos no mausoléu. Ele tinha um cachorro bem grande, que parecia ser de raça e logo a minha frente um dos gabinetes, não era o que desejava, aí o mesmo senhor me convidou para entrar e ver os demais e foi aí que fiquei espantado com a casa do mesmo, tinha muita coisa acumulada no tal comodo que tinha os gabinetes, bem no estilo acumulador.
Conferi os gabinetes e achei o que queria, estava meio arrebentado mas tinha um bônus, estava com uma placa dentro! Percebi que as entradas eram de uma placa onboard, dai suspeitei de ser a placa que tive com o meu primeiro PC, o K6-2. Fiquei numa boa e continuei conversando e me fez a proposta de 60 reais em todo o resto, claro que eu quero porém tive que me segurar pois os gastos do mês já foram altos.
Tive a longa jornada de levar pra casa no braço mas valeu à pena. Peguei o PC e já tirei foto:

Comecei a análise, pra começar com o drive de disquete de cabeça pra baixo, depois a fonte e por fim o leitor de CD, tudo condenado mas a placa... Ela sim veio funcionando e muito bem

E veio com um presente que foi um bom item

Um Pentium MMX 233Mhz! O último é mais poderoso dessa série. A placa veio com 64MB EDO e a placa é uma TX Pro II que na verdade é uma PC Chips (sim eu sei...) M571, apesar da marca é uma boa placa e tem muitos componentes onboard sendo bacana pra uso comum mas claro a intenção são pros games.
Aí começou com o problemas fonte que quando fui tentar usar queimou meu último HD reserva de 80GB, era reservado para o PlayStation 2 e como fiquei chateado decidi usar nesse porém a fonte defeituosa torrou ele. Como ontem foi sábado corri atrás daonde peguei a placa do meu hoje P3 e fui ver algum HD de baixa capacidade e só tinha de 20 GB. Ainda sim comprei e rezei em aceitar na placa que até o segundo HD de 80 do P3 ele não aceitou.
A fonte eu desmontei a queimada e adaptei a que tinha dentro da carcaça, usei um EVA embaixo pra evitar curto circuito e deixei aberta só usando mesmo a parte traseira pra tampar o local e dar resistência.

Coloquei a Soundblaster Vibra 16 e a ATI Rage na placa e botei o último drive que tinha, um LG preto que é só CD ROM e botei pra instalar o Windows 98.
Deu tudo certo. Agora estou enroscado em configurar bem o modo MS-DOS e ter mais de 600k de memória convencional pra rodar tudo que quero mas já está OK com o som e vídeo, inclusive no Windows 98.
Segue algumas fotos, ainda não tirei depois pois falta ajustes.

A case também tem porta pra fechar, o gabinete é igual ao meu primeiro PC, por isso desconfiar de ser um K6-2.

A parte de trás com todos os slots usados pelos recursos onboard.

A placa de vídeo ATI Rage e a Soundblaster instaladas.
Quando estiver em um estado decente vou tirar mais fotos do trabalho final pois eu já instalei a nova fonte, fiz o manejo dos cabos e instalei portas USB e som frontal ligando na placa onboard no buraco de três polegadas remanescente.
Enviado pelo Moto X2 - perdoem erros de grafia, o corretor ortográfico é doido