Dando um up no tópico para compartilhar a minha experiência com o bichinho. Como disse antes, fiquei tentado a conseguir um depois de descobrir essas funções extras, estava mesmo precisando de um bom controle de Master e acabei começando a busca por ele - não que eu já não tivesse feito uma tentativa anterior pelo controle definitivo do console, mas este tópico acabou mudando um pouco a história, como veremos adiante
Primeiro passo, achar o danado. Antigamente, direto eu via esse controle na caixa à venda no ML, quando achava que era só um controle de Mega subaproveitado. Quando realmente descobri o que era e quis um, eles sumiram

Num grupo do Facebook apareceu um sujeito vendendo um na caixa por um valor legal, mas ele foi vendido em menos de um literal minuto. Após algumas buscas no ML, apareceu um baratinho e acabei comprando-o.
Eu já imaginava que ele ia precisar de algum cuidado, visto que na foto do anúncio ele mostrava que o cabo e o conector já tinham visto dias melhores, o primeiro dando sinal de ter sido guardado muito tempo enrolado com borrachinhas de dinheiro (

) e o segundo meio gasto. Chegou funcionando OK, é basicamente a mesma qualidade do original de seis botões do Mega mas muito mais útil para o Master, e o MODE é substituído por um tampa no seu formato. O botão C (1+2) é realmente um espetáculo, quase zerei o
Submarine Attack (no qual a função é deveras útil) de novo ao testá-lo. Eu sempre fiquei cismado de usar o controle de seis botões pela quantidade de funções inúteis dele para o Master, este aqui acabou dando fim ao meu dilema - e ainda é realmente um controle oficial de Master
Como o rapaz precisava de um trato estético, resolvi abri-lo para dar aquela caprichada que só água e sabão (e um álcool isopropílico para os contatos) fazem. Foi aí que me deparei com uma cena pavorosa, que optei por nem tirar foto para não chocar os mais sensíveis... Aparentemente, o cabo do controle já fora trocado anteriormente, sendo que o autor da façanha ligou os fios originais do controle aos fios do novo cabo da forma mais canhestra possível, cheio de pedaços de fita isolante e uns pedações de solda AMASSADA (o ferro devia estar ruim) ligando tudo. Parecia um ninho, sério. Fora que o fio cinza do controle (que graças aos céus não é usado para nada) estava preso em seu respectivo contato com COLA QUENTE, visto que a parte metálica do contato não mais estava ali
Como já não tinha ido com a cara do cabo, que não parecia confiável a longo prazo, depois de ver o ninho de mafagafos interno resolvi trocar o dito cujo. Peguei um controle de três botões sobressalente de Mega que tinha por aqui, que veio com algum console e cujos contatos não estavam muito legais, e retirei seu cabo, este perfeito (o cabo que saiu dos seis botões acabou vindo para ele e funcionou bem, mesmo encostado não gostaria de inutilizá-lo). Enquanto a carcaça pós-banho do controle secava, instalei o cabo novo, tirando inclusive os pedacinhos de fio originais, presos também com cola quente. Antes de fazê-lo, entretanto, resolvi bater umas fotos da placa nua e sem fios para a posteridade:
A parte frontal, mostrando a parte extra do led e o esqueminha responsável pelo turbo na parte de cima. Um primor, sério mesmo. Reparem também mais ou menos no centro da placa no contato arrancado, o quarto da direita para a esquerda ¬¬ Sorte MESMO que era para um fio sem função...
A parte traseira, com mais componentes e a genial indicação das cores e dos respectivos contatos no conector (é comum ver um ou outra, é um achado ver as duas), anteriormente recoberta por um bocado de cola quente.
Detalhe da "assinatura" da criança, realmente um belo trabalho da TT. Sei que o Odin disse ter visto em algum lugar que esse design é coisa da SEGA, mas realmente gostaria que fosse uma criação nossa, esse controle é espetacular
O rapazinho, devidamente higienizado, brilhando e de cabo novo, pronto para mais algumas décadas de jogatina acoplado ao meu japinha

Agora, reparem no controle à direta: ele é a parte curiosa da história que mencionei anteriormente

Quando li este tópico, eu tinha acabado de receber esse controle de PC Engine pelo correio, comprado como defeituoso/junk de um vendedor japonês por uma ninharia justamente por isso - sendo que ele por dentro e por fora estava perfeito, seu único problema era um pino quebrado no conector. Como eu disse, eu estava atrás do controle perfeito do Master já fazia algum tempo, e procurava loucamente nos leilões europeus e japoneses por um
SG Commander, tido por muitos como uma das melhores opções para o console. Cheguei a vê-lo algumas vezes, mas ou o vendedor não enviava para cá ou então o preço estava exorbitante - na maioria das vezes eram as duas coisas, o carinha é bastante visado. Lendo sobre ele, descobri que a versão japonesa tinha sido feita pela Hori, usando o mesmo design adotado também em controles para o Famicom e o PC Engine, consoles bem mais populares por lá e cujos acessórios são muito mais encontráveis. Achei um bocado desses "clones" por lá, muitos bem baratos, e resolvi converter um para o Master (algo bem simples mesmo de fazer), pensando em inclusive aproveitar os botões extras para fazer aquele mod de pause e tal. Tinha até esboçado um adesivo novo para substituir o da frente
Bem, o controle chegou e acabei ficando com preguiça de modificá-lo (

), primeiro pela descoberta do seis botões e segundo pelo mod de pause acabar ficando meio desnecessário, visto que com meu setup recente acabei voltando a ficar perto dos consoles, logo é esticar a mão e pausar pelo console mesmo caso necessário. Com isso, o rapaz ficaria encostado sem funcionar aqui, visto que estava com um pino quebrado e tal... Só aí me dei conta do singelo fato de que o PC Engine é anterior à era dos plugs proprietários, usando um relativamente comum mini DIN 8 (usado em equipamentos de som e nos Macs antigos). Foi só achar um para comprar - custou uns três, quatro reais - e dez minutinhos de solda depois estava funcionando que é uma beleza. Minhas jogatinas multiplayer de
Bomberman agradecem