Aí vai a sinopse, povo. Tenho pronta, pois tô mandando meu material pra um monte de editora... vamos ver se uma aceita.
A Vela Sacra conta a história do garoto Luca, filho de Geraldo e Isabel, que sofre por causa da sua separação. Levado pela mãe para morar temporariamente na casa de uma amiga, Kerstin, ele sofre, dia após dia, pela situação que lhe foi imposta, ao mesmo tempo que tenta viver suas rotinas de uma maneira comum.
Os dias passam e, numa noite, aparece-lhe Gimmos, um ser de outra dimensão, que atribui ao garoto uma missão muito impotante: conseguir a Vela Sacra, um artifato que teria o poder de evitar uma grande guerra naquele lugar, algo que já acontecera no passado por causa de Zhark, o líder dos demônios. Luca aceita ser o escolhido divino para ajudar a resgatar a Vela e derrotar o vilão.
Na nova dimensão, o jovem conhece Mindjia, conhecida de Gimmos que dá as primeiras orientações à dupla, antes de partirem. É ela que explica a Luca os perigos que corre estando à mercê de Zhark e suas artimanhas. Ela presenteia o rapaz com um amuleto mágico, que desempenhará importantes funções no decorrer da trama.
Os dois partem, conforme manda seu destino. Em sua jornada, encontram-se com seres fantásticos como os da “Cidade Secreta das Sombras”, as “Terras de Klig”, “O Labirinto dos Reis Mortos” (onde Luca se torna adulto pelo poder do amuleto) e a floresta Doyg, onde terão de encontrar o ancião, aquele que lhes será de grande ajuda. Tudo isso, até chegarem aos Domínios de Zhark, local em que deverão salvar aquela dimensão.
Vez por outra, Gimmos é convocado pelo “Conselho dos Dez”, um grupo celestial que representa as vontades de Deus. Tal conselho funciona como antagonista em algumas partes da história, fazendo com que o parceiro do jovem aja de forma contrária à sua vontade.
Na trama, ainda surgem alguns personagem que auxiliam a dupla em sua jornada: o dragão Reni, a elfa Minerva e até mesmo Glek, um ex-adorador de Zhark que não tem, no líder, a exata figura de respeito e admiração como os demais demônios. Juntos, eles têm missões diversas que vão desde a luta com seres do mal, até fazer com que um garoto de uma cidade sorria. O grupo recebe algumas ajudas “pontuais”, conforme visitam vilas e conhecem pessoas. Ao mesmo tempo, eventos continuam acontecendo na dimensão de Luca, em que Isabel e sua filha sofrem com a separação de Geraldo (nesse momento, elas não conseguem se lembrar do garoto, pois Gimmos as fizera esquecerem-no).
Finalmente, eles encontram o ancião (que, na verdade, tornara-se um anjo), através do qual põem as mãos no artifato sacro. Em seguida, partem para as Terras de Zhark, onde veem o portal dimensional aberto: Luca o atravessa, e, desesperado, percebe que o fogo e a destruição haviam tomado conta daquele lugar. Seus pais, provavelmente, estariam mortos. O ódio toma conta do coração do jovem, que cruza o portal em direção aos exércitos do rei dos demônios, que é derrotado após intensa e feroz batalha. Todavia, Luca também sofre com a luta, e seu pobre e desgastado corpo depende do convencimento de Gimmos ao Conselho dos Dez para salvá-lo.
======= COLOQUE AQUI UM FINAL QUE DEIXA O LEITOR NA DÚVIDA DO QUE REALMENTE ACONTECE, FAZENDO COM QUE ESTE: A) XINGUE A MÃE DO AUTOR, BEM COMO SUAS PRÓXIMAS 50 GERAÇÕES; B) ELOGIE O MEXEDOR DE CANETA. =======
[]s