Corredor X escreveu:Beleza, vamos lá.
A TT conseguiu me surpreender outra vez, visto que ela juntou a estética da minha ideia de "universo mágico ideal" (carcaça original e caixa referente) com o provável hardware do "universo provável" (mexido, cartão SD que TEORICAMENTE - mais sobre isso daqui a pouco - roda ROMs e saída RCA). Parafraseando o cvla, a minha segunda-feira realmente não começou nada bem e isso aí foi a cereja do bolo - na verdade o chuchu com corante.
Vamos por partes, baseado no FAQ que foi postado no site, explicar porque eu não gostei:
1) Este Mega Drive é igual ao original?
Não. Porque os principais componentes do Mega Drive original não são mais fabricados.
2) Os componentes do Mega Drive são iguais aos originais?
Não, pois os originais já não são mais fabricados.
3) O Mega Drive é um emulador? Processa os jogos com componentes similares aos do console original ou roda os jogos via emulação?
O Mega Drive não é um emulador. O aparelho possui um circuito que integra componentes similares ao do produto original, uma vez que os circuitos integrados originais não são mais fabricados.
Já me preocupa o fato das três primeiras respostas à questões sobre hardware terem como resposta "porque os componentes originais não são mais fabricados". Em tempos de maravilhas que a galera - leia-se os entusiastas de videogame, em seu tempo livro, no quartinho dos fundos - tem feito com FPGA, essa justificativa toda me soa preocupante.
4) O Mega Drive roda todos os cartuchos?
O Mega Drive roda a maioria dos cartuchos do console original. Alguns cartuchos podem não funcionar por causa das diferenças em relação ao hardware e software originais.
Lá no início dos anos 2000, quando eu comecei a colecionar, eu via em fóruns alguns tópicos sobre o povo tendo problemas para rodar
Castlevania III, Maniac Mansion e outros em seus recém-comprados Polystations. Não sei o motivo, mas tive um deja vù agora. Só faltou falar que a diferença se dava porque os componentes não eram mais fabricados, mas com três respostas iguais já dá para pedir música no
Fantástico, então...
5) A Tectoy vai relançar cartuchos para o Mega Drive?
Até o momento não há uma definição. A Tectoy gostaria de lançar cartuchos, mas para tanto é preciso negociar as licenças, um assunto complexo em se tratando de jogos e marcas criadas décadas atrás.
Justificado, visto que é um assunto legalmente delicado, mas que de certa forma nos leva à pergunta seguinte...
6) Posso inserir mais jogos no cartão micro SD?
Os jogos inseridos no SD card, fornecido junto com o Mega Drive, foram devidamente testados pela Tectoy no que tange a sua compatibilidade como hardware assim como foram obtidas todas as licenças necessárias para a sua comercialização. Tecnicamente é possível se adicionar conteúdos a este cartão, sendo, contudo, responsabilidade do consumidor os testes de compatibilidade assim como as licenças necessárias.
É aqui que mora o perigo. Gente, pensa comigo: se a TT está fornecendo um produto licenciado pela Sega e demais detentoras de conteúdo, em termos legais não haveria um problema em relação à você fornecer de fábrica uma forma de burlar o direito de reprodução dos conteúdos da própria Sega e das empresas correlatas? Ou será que aqui cabe uma solução meio aquele emulador do NES no XBOne? Se houvesse aqui a possibilidade já sugerida anteriormente de se comprar os jogos individualmente ou em packs, à lá STEAM, seria motivo para colocar um "licenças necessárias" nessa questão, mas do jeito que a coisa vai é só a TT tirando o seu da reta... Em todo caso, o que mais me preocupa aqui é a questão dos "testes de compatibilidade", visto que o console foi feito para rodar (e a gente ainda não sabe se bem ou mal) em tese apenas os jogos que vêm originalmente no cartão, que ainda também não sabemos se estão em um formato proprietário ou coisa do tipo. A questão da usabilidade nos leva à próxima indagação...
7) É possível salvar os jogos?
Não. Só é possível salvar o jogo caso o cartucho utilizado possua essa função.
Ênfase no cartucho, ou seja, os jogos via SD não vão ter opção de salvar o progresso - nem estamos falando aqui de savestate, é o save normal mesmo. Ou seja, como alguém vai rodar
Phantasy Star II-IV e tantos outros clássicos via cartão? Isso é preocupante até mesmo por conta de certo título entre os disponibilizados... Aliás, façamos uma pausa no FAQ para ver os jogos que acompanham o console, que tal?
ALEX KIDD - Joia, clássico do console e tal, mesmo empalidecendo ante o antecessor - aliás, não soa suspeito não terem colocado o
In The Enchanted Castle na descrição?
ALIEN STORM
ALTERED BEAST - clássicos arcadísticos também, se o segundo em particular não estivesse incluído ia ser o maior vacilo. Minto, não ia porque vacilo é o que não falta aqui.
ARROW FLASH - legalzinho, interessante terem colocado um shooter. Mas bem que podia ser um dos
Thunder Force, visto que recentemente foi revelado que a Sega obteve os direitos sobre eles.
BONANZA BROTHERS - sou parcial quanto a este aqui
COLUMNS - em algum lugar, o pai do Odin comemora.
DECAP ATTACK - bacana, quem não tem
Psycho Fox caça com múmia.
E-SWAT - obrigatório.
FATAL LABYRINTH
FLICKY
GAIN GROUND - engraçado, não falaram que eram jogos inesquecíveis? Brincadeiras à parte, nada contra os três, mas convenhamos que de repente era mais jogo (hehehe) terem incluído outros aqui.
GOLDEN AXE
GOLDEN AXE 3 - o primeiro é indiscutível e necessário, um dos melhores jogos da história. Agora, porque diabos incluir logo o terceiro da série, que além de ser questionável nem mesmo foi lançado por aqui? Se não for para colocar o segundo, porque não substituí-lo por um dos
Streets of Rage, uma das ausências mais notáveis por aqui?
JEWEL MASTER
KID CHAMELEON
LAST BATTLE - Joinha, joinha, era o espírito a ser seguido em toda a lista - jogo memorável é por aqui.
TURBO OUTRUN
OUT RUNNERS- o primeiro ainda vai, agora
Out Runners? Antes não tivessem colocado outro jogo de corrida, íamos sentir menos falta dos
Super Monaco GP assim.
SEGA SOCCER - É
SUPER FUTEBOL, ORA BOLAS! Será que a TT perdeu o registro do nome?
SHADOW DANCER
SHINOBI 3 - amo os dois de paixão, mas fica a pergunta: cadê
Revenge of Shinobi?
SONIC 3 - em homenagem aos cartuchos piratas e também aos que a memória flash falhou com o tempo, este aqui não vai salvar. Acho que é para desviar do fato de que não incluíram os dois primeiros, popularmente conhecidos como "os que todo mundo gosta"
É até covardia, mas comparem à seleção do NES Mini em termos de variedade e títulos clássicos. Voltando à programação normal:
8 ) Por que o Mega Drive não tem HDMI?
A grande maioria das TVs à venda no mercado brasileiro dispõe de entrada de vídeo composto (RCA), compatível com a saída do Mega Drive. Acrescentar a saída HDMI ao console elevaria o preço final do produto para o consumidor sem o aumento da resolução original.
A MESMA DESCULPA DO ZEEBO SÓ TER SAÍDA RCA DE OITO ANOS ATRÁS. Queridos, não joguem a culpa no hardware do Mega (nem que os componentes originais não sejam mais fabricados

): é óbvio que era para ter uma saída pelo menos de 480p e quiçá scanlines para que todo mundo pudesse usufruir de uma imagem boa, era só fazer bem feito como a gente sabe que dá para fazer, vide consoles retrôs novos e implementos de fãs. Mesmo quem não é xiita com imagem como eu merece ver a qualidade da qual o Mega é capaz, caramba. Ah, só para constar: tem TV moderna não que aceita 256x224, a LCD mais antiga dos meus pais é um exemplo. Pelo menos dá para ligar via RGB, né? OH WAIT
9) Vem com quantos controles? Dá para comprar controles adicionais?
O produto inclui um joystick com fio de 3 (três) botões no tamanho original. É possível comprar joysticks extras através do site oficial
10) Posso utilizar joysticks dos Mega Drive antigos?
Sim, desde que sejam joysticks originais do Mega Drive.
Ok, era o esperado (mesmo eles não sendo wireless, perderam uma oportunidade linda aí). Perguntinha: vai ter controle de seis botões com a cor, borrachas, plástico e qualidade originais também?
11) Os acessórios, como Game Genie, Sega CD, Power Base Converter, 32x Meganet, Activator, Mega Mouse e multitaps funcionam no Mega Drive novo?
Não
É um "não" tão seco que nem ponto final tem. Além do óbvio fato que não vai dar para jogar
Phantasy Star (visto que em tese nem o
Fukkokuban funcionaria, visto que ele é um PBC disfarçado) nem qualquer outro jogo do Master, a gente fica pensando nos "componentes similares" em termos de performance...
12) O Mega Drive funciona em TVs de LCD, LED, Plasma etc?
Sim, desde que o televisor possua entrada AV.
13) Como configurar na minha TV o formato de tela para não distorcer a imagem?
A Tectoy recomenda configurar a TV para o formato de tela 4:3.
14) Qual a resolução da saída de vídeo do novo Mega Drive?
A resolução é igual a original, ou seja, 320x240 pixels
Fico me indagando: quem é o público-alvo esperado pela TT, dado esse hardware? O entusiasta do Mega já tem um original em casa ou emula gostoso faz anos. O saudosista que não coleciona, não acompanha a cena e ficou tentado pela nostalgia possivelmente não tem mais uma TV de tubo em casa para usufruir bem desse output de vídeo. Novamente, perderam uma chance de agradar todo mundo.
15) O novo Mega Drive é capaz de dar saída de vídeo no padrão RGB com os cabos corretos, como o Mega Drive original fazia nativamente usando um cabo SCART?
Não.
Essa aqui doeu mais que tudo e novamente faz pensar no "hardware similar": custava ter colocado pelo menos o mini-DIN original que o console sempre teve para gerar interesse a quem gosta dessas coisas? Em termos de economia, não imagino que o circuito RGB e o jack encarecessem absurdamente o projeto
16) Posso utilizar qualquer headphone?
Sim.
17) A saída de áudio é estéreo ou mono?
Estéreo.
Pelo menos isso, né? Mas será que o som é o mesmo do nosso bichão querido de outrora? Não percam a emocionante próxima pergunta!
18 ) Muitas soluções emuladas têm problemas para reproduzir com precisão os sons do Mega Drive original. Como o novo console pretende reproduzir o áudio do console original?
O Mega Drive reproduz o áudio através de componentes similares, portanto o resultado não será 100% igual ao original.
Mais alguém progressivamente preocupado com os componentes similares?
Vídeo sem RGB
Som nada a ver
Sou eu assim sem você
Sem Sega CD nem Master
32x ou qualidade
Sou eu assim sem você
19) O Mega Drive é bivolt?
Sim. O produto possui fonte de alimentação interna 110/220 volts.
20) Qual o tempo de garantia?
O Mega Drive possui garantia de 90 dias a contar da data da Nota Fiscal de compra.
Yadda yadda yadda.
21) O Mega Drive roda um jogos com chips especiais como Virtua Racing e Sonic & Knuckles?
Não
Outro "não" seco, preocupante e que abre um precedente desgraçado para incompatibilidades. Como diz minha irmã, só observo.
22) Como será a embalagem?
A embalagem será baseada na original com algumas alterações, como a troca do calço de isopor por uma solução ecologicamente recomendada.
Não fica um gosto ruim na boca que a única notícia realmente boa é que vão trocar o isopor pelo papelão reciclado/reciclável na embalagem? E vamos ver como fica a caixa...