Em Novembro passado, finalmente foi quebrado o silêncio em torno da criação mais aguardada desenvolvida originalmente pelo antigo líder do Sonic Team, o grande Yuji Naka, fundador e membro atual da Prope. Além de reiterada a existência do jogo (que até o momento vinha sendo questionada pela escassez de informações à respeito, desde meados de 2013), foi também veiculada a confirmação de lançamento do jogo, sob título oficial 'Rodea: The Sky Soldier', por enquanto apenas em território japonês, para Wii U e 3DS, na primavera de 2015. Um detalhe importante que só veio à tona agora, é que, na verdade, o jogo de Wii U não é exatamente o mesmo produzido originalmente pelo designer japonês para Wii, e sim uma recriação, ainda que com base nas fundações da primeira versão de Yuji Naka. No entanto, foi confirmado que as primeiras levas da versão física do jogo de Wii U, no Japão, virão com o jogo original de Wii como bônus e embora não se saiba mais detalhes quanto à essa versão, presume-se que ela, no mínimo, apresente algum tipo de upgrade gráfico, como filtros HD. A nova versão, de Wii U, está sendo dirigida por Hitoshi Hasegawa e produzida por Yoshimi Yasuda.
O desenvolvimento do jogo, se considerarmos a data final proposta de lançamento de 2015, cobre praticamente a primeira metade inteira dessa década, com início lá pra 2010, sendo que a primeira versão completa do jogo para o então console de mesa da Ni***ndo, o Wii (o projeto original, à época, logicamente tinha o Wii e 3DS como plataformas base; o Wii U só viria a ser considerado quando o projeto extrapolou suas metas e acabou se estendendo para além da vida útil do Wii), foi finalizada já no segundo semestre de 2011. No final do mesmo ano, no entanto, foi reportado um descompasso entre ambas as produções e que, por isso, os jogos atrasariam, independente da versão de Wii já ter sido finalizada. Assim, a versão de Wii foi congelada para o pretendido lançamento conjunto.
De lá para cá, enquanto alguns updates no status da produção diziam respeito a necessidade de mais tempo para melhor implementação de elementos do gameplay original no hardware do 3DS, 2012 avançava e o Wii, já no seu ciclo final, com lançamentos esparsos e tendo no horizonte a iminente descontinuidade de sua produção, viria logo a ser suplantado pelo lançamento do Wii U, em Novembro. Com todas essas questões em pauta para atrapalhar qualquer tentativa de promover o lançamento de um jogo para uma plataforma praticamente obsoleta no mercado, o jogo de Yuji Naka foi novamente posto em espera num limbo entre tantas outras produções japonesas atravancadas, sem mercado definido. No final desse mesmo ano, próximo ao lançamento do Wii U, Yuji Naka foi entrevistado pelo site Polygon, que procurava uma posição oficial quanto ao status de ambas as versões do jogo e quanto ao seu lançamento, que a cada diz parecia mais improvável. Nisso Yuji Naka respondeu:
"Eu te faço as mesmas perguntas!" Naka disse. "Nós terminamos o desenvolvimento da versão de Wii e já a submetemos. Isso foi cerca de um ano atrás. Mas parece que eles ainda estão considerando (os detalhes da) versão de 3DS."
Ele depois acrescentou que a publisher de ambas as versões, Kadokawa Games, também era a responsável pelo desenvolvimento da versão de 3DS, especificamente, enquanto que só a de Wii foi chefiada por ele e sua equipe da Prope.
Nessa mesma entrevista, Naka depois comentou que achava que o jogo seria empurrado para uma data indefinida de 2013 e que, em vista do lançamento do Wii U em breve, havia a possibilidade do jogo ser transposto, de alguma forma, para a nova plataforma. E com relação a essa mudança de plataforma-alvo, a preocupação do designer recaiu sobre um outro fator agravante à experiência do jogo:
"Uma desvantagem sobre o anúncio do Wii U: Ele não vem com um Wii remote," Naka lamentou, "então, Rodea e todos os outros títulos que criei para o Wii, as pessoas não poderão jogá-los com um Wii remote. Elas terão que usar o GamePad.
"Eu criei o jogo especificamente para o Wii remote, então é provável que a experiência seja completamente diferente. Eu estou mesmo muito preocupado com isso, porque Rodea é um jogo muito bom".
Como depois viemos a saber, as preocupações do designer se provaram em parte infundadas, já que em termos de retrocompatibilidade, o Wii U proveria sim suporte ao Wii remote, mas, logicamente, seria impraticável vender um jogo que exigisse o controle por movimentos do Wii sendo que este deveria ser comprado à parte. No entanto, desde o lançamento do console, muitos títulos de Wii U oferecem suporte nativo a diferentes opções de controles, sendo o Wii remote uma delas. Inclusive, o jogo Super Smash Bros Wii U é notório por possibilitar um dos maiores leques de controles já registrados na história dos videogames. Por isso, caso o jogo viesse a ser portado futuramente para o Wii U, a idéia do gameplay pelo uso do Wii remote não precisaria ser descartada por completo, apenas realocada como um modo alternativo, feita as devidas adaptações, como modo extra de jogo.
Virado o ano de lançamento do Wii U, a primeira metade de 2013 passou sem novidades referentes aos jogos da Prope/Kadokawa, até que, em meados de Julho, o presidente da publisher, Yoshimi Yasuda, também produtor executivo de ambas as versões, falou, numa entrevista à 4Gamer, que os jogos ainda estavam pra ser lançados e que, basicamente, notícias sobre ambos não foram reportadas por causa de um sentimento geral de desinteresse por parte da mídia especializada. Em seguida, Yashida compartilhou um pequeno entrave quanto ao progresso da versão de 3DS, mais precisamente referente à adaptação dos controles por movimentos da versão de Wii para o portátil 3D da Nin**ndo, que, obviamente, deveriam ser adaptados, no máximo, para um uso limitado do giroscópio do aparelho. Não dá pra saber, porém se Yasuda planejava, nesse caso, uma suposta versão futura do jogo para Wii U, cujas funcionalidades se aproximariam mais dessa experiência de jogo portátil, pela tela do GamePad, do que da experiência por movimentos da versão de Wii. O mais curioso dessa entrevista toda, porém, foi o fato do presidente finalizar sua participação citando a produção de 3DS como 'Plus-a', entendida como 'Plus- Alpha' por outros sites especializados, apesar do desenvolvimento mal ter alcançado a casa dos 70%.
O tempo, até o lançamento previsto, pode parecer enganosamente longo, mas pelo fato do jogo precisar agora reiniciar sua campanha de promoção frente à
repaginada de personalidade e construir todo um hype em torno de sua proposta, para que então se forme uma base consumidora potencial em consequência de sua exposição, é bem justo. Resta saber se o jogo um dia aportará no Ocidente, ainda que, em nenhum momento durante todos esses anos de produção do jogo, algo nesse sentido foi sequer cogitado. Alguma esperança, no entanto, reside no fato da janela de lançamento prevista pro jogo ser próxima da realização da E3 de 2015, que costumeiramente é palco para diversos anúncios de jogos até então sem datas formais, principalmente para o Ocidente.
Abaixo, seguem dois trailers comparativos, o primeiro demonstrando a primeira versão de Wii, anunciada em 2011, com um trailer estendido recheado de cenas raras e o segundo, recém-anunciado, agora em Novembro, para Wii U (embora ambos compartilhem trechos idênticos, o que nos leva a crer que a versão de Wii também é mostrada, inadvertidamente, nesse segundo trailer de Wii U):
[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=sdZQYFi_DMA[/BBvideo]
[BBvideo=560,340]https://www.youtube.com/watch?v=2phX5GRXnjw[/BBvideo]
Trechos específicos traduzidos de citações da entrevista do site Polygon e livre articulação da matéria veiculada no site 4Gamer.
Texto e tradução de autoria de: Libert_Vance
O Caso Rodea: The Sky Soldier e o envolvimento de Yuji Naka
Moderador: Moderadores
-
- Mensagens: 75
- Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am
-
- Mensagens: 75
- Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am
Re: O Caso Rodea: The Sky Soldier e o envolvimento de Yuji N
Só pra constar, não há confirmação do quanto das características iniciais do projeto de Naka, de inspiração clara no gameplay de Nights, estará presente nessa versão final de Wii U, mas, basicamente, foi detalhado que a versão original de Wii, em contrapartida às de Wii U e 3DS (ambos mais orientadas por um sistema de evolução e customização de personagens), é tida como “flying action” e "ação pura", nas palavras dos desenvolvedores.
Re: O Caso Rodea: The Sky Soldier e o envolvimento de Yuji N
O Naka meio que foi colocado no segundo escalão, triste 

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/
Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/
Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Re: O Caso Rodea: The Sky Soldier e o envolvimento de Yuji N
Achou que chutando o balde total iria se dar bem, tenho grande admiração pelo Naka, ele pôs a funionar dois jogos excelentes, Sonic e Phantasy Star (como se faz um labirinto 3D dentro de 512 Kb, só ele...) mas certos acontecimentos com o nome dele mostram cera arrogância e queima o filme do cara, ele poderia ter salvo o Saturn com um ótimo Sonic em conjunto ao maravilhoso Nights e negou o Sonic Xtreme, então ser posto em segundo plano hoje é consequencia dessa petulância em certos momentos cruciais da Sega da qual ele poderia ter ajudado a segurar as pontas quando se fez necessário... Ele é um dos meus heróis, mas não significa que tenha defeitos.
Se estiver alguma palavra maluca digitada nos meus posts , culpem o corretor ortográfico do Android.
DMN_Sonic, Always Rockin' the games
Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
DMN_Sonic, Always Rockin' the games
Veja meu site para modificações, minha coleção e muitas outras loucuras dos games!
http://www.dmnsonic.url.ph
-
- Mensagens: 75
- Registrado em: Qua Set 26, 2012 12:23 am
Re: O Caso Rodea: The Sky Soldier e o envolvimento de Yuji N
Opa, passando aqui pra atualizar o artigo, já que hoje o jogo recebeu uma confirmação oficial de lançamento para América do Norte e Europa, previsto para o outono (hemisfério norte), tanto para 3DS quanto para WiiU. A NIS America ficou encarregada da tarefa e ainda que não tenha sido confirmado, parece que a versão original de Wii também vai ser lançada, muito provavelmente como algum tipo de bônus de primeira leva das cópias físicas vendidas por aqui. ^^