Controle 8-bit do da Treco Toy - Um feliz encontro

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Controle 8-bit do da Treco Toy - Um feliz encontro

Mensagem por Gigacom »

0444_tectoy-m30-joystick-gamer-bluetooth-995810191842_z4_637721466422547136.png
Uns bons anos atrás quando a 8-bitdo veio ao mundo prometendo controlinhos com estilo retrô para jogar em celular e computador, ficamos muito felizes, mas logo veio a realidade tupiniquim estapeando a nossa cara: os pequenos controles custariam um pouquinho demais para a maioria dos bolsos. O modelo mais básico girava em torno de uns 30% do salário mínimo, o que desestimulava bastante o retrogamer brasileiro a apostar em algo novo e que podia não ser tão bom quanto a promessa. A Treco Toy no entanto resolveu arriscar e nacionalizaou dois produtos da 8-bitdo: o M30 e o Zero 2 Mini.

O M-30 da Treco Toy foi bem caprichado. A versão brasileira é bluetooth e na caixa já acompanha o clip de suporte para colocar um celular. Apesar de na época ele meio que acompanhar o preço lá de fora em doletas, o fato é que com o passar dos anos e das muitas e frequentes crises, subidas do dolar e inflação, acabou que HOJE o controlinho, mesmo que mantendo mais ou menos o mesmo preço de quando estreou pela TT por aqui, está bem mais acesssível pois o preço do gadget não sofreu atualização desde que aportou por aqui. Outro detalhe interessante é que o Mercado Livre foi inundado de anúncios exatamente desse modelo da TT e a um preço ainda mais acessível, contando com os benefícios do Mercado Envios que costuma entregar com uma rapidez enorme.

Comprei o M-30 da TT no Mercado Livre por um pouco mais de R$ 100. Confesso que minha expectatva era bem baixa, esperava uma replica meio nhéco-nhéco, com dificuldades de conexão e um certo delay do tipo "aperta pulo e espere o Sonic morrer miseravelmente nos espinhos". Sim, o delay era o que mais esperava pois o meu objetivo era utilizar o controlinho com o celular e já estava me conformando a usar o dispositivo em jogos do tipo Shining Force, onde o delay do controle não viria a prejudicar (tanto) a experiência de jogo.

Bem... os meus receios foram totalmente frustrados pois o M-30 se mostrou muitissimo bom e de uma qualidade que jamais esperaria obter em um dispositivo bluetooth para celular. E foi tão boa a surpresa que vale a pena destacar cada um dos aspectos do controle.

O plástico é de ótima qualidade, melhor até mesmo que os utilizados pela Sega na época do Mega Drive. Os botões são macios e com um percurso pra lá de adequado para jogar o que quer que seja. Direcional consegue ser mais macio, preciso e responsivo que o controle de 6 botões do MD. É bastante leve e resistente, encarando com segurança mochilas e malas cheias, e falo isso por experiência. A sincronização funciona muitissimo bem, com um delay baixissimo comparável ao dos consoles modernos. A conexão é simples e funcional, e após sincronizado basta apertar o botão START para ele ligar e conectar com o bluetooth. A bateria dura uma eternidade, tenho há mais de um ano e conto nos dedos as vezes que carreguei o bichinho. É perfeito para jogar os games da SEGA até a era do Dremcast mas aqui há uma observação: o mapeamento dos botões segue aquele padrão de controles Android, então alguns botões poderão ficar meio estranhos e semelhantes ao layout do PS4, mas é só remapear no jogo ou emulador do jeito que melhor lhe agradar. O clip para celular é bacaninha e funcional, prende bem o aparelho, o único porém aqui é o tamanho do celular ou peso dele que pode incomodar ou deixar a coisa meio insegura... mas aí já não é por conta do controle e sim do celular que vier e ser usado. No meu caso tenho um S22+, com capinha dessas de "prova de shock"; o conjunto do celular é meio pesado e grandão, mas mesmo assim o clip consegue sustentar tudo muito bem.

O controlinho tem me servido perfeitamente para jogar qualquer game de Master, Mega e até Saturn no celular. É possível encarar numa boa Contra, Alex Kidd, Sonic, MUSHA e qualquer outro jogo que exija comandos rápidos e precisos. Dar ráduken ou papai-pede-hamburguer é fácil fácil graças ao direcional.

Não só recomendo a compra desse controlinho na versão TT, como sugiro que se compre pelo menos dois enquanto ainda tem por aí. Acabando os TT que tem no Brasil só restará a opção de compra direto da China que, acreditem, pode sair bem mais salgado que os que já estão por aqui.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder