Sobre o Master System 1...

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Panthera
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Mar 31, 2008 11:27 pm

Sobre o Master System 1...

Mensagem por Panthera »

Tenho algumas dúvidas sobre o master, apesar de desejar este console desde criança, só agora que estou entrando nesse mundo...

- O master 1o modelo (com hang on/safari hunt na memoria), tem entrada av ou só rf?
- Há trava de região entre os jogos de master brasileiros, americanos e japoneses?
- Quais jogos que não rodam no master system 1?

Desde já agradeço pelas respostas :)
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Corredor X »

Panthera escreveu:- O master 1o modelo (com hang on/safari hunt na memoria), tem entrada av ou só rf?
Ambas. Nos consoles americanos, a entrada AV é idêntica à do primeiro modelo do Mega, podendo-se inclusive usar o mesmo cabo. Já o nacional possui entradas RCA padrão, como as do NES.
- Há trava de região entre os jogos de master brasileiros, americanos e japoneses?
Basicamente, dá para dividir esse assunto entre jogos ocidentais e orientais. Os jogos americanos, brasileiros e europeus rodam bem entre si, com exceção de alguns poucos da Europa que apresentam gráficos estranhos quando colocados nos nossos - fora o Back To The Future III, que não funciona mesmo. Já os jogos japoneses e coreanos não funcionam nos nossos consoles tanto por conta de uma trava de software (o jogo faz uma verificação da BIOS presente no console) tanto por impossibilidade física; os carts japoneses tem número de pinos e formato diferentes dos que temos aqui, lembrando muito mais um jogo de Atari do que os nossos velhos conhecidos. Os jogos ocidentais rodam sem problema nos modelos japoneses do Master com a ajuda de um adaptador.
- Quais jogos que não rodam no master system 1?
Até onde eu sei, supostamente os cartuchos de 8 mega da Tec Toy (Street Fighter II', Castelo Rá-Tim-Bum) não rodam no primeiro modelo, existe até um pequeno aviso na capa dos mesmos. Isso é meio contraditório e já foi assunto de tópico por aqui, mas não temos certeza absoluta de como isso funciona realmente. Aliás, temos que voltar a discutir isso qualquer dia desses, tipo no dia em que o Jair tirar do armário os jogos e o Master para vender.
Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Jair »

Corredor X escreveu: Basicamente, dá para dividir esse assunto entre jogos ocidentais e orientais. Os jogos americanos, brasileiros e europeus rodam bem entre si, com exceção de alguns poucos da Europa que apresentam gráficos estranhos quando colocados nos nossos - fora o Back To The Future III, que não funciona mesmo. Já os jogos japoneses e coreanos não funcionam nos nossos consoles tanto por conta de uma trava de software (o jogo faz uma verificação da BIOS presente no console) tanto por impossibilidade física; os carts japoneses tem número de pinos e formato diferentes dos que temos aqui, lembrando muito mais um jogo de Atari do que os nossos velhos conhecidos. Os jogos ocidentais rodam sem problema nos modelos japoneses do Master com a ajuda de um adaptador.
Só corrigindo, o jogo não faz nenhuma verificação, na verdade a BIOS ocidental checa o cartucho à procura do CRC e essa informação não existe nos jogos japoneses, gerando o já famoso Software Error. Desabilitando a BIOS (e conseguindo um adaptador), os jogos japoneses rodam sem problema no SMS nacional.


Jair,
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Corredor X »

Isso isso isso, a verificação que o jogo faz é relativa à região do console, que é o que aquele mod desvirtua; a anta aqui confundiu as bolas sem perceber :oops:
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Agrobel »

Ainda bem que essas diferenças não se estenderam ao Game Gear, ou então eu estou muito desinformado. Digo isso porque tenho um Game Gear supostamente japonês, que roda cartuchos americanos e nacionais sem problemas, além de rodar os jogos do Master System TecToy com o adaptador Master Gear.
Mas o que vocês disseram sobre a diferença física entre os cartuchos nacionais e japoneses leva a supor que exista um outro modelo de Master Gear, japonês, correto?

Mas essa limitação do Master System para os cartuchos de 8 Megabits eu nunca tinha ouvido falar, nem acharia razoável supor. Porém, supondo, só me resta estimar que a limitação está na bios, já que as especificações técnicas indicadas nas caixas são as mesmas desde o modelo I até o último, 3 Collection (com 131 jogos na memória)...
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Panthera
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Mar 31, 2008 11:27 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Panthera »

Então quer dizer que a maioria dos jogos europeus roda de boa nos masters systems brasileiros, tanto no 1 como no 3?

Faço este tipo de pergunta porque já vi que alguns titulos de jogos pro master vai ser mais facil de conseguir europeu.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Corredor X »

Agrobel escreveu:Ainda bem que essas diferenças não se estenderam ao Game Gear, ou então eu estou muito desinformado. Digo isso porque tenho um Game Gear supostamente japonês, que roda cartuchos americanos e nacionais sem problemas, além de rodar os jogos do Master System TecToy com o adaptador Master Gear.
Mas o que vocês disseram sobre a diferença física entre os cartuchos nacionais e japoneses leva a supor que exista um outro modelo de Master Gear, japonês, correto?
O Game Gear não tem limitação de região mesmo, Agro. E embora exista um Adaptador Para Jogos do Master System japonês para o Mega (chamado Mega Adapter), não existe o correspondente para o GG rodar jogos do Mark III/Master japa.
Panthera escreveu:Então quer dizer que a maioria dos jogos europeus roda de boa nos masters systems brasileiros, tanto no 1 como no 3?
Sim, eles teoricamente rodam em 60hz redondinhos sem problema.
Imagem
Panthera
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Mar 31, 2008 11:27 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Panthera »

Bom saber disso! Posso comprar meus joguetes tranquilamente então :D

É que haviam me falado que os jogos europeus não funcionariam no Master brasileiro
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Agrobel »

E quanto aos jogos de Master em cartão, ou seja, aqueles que entram na porta do óculos 3D? Existe limitação/região? Qual o grau de compatibilidade??
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Corredor X »

Agro, é o mesmo esquema dos cartuchos, acontece a tal verificação e os japoneses (incluindo os das versões anteriores do Mark III) não são aceitos pelos consoles ocidentais. Já o contrário é perfeitamente possível. É uma pena essa incompatibilidade, porque tem umas coisas interessantes que são inéditas por aqui, como a sensacional versão do H.E.R.O. do SG-1000. Mais um motivo para eu descolar um Master japa um dia...
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Gigacom »

Outro dia desses tinha um Mark 3 originalissisisisisisisisisimo no Mercado Livre, com caixa e tudo mais... tavam vendendo à preço de Myau em PS...
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Corredor X »

Nem me fala, é igual Famicom AV: aparece vez ou nunca por um preço que me faz duvidar do poder das lentes que corrigem minha miopia.
Imagem
Panthera
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Mar 31, 2008 11:27 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Panthera »

Nunca tinha ouvido falar de jogos de master system em cartão, tb nunca vi um a venda...
Avatar do usuário
Melanogaster
Mensagens: 898
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 1:47 am

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Melanogaster »

Diretamente da coleção do rupert, alguns cards gringos:
rupscards.jpg
rupscards.jpg (81.08 KiB) Exibido 6371 vezes
Imagem
Agrobel
Mensagens: 1155
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 7:39 pm

Re: Sobre o Master System 1...

Mensagem por Agrobel »

Nossa! Eu também nunca tinha visto os cartões. Só sabia da existência. Bom.... ver eu vi por foto. Na realidade eu ainda nunca vi mesmo.. hehe.

Ninguém tem um pra vender, não? Só pra sentir o gostinho de disvirginar o slot dos óculos 3D do meu Master... Hehehe.
A TecToy chegou a produzir algum jogo em cartão para o Master? (Nossa, tô parecendo usuário de suporte técnico ... hehe.. Desculpa a chateação aí!)

Abração!
Se vampiros tivessem imagem no >< on megami messevit soripmav eS
espelho, Alucard veria-se assim. >< .missa es-airev draculA ,ohlepse
Inspirado em um amigo do fórum..><..muròf od ogima mu me odaripsnI
Responder