Sega Saturn: 100v ?
Moderador: Moderadores
-
Sega Saturn: 100v ?
Olá. Pela primeira vez tenho um Sega, em específico um Saturn Japonês. Andei pesquisando, mas alguns sites diferem, então queria saber: o videogame pede 100v (Japão). Eu vou precisar encontrar algum adaptador ou poderia ligar numa corrente 110v?

Interesses gerais: Neon Genesis Evangelion, Diablo, Doom, Giants Citizen Kabuto, Hellgate London/global, Shadow of the Colossus, Videogames "antigos"
Re: Sega Saturn: 100v ?
Não, a nossa corrente na verdade é 127v mas os aparelhos eletrônicos aguentam essa diferença.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/
Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
-
Jair escreveu:Não, a nossa corrente na verdade é 127v mas os aparelhos eletrônicos aguentam essa diferença.
Não tem problema mesmo? A propósito, é minha primeira vez com um Sega

Interesses gerais: Neon Genesis Evangelion, Diablo, Doom, Giants Citizen Kabuto, Hellgate London/global, Shadow of the Colossus, Videogames "antigos"
- Gigacom
- Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025
Vá em frente Arthur. Tenho uma criação de Saturns, de todas as regiões e localidades, eles aguentam tensões de 100v a 127v numa boa. Só não espete numa tomada de 220V senão vai ser um São João (fogos pipocando pra todo lado).
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
-
Vou ver então... Mas acho que vou usar ele numa fonte que tenho que permite regular a voltagem pra 100v.Gigacom escreveu:Vá em frente Arthur. Tenho uma criação de Saturns, de todas as regiões e localidades, eles aguentam tensões de 100v a 127v numa boa. Só não espete numa tomada de 220V senão vai ser um São João (fogos pipocando pra todo lado).
Obrigado pelas respostas

-
- Contato:
Faz isto mesmo que é o correto, e vai evitar um desgaste prematuro dos componentes da fonte, observe que de 100V para 127 são 27% de aumento é um aumento considerável para os componentes da fonte, meus aparelhos japoneses uso um estabilizador de TV antigo com chave (Abri ele e alterei umas espiras para obter 100v na saída). Só para efeito de comparação ligue uma fonte de Mega Japonês direto na tomada e via o transformador a voltagem de saída vai ser maior apesar do Mega suportar até uns 25v devido a seu regulador interno a fonte do Mega Japonês vai esquentar mais e qualquer pico da concessionária de energia sua fonte pode não aguentar, pois já está rodando em cima de 27%.arthurdecastro escreveu:Vou ver então... Mas acho que vou usar ele numa fonte que tenho que permite regular a voltagem pra 100v.Gigacom escreveu:Vá em frente Arthur. Tenho uma criação de Saturns, de todas as regiões e localidades, eles aguentam tensões de 100v a 127v numa boa. Só não espete numa tomada de 220V senão vai ser um São João (fogos pipocando pra todo lado).
Obrigado pelas respostas
------------------------------
Neto - Facebook
Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
Neto - Facebook
Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
-
Então, eu consegui uma fonte bem antiga que estabiliza para 110v, as vezes colocando um pouco abaixo. Ela foi perfeita! xD aliás, é engraçado que na memória do saturn ainda tinha os saves do antigo proprietário. Queria conseguir logo um daqueles memory card para salvar o progresso. Imagino quantos anos deve ter aquela pilha da bios.....Neto escreveu: Faz isto mesmo que é o correto, e vai evitar um desgaste prematuro dos componentes da fonte, observe que de 100V para 127 são 27% de aumento é um aumento considerável para os componentes da fonte, meus aparelhos japoneses uso um estabilizador de TV antigo com chave (Abri ele e alterei umas espiras para obter 100v na saída). Só para efeito de comparação ligue uma fonte de Mega Japonês direto na tomada e via o transformador a voltagem de saída vai ser maior apesar do Mega suportar até uns 25v devido a seu regulador interno a fonte do Mega Japonês vai esquentar mais e qualquer pico da concessionária de energia sua fonte pode não aguentar, pois já está rodando em cima de 27%.
Eu sempre usei o Saturno JAP normal na tomada, porém no meu bairro a energia não fica oscilando. Tem lugares no brasil que daria problemas mesmo. É ridiculo termos que estabilizar a rede dentro de casa pq a operadora mantém equipamentos velhos.
Não dura mais de 2 anos não. Os saves não devem ser tão antigos assim. É claro que ele pode ter copiado do Cartucho de Memória, então a data pode não estar relacionada com a bateria.arthurdecastro escreveu:Neto escreveu:Então, eu consegui uma fonte bem antiga que estabiliza para 110v, as vezes colocando um pouco abaixo. Ela foi perfeita! xD aliás, é engraçado que na memória do saturn ainda tinha os saves do antigo proprietário. Queria conseguir logo um daqueles memory card para salvar o progresso. Imagino quantos anos deve ter aquela pilha da bios.....
^^
-
Aliás, falando nesse assunto de bateria do Saturn: seria possível fazer um mod para substituir a bateria dele por uma recarregável, como no Dreamcast? Isso quebraria um galho considerável, eu prefiro ligar o console a cada duas semanas por um tempinho do que perder todos os saves a cada alguns meses. Eu sei que o contrário é possível, pois eu precisei substituir a recarregável da minha placa MVS por uma comum, mas e o inverso?

Se for compatível por que não?
----
-
O detalhe é que, pelo menos no caso do Neo Geo, você precisa retirar do caminho um circuitinho responsável por proporcionar a recarga da bateria. Além do fato de que seria necessário refazer um circuito semelhante no Saturn, ainda tem o detalhe disso ser viável... Basicamente, no MVS, ela serve para guardar recordes e a configuração da BIOS, mas realmente não sei se o fato de o Saturn guardar saves e outras configurações complique o uso de uma bateria recarregável. Como não entendo patavinas disso... 
EDIT: achei duas opções interessantes sobre o assunto, uma delas vai para os Favoritos
http://www.db-elec.com/home/lab-posts/s ... ryrequired - mod que retira totalmente a bateria, mas precisa acertar a hora toda vez que liga ¬¬
https://www.assemblergames.com/forums/s ... fe-battery - troca da bateria por outras de maior capacidade, para durar beeeeem mais.

EDIT: achei duas opções interessantes sobre o assunto, uma delas vai para os Favoritos

http://www.db-elec.com/home/lab-posts/s ... ryrequired - mod que retira totalmente a bateria, mas precisa acertar a hora toda vez que liga ¬¬
https://www.assemblergames.com/forums/s ... fe-battery - troca da bateria por outras de maior capacidade, para durar beeeeem mais.