MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Rodrigo Justi »

Olá senhores!

Tenho um Mega Drive III, esse mais recente, inteiraço, sem nenhum cabo flat e tal.
Imagem
Essa foto eu peguei na Internet, não é esse meu Mega original. :D

Pois bem, quando ligo os cabos A/V e os ligo na minha televisão, logo quando aparece a tela de boot, aparecem algumas letras "amareladas". E mesmo com o jogo em execução, algumas letras que são brancas ficam meio amareladas. As outras cores (vermelho, verde, etc...) não se alteram, ficam normais. E quando ligo o cabo RF, fica tudo bonzinho.

O que fazer?
Se quiserem, tiro umas fotos do hardware do velho.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Diesel
Mensagens: 266
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 5:07 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Diesel »

Será que não precisa fazer aquela regulagem da cor no botãozinho que fica na placa?

Na real, o MD tem isso? :mrgreen: O MS eu sem que tem.
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Corredor X »

Acho que no Mega não tem aquele potenciômetro, pelo menos no Mega I não tem...
Imagem
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Rodrigo Justi »

Bom, tirei algumas fotos do Mega aberto, quem entende de hardware dê uma olhada e se quiserem mais fotos, eu tiro.

http://www.flickr.com/photos/14491537@N06/
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Corredor X »

Curioso, parece que ele tem mesmo um pot de regular a cor... Perto ali das saídas de vídeo, vê? Teoricamente, isso pode ser a solução do seu problema. Digo teoricamente porque:

a) não tenho certeza de que esse pot é realmente das cores, embora tudo indique que sim. Acho que o Giga (que se não me engano tem esse modelo também) pode elucidar isso melhor;

b)relendo seu primeiro post, você comentar que o RF está normal, não? Se não me engano, se fosse algo nessa regulagem, ele estaria idêntico ao AV.

Ah, feliz aniversário, amigo :D
Imagem
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Rodrigo Justi »

Corredor X escreveu:Curioso, parece que ele tem mesmo um pot de regular a cor... Perto ali das saídas de vídeo, vê? Teoricamente, isso pode ser a solução do seu problema. Digo teoricamente porque:

a) não tenho certeza de que esse pot é realmente das cores, embora tudo indique que sim. Acho que o Giga (que se não me engano tem esse modelo também) pode elucidar isso melhor;

b)relendo seu primeiro post, você comentar que o RF está normal, não? Se não me engano, se fosse algo nessa regulagem, ele estaria idêntico ao AV.

Ah, feliz aniversário, amigo :D
Vou tirar mais umas fotos próximas a saída de vídeo pra você ver.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Gigacom »

Hummm... tenho 2 Mega Drive 3 aqui em casa... e esse seu amigo tá mais liso por dentro que os meus! A placa mãe dos Mega daqui tem uma porção de chips, processadores, CIs... mas esse seu tem só alguns... interessante.

Sobre o problema do AV, já vi algo semelhante. Tenho duas TVs, ambas tela plana, uma de 15" e outra de 21". Na de 15", a imagem de qualquer jogo e de qualquer video game fica uma beleza, mas na de 21" a imagem fica um pouco ruim... as cores não ficam tão vivas, o fundo preto por exemplo, fica meio esbranquiçado, independente de qual Mega eu use: o MD2, o MD3... E quando uso RF, as cores ficam muito boas, mas com aquela qualidade típica do RF mesmo.

Sendo assim, você já tentou ver se a imagem fica melhor em outra televisão?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Rodrigo Justi »

Gigacom escreveu:Hummm... tenho 2 Mega Drive 3 aqui em casa... e esse seu amigo tá mais liso por dentro que os meus! A placa mãe dos Mega daqui tem uma porção de chips, processadores, CIs... mas esse seu tem só alguns... interessante.
E o mais interessante ainda é que ele roda jogos de todas as nacionalidades, japoneses, europeus e americanos! Nos japoneses a gente tem que desmontar o cartucho, já que a proteção plástica não deixa, mas mesmo assim roda normalmente. E já é um console velhinho, mais de 10 anos de uso.
Gigacom escreveu:Sobre o problema do AV, já vi algo semelhante. Tenho duas TVs, ambas tela plana, uma de 15" e outra de 21". Na de 15", a imagem de qualquer jogo e de qualquer video game fica uma beleza, mas na de 21" a imagem fica um pouco ruim... as cores não ficam tão vivas, o fundo preto por exemplo, fica meio esbranquiçado, independente de qual Mega eu use: o MD2, o MD3... E quando uso RF, as cores ficam muito boas, mas com aquela qualidade típica do RF mesmo.

Sendo assim, você já tentou ver se a imagem fica melhor em outra televisão?
Fica quase a mesma coisa, menos na de 14", dai as cores ficam boas. Nas duas de 20" eles ficam com algumas letrinhas amarelas. Quase a mesma coisa das tuas ai acima.

Então o defeito é na TV?
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Gigacom »

Eu não diria que seja um defeito na TV... os meus Mega Drive e o SNES não ficam muito bons na TV de 21" que tenho... o Mega fica com as cores meio ruins, e o SNES com uma faixa meio esbranquiçada na vertical. Já os consoles de 32 bits a imagem fica uma belezura só! Saturn e PSX ficam ótimos!

A causa pode estar relacionada com o PAL-M, que provoca algumas alterações já bem conhecidas, sendo que esta anormalia pode ser uma delas. Já tentei de tudo: alterar brilho, cor, matiz mas nada deu certo. O pior é que assim que ligo o Mega, a tela fica perfeita, com o fundo bem preto e as letras brancas, daí um ou dois segundos depois as cores ficam do jeito que falei. Acontece o mesmo aí, chega em algum momento a ficar tudo como deveria?
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Rodrigo Justi »

Gigacom escreveu:Eu não diria que seja um defeito na TV... os meus Mega Drive e o SNES não ficam muito bons na TV de 21" que tenho... o Mega fica com as cores meio ruins, e o SNES com uma faixa meio esbranquiçada na vertical. Já os consoles de 32 bits a imagem fica uma belezura só! Saturn e PSX ficam ótimos!

A causa pode estar relacionada com o PAL-M, que provoca algumas alterações já bem conhecidas, sendo que esta anormalia pode ser uma delas. Já tentei de tudo: alterar brilho, cor, matiz mas nada deu certo. O pior é que assim que ligo o Mega, a tela fica perfeita, com o fundo bem preto e as letras brancas, daí um ou dois segundos depois as cores ficam do jeito que falei. Acontece o mesmo aí, chega em algum momento a ficar tudo como deveria?
Aqui acontece exatamente o contrário: Quando vejo a tela de boot, assim que liga-se o Mega e aparece aquela famosa mensagem, as letras brancas ficam meio amareladas. E depois de certo tempo, assim que se inicia o jogo, elas ficam bem melhores, cada uma em seu lugar.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Luigi Papa
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Fev 05, 2009 11:45 pm

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Luigi Papa »

já tentou ver se acha outro cabo AV?

o cabo é de boa procedência? Digo isso pq uma vez comprei um cabo AV pro meu mega numa loja de eletrônicos e essa $#@%! de cabo queimou alguma coisano mega que ficou sem imagem só com com som, tive que levar na autorizada da Tec Toy e ainda comprei um cabo AV original.

Mas também pode ser alguma coisa com as tvs, aqui a minha LG de 20 polegadas eu tinha um problema com alguns jogos de Dreamcast, tipo o Tomb Raider, onde a barra de energia praticamente não aparecia na tela, acabei descobrindo o modo de serviço da TV e corrigi isso meio na marra....
Rodrigo Justi
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Abr 01, 2009 9:57 pm
Localização: Maringá/PR
Contato:

Re: MD - Tela de Boot com letras amarelas quando ligado ao AV

Mensagem por Rodrigo Justi »

Luigi Papa escreveu:já tentou ver se acha outro cabo AV?

o cabo é de boa procedência? Digo isso pq uma vez comprei um cabo AV pro meu mega numa loja de eletrônicos e essa $#@%! de cabo queimou alguma coisano mega que ficou sem imagem só com com som, tive que levar na autorizada da Tec Toy e ainda comprei um cabo AV original.

Mas também pode ser alguma coisa com as tvs, aqui a minha LG de 20 polegadas eu tinha um problema com alguns jogos de Dreamcast, tipo o Tomb Raider, onde a barra de energia praticamente não aparecia na tela, acabei descobrindo o modo de serviço da TV e corrigi isso meio na marra....
O cabo é bom, novinho... Quase original. E a TV não os mesmos problemas quando uso outros aparelhos na saída AV.
Segredos da Informática
http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/
Artigos, dicas e tutoriais para Windows e Linux
Responder