Cartucho de Mega Drive só aparece o texto

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

PoindexterMG

Cartucho de Mega Drive só aparece o texto

Mensagem por PoindexterMG »

Tenho vários cartuchos de Mega Drive que ao colocar no console apresentam a tela "Produced by or under license of Sega Enterprises Ltd." e depois não acontece mais nada, alguém sabe me dizer o que está acontecendo? Tem como recuperar cartuchos neste estado? Como identifico se está queimado?
davison_silva

Re: Cartucho de Mega Drive só aparece o texto

Mensagem por davison_silva »

Bom pode da um trabalho mais procure pelos problemas básicos na placa como:

1 - Capacitores com o liquido vazados ou estourados.

2 - Trilhas de circuitos corroídas com o tempo e pela ação do liquido do capacitor.

3 - Os contatos do cartucho podem estar sujos ou enferrujados

4 - esse em último caso e não tem solução o CI que armazena o jogo já era(morreu)

e lembrando também que pode ser o seu Mega Drive.

poste mais detalhes para que possamos ajudar.
Spartans nunca morrem, desaparecem em combate.
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Bom, nesse caso acho que deve ser problema no seu Mega, já que isso provavelmente deve ter acontecido com todos os seus jogos... O seu console estava muito sujo antes de você liga-lo? Talvez possa ter sujeira na entrada dos cartuchos (slot), para isso pegue uma escova limpa e seca e passe dentro dele com cuidado, para não entortar os dentes dele, e depois faça um teste... Talvez seus cartuchos estejam sujos também.
Imagem

Imagem

Imagem
Neto
Contato:

Mensagem por Neto »

Se tiver uma escova de dentes usada e WD 40 (Tem que ser original), molhe um pouco a escova e esfregue nos contatos do cartucho e coloque no console, uma dica que também funciona é colocar o cartucho no vídeo game e puxar um pouco para cima. Se for o Mega Drive 3 da Tec Toy dos antigos, pode ser alguma trilha rompida, já peguei vários com este problema, neste caso só abrindo ele e verificando o estado das trilhas e refazer as que estiverem com problema.
------------------------------

Neto - Facebook

Site com esquemas e tutoriais de modificações de consoles antigos:
Neto - Web site
PoindexterMG

Fiz limpeza em todos os cartuchos inclusive nos dois Megas que tenho com alcool isoprop. e limpa contato, todos os meus cartuchos funcionam normalmente foram estes 42 games que param, verifiquei um a um com lupa e as placas estão novas e ficaram mais novas ainda depois da manutenção, não há trilhas corrompidas porém notei algo nestes cartuchos. Como são paralelos o chip em cima da placa é tipo um "borrão" preto, este borrão creio ser a alma do cartucho por quê todas as trilhas ligam nele, acontece que em cima deste borrão tem pequenos furinhos, parece que alguém tentou enfiar uma agulha neles, os cartuchos continuam na mesma, aparecem a tela texto e não acontece mais nada, acho que morreram de vez. E agora o que faço com este mundo de cartucho parado, procuro especializados e tento arrumar ou contabilizo como prejuízo?
Neto
Contato:

Mensagem por Neto »

PoindexterMG escreveu:Fiz limpeza em todos os cartuchos inclusive...
Infelizemente não tem o que fazer, Este tipo de chip tem seus ligamentos soldados direto na placa por baixo do epoxi (borrão preto) e pode ter soltado algumas ligações devido ao aquecimento e esfriamento que o jogo sofre durante o uso. Já vi o chip inteiro sair junto a com esta bola preta em controles e a qualidade da junção dos terminais é muito ruim mesmo nestes jogos alternativos.

Neto - Facebook

Neto - Web site
PoindexterMG

Fico muito triste, tomei u prejuízo financeiro de uns R$200,00 com estes games, mas tudo bem, perde-se hoje ganha-se amanhã. Fico mais triste ainda porquê todos os cartuchos estão com suas carcaças e placas seminovas, sem lascas ou arranhões, é muito jogo bom, ia fazer alegria de muito gamer saudosista como eu. Se alguém souber uma maneira de recuperar, indica ai, eu agradeço.
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Que coisa chata...

Mas não desanime, se você quiser se desfazer deles venda pelo menos suas carcaças, se tiverem inteiras elas tem lá seu valor... Muita gente procura carcaças para substituir, muita gente tem cartuchos surrados com suas carcaças quebradas.

Os chips você pode doar a alguém daqui que manje de consertos, talvez a pessoa possa recuperar alguns jogos... Acho que você consegue vender cada carcaça por uns 5 reais.
Imagem

Imagem

Imagem
Neto
Contato:

Mensagem por Neto »

Odin escreveu:Que coisa chata...

Mas não desanime, se você quiser se desfazer deles venda pelo menos suas carcaças, se tiverem inteiras elas tem lá seu valor... Muita gente procura carcaças para substituir, muita gente tem cartuchos surrados com suas carcaças quebradas.

Os chips você pode doar a alguém daqui que manje de consertos, talvez a pessoa possa recuperar alguns jogos... Acho que você consegue vender cada carcaça por uns 5 reais.
Odin, se os chips forem aqueles que são soldados direto na placa, muito difícil que alguém consiga refazer as junções, pois imaginando que fosse possível remover o epoxi, teriamos acesso chip e o chip em si é muito frágil, Só para exemplificar, sabe aquelas EEPROMS com janela, então o chip por baixo do epoxi é aquilo e as ligações são mais finas que um fio de cabelo que conseguimos ver pela janela.

O que ele pode tentar fazer é verificar se os jogos rodam em Mega Drive I da Tec Toy, pois os primeiros não tinham checagem de segurança.

Neto - Facebook

Neto - Web site
davison_silva

Neto escreveu:

Odin, se os chips forem aqueles que são soldados direto na placa, muito difícil que alguém consiga refazer as junções, pois imaginando que fosse possível remover o epoxi, teriamos acesso chip e o chip em si é muito frágil, Só para exemplificar, sabe aquelas EEPROMS com janela, então o chip por baixo do epoxi é aquilo e as ligações são mais finas que um fio de cabelo que conseguimos ver pela janela.

O que ele pode tentar fazer é verificar se os jogos rodam em Mega Drive I da Tec Toy, pois os primeiros não tinham checagem de segurança.
Bom existe um método. a:idea:a

1 - Se você tiver um soprador térmico ou até mesmo um secador de cabelo jogue calor no chip principal para que talvez ele refaça as ligações.

2 - Não garanto que vá funcionar, mais vale apena tentar já que ele estão mortos. Já vi placa de vídeo volta a funcionar só depois de aquecer o processador de vídeo. mais claro que estamos falando de uma hardware diferente e também de qualidade maior né(não querendo desmerecer seus cartuchos).

3 - E não desista se não funcionar de primeira tente pelo menos umas 2 vezes em cada placa do cartucho.

4 - Se for tentar essa loucura, proteja os outros componentes da placa do cartucho como capacitores por exemplo, dica use papel alumínio mais o ideal seria uma fita de lamina reflexiva.

5 - Não me responsabilizo por nada que você vá tentar, mais apesar de ter dado essa ideia maluca me sentirei muito mal se não funcionar

parti do principio básico que após aquecer o processador(nesse caso o chip da sua placa) a um certa temperatura as ligações podem ser refeitas.

tem que ser uma temperatura não muito alta(você não vai querer torrar seu cartucho) nem baixa de mais.

sei lá acho que uns 70 graus ta bom mais acho bom você pesquisar, pra ver o máximo de temperatura que o chip aguenta.

e recomendo extremo CUIDADO principalmente se for o soprador térmico.

Um extintor do lado, uma oração e sorte quem sabe não volta a funcionar.

Boa sorte.
Neto
Contato:

Mensagem por Neto »

davison_silva escreveu:
Neto escreveu:
Bom existe um método. a:idea:a

1 - Se você tiver um soprador térmico ...
Davison, se fosse um CI SMD, até com um ferro de solda ele conseguiria ressoldar, já fiz isto com cartuchos de Game Gear, comprei um Sonic Blast e nada de funcionar, abri o cartucho e ressoldei os terminais, este teu exemplo só seria válido se fosse BGA o que não é o caso dos cartuchos piratas. Abaixo tem uma foto de alguns tipos de chip usados nos jogos piratas.

Imagem

Neto - Facebook

Neto - Web site
DieguitoSonic

Mensagem por DieguitoSonic »

Se você pesquisasse melhor veria essa minha postagem feita 20 dias antes no site TROMBONE! do amigo Gigacom.
Olha aqui:
http://gigacom.freeforums.org/resolvido ... -t512.html

Espero que ajude.
[thumbnail]http://gigacom.freeforums.org/download/file.php?id=274[/thumbnail]
[thumbnail]http://gigacom.freeforums.org/download/file.php?id=279[/thumbnail]
[thumbnail]http://gigacom.freeforums.org/download/file.php?id=280[/thumbnail]
Neto
Contato:

Mensagem por Neto »

DieguitoSonic escreveu:Se você pesquisasse melhor veria essa minha postagem feita 20 dias antes no site
...
DieguitoSonic, antes de afirmar algo, por favor leia todas as postagens do tópico ele também
disse (abaixo trecho) que são 42 jogos específicos e não todos, e que também fez o teste em outro console e somente os 42 jogos citados não funcionaram. Estes aspectos foram levados em conta nas respostas postadas.
PoindexterMG escreveu:Fiz limpeza em todos os cartuchos inclusive nos dois Megas que tenho com alcool isoprop. e limpa contato, todos os meus cartuchos funcionam normalmente foram estes 42 games que param, verifiquei um a um com lupa e as placas estão novas e ficaram mais novas ainda depois da manutenção, não há trilhas corrompidas porém notei algo nestes cartuchos. Como são paralelos o chip em cima da placa é tipo um "borrão" preto, este borrão creio ser a alma do cartucho por quê todas as trilhas ligam nele, acontece que em cima deste borrão tem pequenos furinhos, parece que alguém tentou enfiar uma agulha neles, os cartuchos continuam na mesma, aparecem a tela texto e não acontece mais nada, acho que morreram de vez. E agora o que faço com este mundo de cartucho parado, procuro especializados e tento arrumar ou contabilizo como prejuízo?

Neto - Facebook

Neto - Web site
davison_silva

Neto escreveu:
Davison, se fosse um CI SMD, até com um ferro de solda ele conseguiria ressoldar, já fiz isto com cartuchos de Game Gear, comprei um Sonic Blast e nada de funcionar, abri o cartucho e ressoldei os terminais, este teu exemplo só seria válido se fosse BGA o que não é o caso dos cartuchos piratas. Abaixo tem uma foto de alguns tipos de chip usados nos jogos piratas.

Imagem
então foi isso mesmo que falei jogar calor no epoxi(essa bolinhas pretas) vai religa alguma coisa lá.

em casos como esse eu tentaria de tudo já que ele não tem nada a perder.

mais como disse isso fica a critério dele e também pode ser muito perigoso vai que o epoxi é inflamável.
PoindexterMG

Só para finalizar este post, juntei todos os cartuchos que não funcionaram, 42 de Mega Drive, 13 de Snes, vendi tudo por 200 conto, foi a melhor saída que encontrei, espero que o comprador consiga ter lucro com estes cartuchos pois eu só tive prejuízo...Um grande abraço a todos e obrigado.
Responder