Vamos desenvolver games?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

michel.teobaldo
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 9:48 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por michel.teobaldo »

[quote="Gigacom"]
Sabe meu caro, aprender Assembly não é láááá tão complicado, porém é muito custoso... tenho uma sugestão melhor, e que funcionará muito bem: MODGAME.

Não quero com isso lhe jogar um balde dágua... acredite, tambem morro de vontade de criar um jogo para algum console, ainda mais o querido Master System, porém criar tudo do zero é custoso e demorado... no entanto se tem noticia que grandes sucessos do Master System foram programados por uma única pessoa em um intervalo de tempo até que meio curto (uns 2 meses no máximo), se bem que eram programadores formados, em faculdades estrangeiras, com bom conteúdo... :roll:

Sobre a programação... bem, imagino eu que é possível encontrar na internet algum programa que compile um código escrito em C para Assembly, o que seria uma mão na roda!!! Afinal, a sintaxe do C é de assimilação mais facil para nós, jovens com 20 e tantos anos hehehe! Já o compilador de Assembly para o Z80 é mole de se encontrar! Ha a possibilidade tambem de se aproveitar códigos já prontos, engines de jogos de plataforma funcionais, e arquivos ou códigos para o PSG do Master...
quote]

Adoraria mesmo fazer um game para um console.
Preferi master system pq foi o primeiro video game que tive e ainda existe um tutorial na net que ensina a passa a rom para a fita de master system, assim podendo jogar o meu jogo no console, imagina só :D
vc me aconselha pegar um programa que converta de C para Assembly e de assembly para Z80?

O que é modgame?

Grato pela atenção
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por Gigacom »

Mod game é o mesmo que pegar um jogo pronto, modificar o código dele, e compilar novamente pra jogar. Mod games oficiais que são bastante conhecidos, é o Monica no Castelo do Dragão e Chapolin x Drácula, ambos do Master System, e que eram outros jogos modificados pela Tec Toy, e transformados nesses que são, pelo na história, completamente diferentes.
Na internet encontramos muitos mods desses para Master e Mega, geralmente são chamados de rom hack. A técnica a principio é simples: se pega uma rom de um jogo qualquer (sonic p.exemplo), e então, através de extração e inserção de código, você pode substituir o sprite que faz o Sonic, e colocar um bonequinho parecido com você :D Ou qualquer outra coisa! Dá pra criar até um RPG usando os cenários do Sonic! É o caminho mais curto para a criação de um jogo.

Quanto a criação do zero e a construção do código... suponho que possa funcionar sim o esquema de escrever o código em C, compilar para Assembly ou mesmo converter direto para Assembly do Z80.

Enfim, o esquema do rom hacking (ou mod game) já é um excelente começo pra você! O esquema agora é escolher um jogo cuja rom seja possível e facil de alterar, montar a tabela hexadecimal dele, e aí mãos à obra!!!
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
michel.teobaldo
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 9:48 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por michel.teobaldo »

A tá romhack eu já ouvi falar

mas apenas alterar a imagem e texto não era o que eu tinha em mente,

Porém, já que estou começando agora tentarei fazer isto.

Gosto de Ghouls 'n Ghosts
vou tentar alterar o texto e a imagem do jogador,
conseguindo isto posto aqui no forum.

Gigacom, vc me recomenda algum programa em especial que facilite a minha vida?

Vc possui algum modgame?

Se possuir, deixa eu ver como ficou, posta aew.

Vlw
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por Corredor X »

Giga, uma dúvida de um leigo total em programação: é mais fácil portar um jogo de hardwares relativamente parecidos ou refazê-lo do zero?
Imagem
classicgaming
Mensagens: 148
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 1:34 am

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por classicgaming »

O problema de desenvolver jogos para sistemas antigos está em somente 1 ponto: Documentação.

É muito dificil vc encontrar documentos dizendo diretamente o q fazer. Vc quer fazer um sistema de colisão melhor? "utilize esse código", ou "esta maneira". Pq não adianta vc querer reinventar a roda. E isso vc não encontra.

Então o trabalho acaba dobrando, ou até mesmo não saindo de forma correta, ou não saindo.

E ai tem um agravante: Vc já começa com um projeto enorme, e porque? Pela experiencia que vc tem com jogos.

Quer fazer tudo de uma vez, utilizando os melhores recursos. Explosões, rotações e afins. Pq vc já viu isso em outros jogos. E ai a coisa complica pela falta de documentação.

Eu me aventurei em algumas plataformas. Nada saiu, pq sempre acabava no ponto de "não sei como fazer".

Vou contar somente uma: Odyssey^2 da Philips.
Meu projeto: O jogo da cobra, q come um número e aumenta de tamanho.

Até onde foi: Bem avançado. Sprites da cobra com corpo. Movimentação. Colisão. Já até tive a viagem de fazer o jogo para 2 players. Ai chegou o problema. O que fazer com 128 BYTES de memória. Isso mesmo BYTES. Não tinha saida. Não tinha memória extra. Fazer o jogo pro Videopac G7400 que tem mais memória, mas tem meia dúzia de pessoas que tem o console?

Resultado: Abandonei. :-(

Minha dica pra vcs:
Escolha a plataforma e verifique o que tem de documentação sobre programação disponível na net. Se não tiver muita coisa, escolha outra.

É muito frustrante vc ver a coisa caminhando, e depois ter q simplesmente abandonar por não saber mais como fazer, e o pior, sem ter praticamente pra quem perguntar.

Sobre escrever em C e depois compilar pro Assembler específico do aparelho: Do que eu vi até agora, isso não existe. Se o Kit de desenvolvimento tiver sido criado pra utilizar o C, sem problemas. Senão, a coisa tem que ser diretamente no Assembler mesmo.

Hj em dia brinco com XNA mesmo. Tem tudo ai, é fácil e é basicamente minha ferramente do dia-a-dia. ^^

[]'s
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por Gigacom »

Corredor X escreveu:Giga, uma dúvida de um leigo total em programação: é mais fácil portar um jogo de hardwares relativamente parecidos ou refazê-lo do zero?
É mais facil porta-los mesmo... por mais coisa que se tenha que alterar no código de um jogo, boa parte de tudo é aproveitável em qualquer hardware. É claro que há situações que o jeito é fazer o negócio do zero (como o Street Fighter 2 do Master...), porém nos outros casos não tende ser tão radical assim.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
michel.teobaldo
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 9:48 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por michel.teobaldo »

A idéia de desenvolver para master system se deu ao fato de encontrar um site especializado no video-game, com muita documentação sobre o mesmo.

Só estava querendo que mais pessoas tivessem o interesse de desenvolver para o master system, e porque não?

sabe, se eu quisesse desenvolver game facilmente faria um mugem, eu realmente gosto de desafios.
Mas não dá para aprender "japonês" sozinho. Por isso vim ao forum, para ver se alguém conhece a linguagem e está disposto a ensinar aquilo que aprendeu.

minha maior dificuldade é entender o que está escrito na documentação (Não sei muita coisa de inglês) e nisso eu precisaria de ajuda.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por Rogue »

michel.teobaldo escreveu:A idéia de desenvolver para master system se deu ao fato de encontrar um site especializado no video-game, com muita documentação sobre o mesmo.

Só estava querendo que mais pessoas tivessem o interesse de desenvolver para o master system, e porque não?

sabe, se eu quisesse desenvolver game facilmente faria um mugem, eu realmente gosto de desafios.
Mas não dá para aprender "japonês" sozinho. Por isso vim ao forum, para ver se alguém conhece a linguagem e está disposto a ensinar aquilo que aprendeu.

minha maior dificuldade é entender o que está escrito na documentação (Não sei muita coisa de inglês) e nisso eu precisaria de ajuda.
Se quer tem que correr atrás...

A maioria aprende com curso. Depois com livros e uns gatos pingados aprendem pela intrawebz.
Aprender é uma coisa, depois você vai usar todas as ferramentas para aprender coisas novas e desenvolver as que você sabe.

É bom dedicar um tempo ao inglês... é possível aprender qualquer língua por conta própria. Tenta o site lingQ, pelo que me lembre é de graça.
^^
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por Vectorman »

michel.teobaldo escreveu:A idéia de desenvolver para master system se deu ao fato de encontrar um site especializado no video-game, com muita documentação sobre o mesmo.

Só estava querendo que mais pessoas tivessem o interesse de desenvolver para o master system, e porque não?

sabe, se eu quisesse desenvolver game facilmente faria um mugem, eu realmente gosto de desafios.
Mas não dá para aprender "japonês" sozinho. Por isso vim ao forum, para ver se alguém conhece a linguagem e está disposto a ensinar aquilo que aprendeu.

minha maior dificuldade é entender o que está escrito na documentação (Não sei muita coisa de inglês) e nisso eu precisaria de ajuda.
Meu irmão aprendeu parcialmente Japonês jogando Digimon no preisteichon... Mas ele já esqueceu tudo :lol: :lol: :lol:
Imagem
vlad_djkax
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 5:28 pm

Re: Vamos desenvolver games?

Mensagem por vlad_djkax »

Vectorman escreveu:Meu irmão aprendeu parcialmente Japonês jogando Digimon no preisteichon... Mas ele já esqueceu tudo :lol: :lol: :lol:
Eu também, jogando Shenmue II Europeu! Mas também já esqueci :mrgreen:
Vlad - Dj Kax

Imagem Imagem
Responder