Jair, ele é mais difícil do que qualquer outro da série, isso é fato. Você dificilmente consegue passar uma fase sem morrer algumas vezes, visto que ele é cheio de detalhes... Tem um par de fases, por exemplo, que são basicamente só plataformas pequenas muito espaçadas com trampolins e aquele vento soprando direito, então você precisa calcular onde mais ou menos você deve cair (visto que você está fora da tela) para ir de pulo em pulo... Ai lá pela sexta plataforma tem um Lakitu jogando aleatoriamente aqueles bichos espinhados, bem onde você deveria cair. Aí volta a fase toda... Tem vários lugares em que você precisa pular às cegas no abismo e torcer para o koopa troopa estar voando no local exato para você quicar nele e alcançar a plataforma, mecânica usada repetida vezes durante o jogo, às vezes em sequência (tem um castelo, acho que o 8-4, que você precisa esperar os koopas ficarem em uma posição específica para você pular sobre um e depois o outro sobre a lava). Tem fase que você simplesmente empaca por não ter saída visível, até você pular por meia tela e achar uns blocos invisíveis para continuar.
Ele também tem uma quantidade absurda de Irmãos Martelos e Bloopers (aquela lula chata), sendo que estes últimos aparecem também fora da água. Outra coisa usada à exaustão são aquelas barreiras giratórias de fogo, às vezes em sequência e sobre abismos ou lava, com aquelas bolas de fogo pulando entre elas. As batalhas contra o Bowser em cada castelo são progressivamente mais cabeludas, além de ele jogar MUITOS martelos e cuspir fogo ainda tem umas plataformas que dificultam você pular sobre ele. Tem warp zones que te levam duas ou três fases PARA TRÁS, ao invés de para frente. A maioria dos itens está escondida ou mal-localizada (tipo uma estrela logo antes de um koopa voador que você precisa quicar para chegar do outro lado, com a estrela você o atravessa e cai no buraco). Embora a florzinha facilite demais a vida, você raramente fica com ela muito tempo, pois vários lugares são mais difíceis de serem passados com os personagens grandes, tipo você pular de uma plataforma direto na parede e querer entrar em um "nicho" na parte de baixo - com o Mario grande você cai direto, mesmo tendo espaço para ele entrar, é da física do jogo. O mesmo vale para você pular de uma plataforma para cair na que está imediatamente inferior a ela (geralmente com uma planta carnívora que vai aparecer via de regra no momento em que você encosta no cano...).
Mas mesmo com isso tudo - e isso não é tudo - o jogo é uma obra de arte. Ao contrário dos
Kaizo Mario da vida, no qual o jogo te coloca uns troços impossíveis que você tem que repetir mil vezes até achar o pixel certo para passar, aqui você percebe claramente o que precisa fazer, só depende da sua habilidade para fazê-lo. Ele não é tão difícil como pintam os leite-com-pera dos canais do YouTube que gostam de fazer review de jogos mais velhos do que eles para falar ostra, mas que ele exige certa dedicação e paciência, isso exige. Se eu consegui terminá-lo em algumas horas, qualquer um consegue