Yaba Sanhiro 2 Pro - Emulador de Saturn para Android

Espaço para discussão sobre Saturn e Dreamcast.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Yaba Sanhiro 2 Pro - Emulador de Saturn para Android

Mensagem por Gigacom »

O Saturn é um dos consoles que ainda hoje não possui emulador a altura do video game.
Além da dificuldade de se emular o sistema, o fato é que há pouco estimulo por parte da comunidade para o desenvolvimento das engines de emulação. SSF, Yabause, Mednafen são três dos emuladores que melhor fazem esse papel de trazer a experiência de jogo desse video game para usuários de PCs, embora o Yabause desde o nascimento do seu projeto tenha a proposta de ser um emulador multiplataforma.

Houve um bom esforço de se portar partes ou o todo desses emuladores para o mundo ARM dos Android e aproveitar a boa capacidade das atuais CPUs de celulares e tablets que usam o robozinho da Google. E um desses trabalhos de se portar um emulador de Saturn para o Android é o Yaba Sanshiro 2, um fork do Yabause portado para o Android pelo famoso desconhecido Devmiyax (https://github.com/devmiyax)
images.png
images.png (11.23 KiB) Exibido 1327 vezes
Quando comprei o controlinho M30 da 8-bitdo, fui atrás de emuladores e acabei esbarrando na versão gratuita do Yaba Sanshiro. Sem muita esperança, os primeiros joguinhos que testei foram Daytona CCE e Panzer Dragoon Saga. Minha expectativa ao testar esses dois era de obter uma emulação nível péssima->ruim, com glitches de som e gráficos para todo laod. Porém... porém...

a:placasat:a

O emulador funcionou foi é bem pá xuxu. Claro, há vários glitchs nos gráficos mas que não impedem jogar esses games. Daytona mesmo dá pra correr tranquilo e sem engasgos, quase como se estivesse jogando no video game. Brinquei um bucado com ele no emulador. Panzer Dragoon Saga tem uns glitches nas lutas e em algumas cenas mas na boa, fui é longe no game e parei no terceiro disco e só não continuei porque quis revisitar o jogo numa TV e no console original.

Pra dar uma ideia de como é a emulação, vejam esse videozinho de captura:
Yaba Sanshiro 2 Pro.zip
Video compactado, favor abrir para visualizar
(2.97 MiB) Baixado 78 vezes
Observem que essa é uma cena onde há efeitos de transparência, objetos e muito movimento, usando diversos recursos e funções do hardware do Saturn que estão emulados perfeitamente aqui. A experiência aqui e no console é muito próxima.

Fiquei tão satisfeito com o emulador que resolvi gastar um pouquinho de meu suado dinheirinho para comprar a versão pro do emulador, cuja diferença da versão free é só o fato de não ter limite de armazenamento de jogos na biblioteca do emulador. Ok que minha módica contribuição não significa muita coisa além do "hey, curti demais seu trabalho, keep going". Não vai ajudar o desenvolvedor nem a pagar um café lá fora, mas espero que sirva como um singelo e muito caridoso incentivo a:wink:a
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder