Master system monitor?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

MAGAIVER
Mensagens: 849
Registrado em: Sex Set 26, 2008 12:14 am
Localização: Londrina, Paraná, Brasil
Contato:

Master system monitor?

Mensagem por MAGAIVER »

Então, eu estava pensando em compartilhar o monito do pc com meu SMS 1 tec toy ja que ele esta parado num canto, e queria saber como fazer isso.
Meu monitor é um LG 710E CRT, so comprar uma VGA box e pronto, eu nunca entendi como funcionam as VGA boxes, conecto o SMS por AV nela e depois? Alguem teria algum experiência no assunto pra me explicar melhor.
E alguem poderia me recomendar uma VGA box (caso seja ela a solução) confiavel.

Outra coisa que veio a mente, se for algo simples eu ia aproveitar e ligar o CCE super game também, jogos de atari e master system pra passar o tempo durante um download ou algo assim seria divertido.
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Master system monitor?

Mensagem por Corredor X »

Magaiver, mal comparando um bocado, as VGA Boxes funcionam como aquela clássica caixinha TV-Vídeo que todo mundo usava para ligar os videogames na TV via RF. Você a conecta entre o monitor e o computador, com um cabo VGA de cada lado, tendo a opção de ligá-la a um dispositivo RF/RCA/S-video/Componente (dependendo do modelo, é claro) e alternar entre o que você deseja que apareça na tela: o sinal do computador ou o sinal alternativo.

É uma função excelente, mas tem lá os seus poréns. Particularmente, eu não gosto de como fica a imagem que vem do computador com a VGA Box conectada. A imagem perde um pouco da nitidez original que a sua placa de vídeo proporciona, quando eu a deixava conectada. É algo mínimo que muita gente nem deve notar, mas que realmente me incomodava.

No seu caso, ainda há um outro agravante. Você quer usá-la para jogar Master e Atari, ou seja, vai ligar nela coisas com saídas AV e RF. Por experiência, eu te digo: você só consegue uma imagem boa de uma fonte externa com o melhor sinal possível. Meu SNES ficava inacreditavelmente ruim ligado ao monitor via AV, sendo que à época era um LG 710E igual ao seu. Só no s-video ele ficava aceitável, a diferença era brutal. Agora imagine um RF, é garantia de um monte de borrões... Isso acontece porque a resolução do monitor é muito mais alta do que o a do videogame, dando uma bela esticada na imagem. Você tem a opção de configurar a VGA Box para uma resolução menor, tipo 800x600, para aliviar isso um pouco, só que aí entra outro detalhe: os monitores não exibem a melhor imagem do mundo se você os coloca numa resolução menor do que ele geralmente é feito para trabalhar, daí de toda forma não se consegue uma imagem perfeita. Para você ter uma idéia, meu monitor atual já tem entradas RCA, s-vídeo e componente de fábrica, mas só neste último se consegue uma imagem realmente boa de fontes analógicas. Para jogar meus consoles que usam o s-vídeo, eu prefiro conectar minha VGA Box (PlayTV Box 4, que também é uma placa de captura) na entrada VGA do monitor - o computador é ligado em outra entrada, a DVI, não ocasionando o problema que citei lá em cima - porque existe certo ganho da imagem por conta da função progressive scan da PlayTV. Mas mesmo a VGA Box/PS e até sem ela, não consigo obter uma imagem boa do RCA pra baixo. Como eu vivo chorando por aqui, é por isso que eu tenho jogado pouco NES e Atari ultimamente, desde que minha TVzinha CRT de 14' rodou do quarto.

Sinceramente, não sei se vale realmente a pena comprar uma VGA Box no seu caso. O ideal mesmo é você conseguir uma emprestada e fazer um teste no seu monitor para ver o que acha. :D
Imagem
MAGAIVER
Mensagens: 849
Registrado em: Sex Set 26, 2008 12:14 am
Localização: Londrina, Paraná, Brasil
Contato:

Re: Master system monitor?

Mensagem por MAGAIVER »

Eu tava vendo preços de VGA boxes e são caras de mais e ja desisti da idéia, e se for pensar também eu ja tenho um controle de arcade USB que uso então posso usar ele com algum emulador de SMS... é so pra matar tempo mesmo, é que eu vejo esse SMS parado aqui e me encomoda e fico tentando arrumar uma utilidade pra ele. De video game parado ja basta o odyssey que um dia vai voltar a ativa.
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1152
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Master system monitor?

Mensagem por Agrobel »

Pega uma TVzinha de 14'.... Eu tenho duas aqui, ao lado do monitor, e já fiz exatamente isso que vc quer fazer: matar tempo durante um download... hehe.

Se vc peguntar pela vizinhança, é capaz de até ganhar uma dessas TVzinhas de 14'... Se não ganhar, ainda são grandes as chances de achar uma por um preço bem em conta.
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Master system monitor?

Mensagem por Corredor X »

A sugestão do Agrobel é muito boa, acho que compensa bem mais uma 14' próxima do monitor nesse caso.
Imagem
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: Master system monitor?

Mensagem por Rodrigo Justi »

Corredor X escreveu:A sugestão do Agrobel é muito boa, acho que compensa bem mais uma 14' próxima do monitor nesse caso.
Os monitores deixam a tela bem distorcida. Então o negócio é seguir o conselho e pegar uma de 14" ou até mesmo uma de 10"!
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Master system monitor?

Mensagem por Vectorman »

Puxa vida, até que é uma boa idéia mesmo... Talvez se um dia eu arranjar outro mega, já sei onde colocar... Emulador me dá nos nervos... :roll:
Imagem
Responder