Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Mensagem por Odin »

Pessoal eu estava afim de jogar alguns jogos japoneses do Master System que são jogados com os Paddles, vi que tem o Alex Kidd BMX Trial, e uma versão do Phantasy Zone que achei interessante que usam os Paddles, mas não tenho nenhuma das versões japonesas do console, só meu SC-3000 australiano, que não sei se roda jogos japoneses, e também não tenho nenhum controle Paddle da Sega, mas tive uma ideia maluca para tentar jogar esses jogos num console...

Eu tenho um Everdrive chinês do Mega Drive, e sei que dá para jogar de boa roms de Master System nele, acredito que roms japonesas também, e como não tenho os Paddles originais da Sega, tive a ideia de tentar jogar com os originais do Atari que tenho, eu tenho também aqueles controles do Coleco Gemini com um Paddle embutido, só estou na dúvida se esses Paddles do Atari são compatíveis, eu sei que os controles do Atari funcionam de boa no Master System, apesar de faltar um dos botões no Master System, também sei que os controles originais do Master System e do Mega Drive funcionam de boa no Atari, mas na questão dos Paddles não sei se são compatíveis, tenho receio de conectar os Paddles no meu Mega Drive e queimar a entrada de controles do meu console :shock:

Mas será que eles funcionariam de boa no Mega Drive só para jogar as roms japonesas de jogos com Paddle do Master System? A mesma dúvida vale para os Master System nacionais, mas ainda não tenho um Everdrive do Master System, mas gostaria de saber se rodam também, pois quero adquirir o Everdrive dele em breve também.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Zillion
Mensagens: 1620
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 9:47 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Mensagem por Zillion »

Odin escreveu: Sáb Out 14, 2023 8:41 pm Pessoal eu estava afim de jogar alguns jogos japoneses do Master System que são jogados com os Paddles, vi que tem o Alex Kidd BMX Trial, e uma versão do Phantasy Zone que achei interessante que usam os Paddles, mas não tenho nenhuma das versões japonesas do console, só meu SC-3000 australiano, que não sei se roda jogos japoneses, e também não tenho nenhum controle Paddle da Sega, mas tive uma ideia maluca para tentar jogar esses jogos num console...

Eu tenho um Everdrive chinês do Mega Drive, e sei que dá para jogar de boa roms de Master System nele, acredito que roms japonesas também, e como não tenho os Paddles originais da Sega, tive a ideia de tentar jogar com os originais do Atari que tenho, eu tenho também aqueles controles do Coleco Gemini com um Paddle embutido, só estou na dúvida se esses Paddles do Atari são compatíveis, eu sei que os controles do Atari funcionam de boa no Master System, apesar de faltar um dos botões no Master System, também sei que os controles originais do Master System e do Mega Drive funcionam de boa no Atari, mas na questão dos Paddles não sei se são compatíveis, tenho receio de conectar os Paddles no meu Mega Drive e queimar a entrada de controles do meu console :shock:

Mas será que eles funcionariam de boa no Mega Drive só para jogar as roms japonesas de jogos com Paddle do Master System? A mesma dúvida vale para os Master System nacionais, mas ainda não tenho um Everdrive do Master System, mas gostaria de saber se rodam também, pois quero adquirir o Everdrive dele em breve também.
Não funciona a pinagem é diferente.
Zillion
Magnífico desafio dos Nozas!
Master System [JP], Genesis, SEGA Saturn [JP]
Atari 2600, Xbox 360 [JP], PSP, PS2, PS3, PS4,
GBA, Sharp Twin, Super Famicom, Wii, DS
autokad
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 25, 2016 4:15 pm

Re: Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Mensagem por autokad »

Não funciona. Os controles Paddles dependem do chip TIA do Atari para serem interpretados corretamente.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Mensagem por Odin »

Uma pena então, mas será que não tem algum esquema para fazer esse controle caseiro? Se tiver posso tentar fazer um, o controle normal do Master System é um dos mais simples que existem, talvez esse Paddle só precise de um cabo com um plug DB-9, um potênciômetro e um botão tact switch, fora a carcaça que pode ser uma patola pequena e um knob para colocar no potênciometro :D
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Mensagem por Gigacom »

autokad escreveu: Dom Out 15, 2023 7:01 pm Não funciona. Os controles Paddles dependem do chip TIA do Atari para serem interpretados corretamente.
A Tia do Atari... taí uma paradinha que valeria muito a pena ter no Aliexpress, naquele precinho camarada.
Falando nisso, as véis fico cá imaginando com meus botões como seria bacana ter um kit de montagem de video games. Por exemplo, "monte seu atari, compre aqui o CPU, a Tia e a Rebelião para criar o seu próprio video game" ou "pacote MSX/Master System: Z80, DCSG e e placa de video RTX 9918 Texas Instrument".
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Será que os controles Paddle do Atari funcionam no Master System e Mega Drive?

Mensagem por Odin »

Gigacom escreveu: Seg Out 16, 2023 4:54 pm
autokad escreveu: Dom Out 15, 2023 7:01 pm Não funciona. Os controles Paddles dependem do chip TIA do Atari para serem interpretados corretamente.
A Tia do Atari... taí uma paradinha que valeria muito a pena ter no Aliexpress, naquele precinho camarada.
Falando nisso, as véis fico cá imaginando com meus botões como seria bacana ter um kit de montagem de video games. Por exemplo, "monte seu atari, compre aqui o CPU, a Tia e a Rebelião para criar o seu próprio video game" ou "pacote MSX/Master System: Z80, DCSG e e placa de video RTX 9918 Texas Instrument".
Já vi alguns kits no Aliexpress que vinham os chips principais do Atari, e até que não eram caros, mas não achei eles agora a venda. Vi uns no ML, mas eram mais caros. Uma pena não existir esses kits mesmo, bem que poderiam ter criado uns kits tipo aqueles que tinham do IUB que podia montar TVs e rádios em casa, nem de Pongs que seria muito mais fácil existem. Um amigo de outro fórum que trabalhava com repros chegou a criar uma placa de reposição de Atari uma vez, e era um projeto bem interessante, mas ele acabou se afastando por problemas familiares e não consegui mais falar com ele, eu queria ter adquirido uma placa dessas para tentar criar meu próprio clone de Atari, mas eu teria que ter ido atrás dos outros componentes também, o que teria sido complicado.

Sobre os controles paddles, um parceiro de outro fórum achou esses dois esquemas aqui para fazer paddles compatíveis caseiros, um deles dá para fazer até com Arduino e eu tenho um Arduino parecido com esse aqui que acho que dá para usar nele, uma hora quero tentar fazer um desses:

https://hackaday.io/project/167338-smsx-paddle

https://www.raphnet.net/electronique/sm ... dex_en.php
Imagem

Imagem

Imagem
Responder