Master System: Alex Kidd in Miracle World

Alex Kidd in Miracle World(アレックスキッドのミラクルワールド)

Plataforma: Master System
Gênero: Plataforma
Jogadores: 1
Lançamento: 1986 (JP)
Desenvolvedor: SEGA
Publicador: SEGA

 

Do manual:

“Há muitos séculos, no planeta Aries, vivia um menino chamado Alex Kidd. Durante sete anos ele morou no Monte Eterno estudando Shellcore, uma antiga arte marcial que ensinava as pessoas a ser tão fortes que elas conseguiam quebrar grandes pedras com as próprias mãos.
Certo dia, ao deixar o Monte Eterno para ir à sua terra natal espiritual, ele encontrou um moribundo que lhe fez uma revelação: a pacífica cidade de Radactian corria um grande perigo. Antes de exalar o último suspiro, o homem deu a Alex o fragmento de um mapa e um medalhão feito com um pedaço da Pedra do Sol.
O que tudo aquilo queria dizer? O único jeito de descobrir seria viajar para o Miracle World e lá procurar as respostas.”

Com esses trẽs parágrafos, começa a história de um dos personagens mais queridos pelos fãns da SEGA. Alex Kidd in Miracle World foi lançado no Japão em 1986, e é o primeiro jogo estrelado pelo Alex Kidd, inclusive considerado por muitos como o melhor jogo da série.

Apesar da introdução no manual não contar, Alex sai em sua jornada para salvar Radactian e também sua família, pois seu irmão Egle e seu pai, o rei Thunder, estão desaparecidos.

Na época em que cada byte valia ouro, os programadores da SEGA conseguiram algo impressionante para um jogo de apenas 1 Megabit. Com gráficos detalhados e coloridos, fundamentais para caracterizar as variadas fases do jogo, guiamos Alex por carvernas, florestas, no mar, castelos e até pelo céu. Sem nos esquecermos da música, que apesar de repetitiva é cativante, e com certeza ficou na memória de muitas crianças que gastaram horas de frente ao console.

Gráficos coloridos e variados

Espalhados pelas fases, podemos encontrar diversas sacolas de dinheiro que nos servirão para comprar ítens nas lojas, incluíndo vidas extras. Aliás, itens interessantes não faltam no jogo, contando inclusive com a motocicleta Sukopako, o Peticopter e o bote Suisui.

Outra característica inusitada de Alex Kidd in Miracle World são as batalhas com os chefões de fase, que na verdade são partidas do famoso jogo Japonês Jakenpo. Popularizado no mundo como o jogo do Papel-Pedra-Tesoura, o Jakenpo apresenta três possibilidades de escolha aos participantes: Papel, pedra e tesoura. Ambos jogadores devem exibir sua escolha simultâneamente, e vence quem tiver a escolha mais forte. Lembrando que Papel vence Pedra (papel embrulha pedra), Pedra vence Tesoura (pedra quebra tesoura), e Tesoura vence Papel (tesoura corta papel).

Jakenpô

O verdadeiro vilão do jogo é Janken o Grande. Imperador do planeta Janbarik e grande mestre na arte do Jakenpô, Janken planeja invadir Radactian com o auxílio dos seus lacaios Parplin o Perseguidor, Chokkinna o Dissimulado, e Gooseka o Trapaceiro. Antes de enfrentar Janken o Grande, Alex terá que confrontar os seus terríveis ajudantes, que também são ótimos jogadores de Jakenpô.

Janken e seus capangas

Alex Kidd in Miracle World é um ótimo jogo de plataforma, divertido e cativante. Particularmente, é um dos meus jogos preferidos. Não jogá-lo é se privar de um dos melhores jogos já lançados para um console de 8bits! Então não perca mais tempo.

E não se esqueça de olhar o meu artigo especial “Segredos de Alex Kidd in Miracle World“, que conta diversos segredos e bugs existentes no jogo, imperdível!

Jair

Sobre Jair