Controle 6 botões: dúvidas quanto à sua originalidade

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Agentman

Controle 6 botões: dúvidas quanto à sua originalidade

Mensagem por Agentman »

Olá, Srs.!!

Não é fácil achar esse tipo de informação por aí, então devo recorrer a vocês, amantes da SEGA em terras tupiniquins.
Bom, catei um controle de 6 botões e na sua parte traseira vem escrito "TecToy S.A." direto no corpo do controle.
Achei isso estranho, pois o formato do mesmo é daqueles menores com botão START azul, bem ao estilo dos japoneses, inclusive comprei ele como sendo japonês.
A pergunta é a seguinte: a Tec Toy comercializou esse controle? Pois até hoje todos os que eu tinha visto eram no formato americano, grandão e com o START cinza, além de atrás vir escrito "TecToy" em uma etiqueta e não diretamente no corpo do controle.
Fora que na placa desse controle misterioso não está escrito nada de SEGA ou TecToy e além disso, não tem nenhum CI, apenas uma bolha preta, ao melhor estilo xingling de ser.
Agradeço de antemão por qualquer info! :)
Vectorman

Re: Controle 6 botões: dúvidas quanto à sua originalidade

Mensagem por Vectorman »

Até onde eu sei, a Tec Toy comercializou sim esse tipo de controle... Se eu não me engano, é ele que vem com aqueles Megas 3 do fim dos anos 90, que vinham com cartucho de 10 jogos... =)
Imagem
Imagem
Agentman

Mensagem por Agentman »

Hmmm...será que a imagem desses controles aparecem na caixa do console?
Pois essa foto não dá certeza de nada, nem que os controles sejam originais.
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Talvez seja o que o Vectorman falou, ou talvez os donos antigos desse controle tenham montado um controle com peças de outros :shock:
Imagem

Imagem

Imagem
Zillion
Contato:

Mensagem por Zillion »

Odin escreveu:Talvez seja o que o Vectorman falou, ou talvez os donos antigos desse controle tenham montado um controle com peças de outros :shock:
Imagem
Muito estranho, o de 10 jogos neste modelo o Start parece ser branco ou cinza. Foto acima.
Acredito que é o que o Odin falou (remontado) ou pode ser xingling pois a bolha preta é bem tipico para isso, principalmente em cartuchos.
Nunca peguei um destes MEGAS com jogos na memória na mão, tenho dúvidas se o controle é o que aparenta na caixa ou se é o menor conforme citado pelo Agent, acredito que seja o menor, alguém tbém sabe se este modelo de controle da caixa existe ou é só uma invenção gráfica da TecToy?
Aguardemos mais opiniões de amantes da SEGA.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
MSX2, Xbox 360 [JP], PSP-1000, PS2, PS3, PS4, GBA
Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS, RG35XX Plus
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Zillion escreveu: Muito estranho, o de 10 jogos neste modelo o Start parece ser branco ou cinza. Foto acima.
Acredito que é o que o Odin falou (remontado) ou pode ser xingling pois a bolha preta é bem tipico para isso, principalmente em cartuchos.
Nunca peguei um destes MEGAS com jogos na memória na mão, tenho dúvidas se o controle é o que aparenta na caixa ou se é o menor conforme citado pelo Agent, acredito que seja o menor, alguém tbém sabe se este modelo de controle da caixa existe ou é só uma invenção gráfica da TecToy?
Esse controle da caixa existe sim, o membro Edi (FZ2D) tem um, ele ja postou aqui no tópico que falam dele, aqui esta:

http://www.sega-brasil.com.br/forum/vie ... =15#p38745
Imagem

Imagem

Imagem
Zillion
Contato:

Mensagem por Zillion »

Odin escreveu:
Zillion escreveu: Muito estranho, o de 10 jogos neste modelo o Start parece ser branco ou cinza. Foto acima.
Esse controle da caixa existe sim, o membro Edi (FZ2D) tem um, ele ja postou aqui no tópico que falam dele, aqui esta:

http://www.sega-brasil.com.br/forum/vie ... =15#p38745
Pode crer, más note que há uma diferença, o do Edi (FZ2D) é turbo e este da caixa azul aparenta ser comum, bonito controle este. Eu prefiro o de 3 botões pelo formato más um no formato do de 3 com 6 botões seria o canal para jogar Street. :mrgreen:
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
MSX2, Xbox 360 [JP], PSP-1000, PS2, PS3, PS4, GBA
Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS, RG35XX Plus
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Zillion escreveu:Pode crer, más note que há uma diferença, o do Edi (FZ2D) é turbo e este da caixa azul aparenta ser comum, bonito controle este. Eu prefiro o de 3 botões pelo formato más um no formato do de 3 com 6 botões seria o canal para jogar Street. :mrgreen:
Pois é, eu vi que este éra diferente mesmo por ser turbo, mas esses controles da caixa existem sim, só são extremamentes dificeis de achar.
Imagem

Imagem

Imagem
Vectorman

Mensagem por Vectorman »

Agentman escreveu:Hmmm...será que a imagem desses controles aparecem na caixa do console?
Pois essa foto não dá certeza de nada, nem que os controles sejam originais.
A foto foi mais pra ilustrar mesmo...Eu já tive esses controles quando eu era mais novo e eram da Tec Toy... Porém, eu nunca os abri para saber como eram por dentro... Mas eu acredito que no seu controle apenas a carcaça seja original, pois, no fim dos anos 90 o trabalho da Tec Toy não era tão porco ao ponto de usar placas xing ling nos seus controles <oldmrgreen> <oldmrgreen>
Imagem
Rony_Ket
Contato:

Mensagem por Rony_Ket »

Nos controles mais recentes (Cinzas/Brancos), que tem o formato idêntico aos controles JAP, o "chip" do controle, é borrão preto.
Porém a placa deste é de melhor qualidade que os piratas (mais grossa) e com contatos a base de grafite, como nos 100% originais, que dá uma melhor sensibilidade a curto prazo, mas a longo prazo, deterioram.

Uma coisa a perceber, pra ver se é original ou não, é a qualidade do cabo.
O cabo da Tec Toy, mesmo dos controles mais recentes (que vem nas aberrações) ainda é extremamente superior ao cabo de qualquer xing-ling.
Cabo mais grosso, resistente e mais comprido.
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Agentman

Mensagem por Agentman »

Esse controle é definitivamente pirata.
Eu achei o feeling dos botões bem meia-boca e quando abri, vi que as borrachinhas eram diferentes mesmo. Além de que não tem nem nome da Tec Toy ou SEGA na placa.
Não é possível que a Tec Toy tenha feito uma coisa dessas.
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Rony_Ket escreveu:Nos controles mais recentes (Cinzas/Brancos), que tem o formato idêntico aos controles JAP, o "chip" do controle, é borrão preto.
Porém a placa deste é de melhor qualidade que os piratas (mais grossa) e com contatos a base de grafite, como nos 100% originais, que dá uma melhor sensibilidade a curto prazo, mas a longo prazo, deterioram.

Uma coisa a perceber, pra ver se é original ou não, é a qualidade do cabo.
O cabo da Tec Toy, mesmo dos controles mais recentes (que vem nas aberrações) ainda é extremamente superior ao cabo de qualquer xing-ling.
Cabo mais grosso, resistente e mais comprido.
Poxa, eu não sabia disso :cry:

Será que os cinzas duram bastante ou não vão durar por muito tempo? Eu tenho 2 aqui que são os controles de 6 botões que uso, e vieram com meu Master com 112 jogos, eu até gosto deles, mas não sei se eles são duraveis como os clássicos... Será que devo ir atraz dos clássicos originais dos anos 90?
Imagem

Imagem

Imagem
Rony_Ket
Contato:

Mensagem por Rony_Ket »

Os controles originais dos anos 90 também tem esse defeito de projeto, de ter os contatos da placa feitos de grafite, que deterioram.

Eu prefiro um 6 botões cinza nunca usado, do que um dos anos 90 já meio usadinho, hehe!

Tenho um par de 6 botões cinza, e mais um par de 6 botões branco, mais 4 controles de 3 botões da década de 90, sendo que um deles, já teve que ser "remendado", pois o grafite dos contatos da placa, acabou!

Mas quando eu me deparar com mais controles destes baratos, pode ter certeza que comprarei para guardar para posterioridade! :)
Rony_Ket:
Facebook YouTube
Odin
Contato:

Mensagem por Odin »

Rony_Ket escreveu:Os controles originais dos anos 90 também tem esse defeito de projeto, de ter os contatos da placa feitos de grafite, que deterioram.

Eu prefiro um 6 botões cinza nunca usado, do que um dos anos 90 já meio usadinho, hehe!

Tenho um par de 6 botões cinza, e mais um par de 6 botões branco, mais 4 controles de 3 botões da década de 90, sendo que um deles, já teve que ser "remendado", pois o grafite dos contatos da placa, acabou!

Mas quando eu me deparar com mais controles destes baratos, pode ter certeza que comprarei para guardar para posterioridade! :)
Ah tá, pensei que eles fossem muito inferiores :D

Eu também pretendo estocar controles, por enquanto de 6 botões só tenho esses 2 cinzas e aquele Songa <oldlol>

E mais dois de 3 botões, um do Genesis e outro do Mega Japa, o único que me deu problema até agora foi um dos cinzas a 2 anos, pois antes eu enrolava eles e uma vez o direcional para a esquerda parou de funcionar de um deles, mas foi só eu parar de enrolar, e dar uma "entortadinha" no cabo que ele voltou ao normal, e uso esse controle de propósito até agora e ele não deu mais nada :D

Ano passado tinha centenas de controles cinzas lacrados no Kabum a 14 reais, mas perdi a oportunidade de comprar, quando eu fui comprar uns 3 acabou o estoque a:|a
Imagem

Imagem

Imagem
leonardodmg

Mensagem por leonardodmg »

Os controles da decada de 90 são bons mesmo. Não tive sorte com os cinzas do MD mais novo. O direcional era falho d+ e perdi 2 pela borracha ter rachado e tal. Um que me serve até hj é um de 6 botoes da SEGA. Esse sim é bom. Comprei a um tempão atras 1 xing ling pra quebrar o galho, mas o fio é curto e tal. Dei pro meu primo.
Responder