Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela de apresentação borrados?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela de apresentação borrados?

Mensagem por Odin »

Pessoal ontem peguei uns cartuchos piratinhas que não estavam pegando com um amigo meu para tentar recuperar para ele, eram 10 cartuchos, e consegui recuperar 5, esses só estavam oxidados mesmo e só lixei os contatos com uma lixa bem fina para não danificar e limpei, mas dois deles me chamaram bastante a atenção, no início achei que eles estavam com defeito, pois um deles o logo da Sega quando ligava o console aparecia borrado, e outro além desse logo a tela de apresentação aparecia com as letras borradas, mas depois percebi que eles eram assim mesmo, pois os jogos começavam normalmente sem nenhum bug, os jogos eram o Super League e o Tnunder Force III, eu fiquei tão intrigado com eles que até dumpei as roms com um gravador que tenho aqui, que também copia roms, e tirei screenshots dessas roms piratas e das roms originais também, segue as imagens

Super League pirata:

Imagem

Super League original:

Imagem

Thunder Force III pirata:

Imagem Imagem

Thunder Force III original:

Imagem Imagem

Alguém saberia me dizer porque os pirateiros faziam isso na época? Tive poucos cartuchos piratinhas de época do Mega Drive, alguns que tive ou tive contato só vi que removeram o logo da Sega, mas borrar, e borrar até a tela de apresentação para mim é novidade, nos labels deles diziam os nomes normais. Eu suspeito que esses cartuchos foram fabricados na verdade para serem vendidos com algum clone de Mega Drive, pois geralmente isso era feito com vários clones de NES e Famiclones que já vi, como os piratinhas da Falcon Soft que mudavam o nome de alguns jogos.
Editado pela última vez por Odin em Qua Set 13, 2023 9:14 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

Basicamente pra dar uma enrolada na turma dos direitos autorais. Se não exibiam o nome das empresas, faziam de conta que não eram piratas.
Eu não lembro de ver um jogo com o título borrado mas pelo jeito faziam também. Você pode colocar as roms em algum site pra compartilhar? Acho que é interessante preserva las pois são parte da história.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Odin »

Jair escreveu: Qua Mai 31, 2023 3:21 am Basicamente pra dar uma enrolada na turma dos direitos autorais. Se não exibiam o nome das empresas, faziam de conta que não eram piratas.
Eu não lembro de ver um jogo com o título borrado mas pelo jeito faziam também. Você pode colocar as roms em algum site pra compartilhar? Acho que é interessante preserva las pois são parte da história.
Sim, pensei nessa possibilidade também, já vi muito isso no NES, de borrar ou retirar os nomes, ou até renomear eles para fazer isso, mas fiquei surpreso em ver que no Mega Drive faziam isso também. Tive poucos cartuchos piratinhas de época, mas os poucos que tive a maioria apareciam o logo e os nomes normais, só fui estranhar isso com meu Galaxy Force II que não aparecia o logo da Sega, e só consegui ele a uns três ou quatro anos atrás, agora me deparei com esses dois ai. Eu dumpei os outros cartuchos que recuperei também, alguns eu vi que não aparecem o logo da Sega, e mais esses dois ai, mas tem uns três que acho que são só cópias mesmo, as roms são as mesmas que tinham nos originais.

Eu dumpei com a intenção de compartilhar também, só não sei se alguém teria interesse neles, quem tiver interesse podem me pedir por MP :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

Manda em mp pra mim é importante imortalizar eles online. Eu vou subir para sites de roms.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por B - Mark »

Ja vi isso em alguns jogos piratas de Mega Drive que joguei em locadoras e aluguei e so tinha logo da Sega borrado ou copyright apagado.

No caso do Thunder Force III com tela bugada nunca vi isso porque não o joguei na epoca mas me lembro do Batman (Baseado no filme de 1989) em que o emblema do morcego apareceu bugado e tela de aprentação aparecia apenas a mensagem Push Start Button e apagaram não apenas os copyrights da Sunsoft,Sega e DC Comics mas ate o titulo do jogo.

Na Revista Supergame 2,Agosto de 1991 publicaram uma materia sobre isso e mostraram um Revenge of Shinobi pirata com o logo da SEGA borrado.

Tem tambem esta pagina do site Sega Retro com informações do Sonic 1 pirata que teve os Copyrights da Sega removidos e me lembro de ter jogado um desses na epoca das locadoras.

https://segaretro.org/Sonic_the_Hedgeho ... )/Bootlegs

Tenho interesse nestas roms que vc dumpou e mais tarde te mando MP para conversar melhor sobre isso.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Odin »

Beleza pessoal, em breve irei passar para vocês essas roms, se quiserem passo as que dumpei com o logo da Sega removido também.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por B - Mark »

Odin escreveu: Sáb Jun 03, 2023 12:11 am Beleza pessoal, em breve irei passar para vocês essas roms, se quiserem passo as que dumpei com o logo da Sega removido também.
Odin, ja respondi a MP sobre as roms e tambem tenho interesse nos jogos sem o logo da Sega
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Odin »

Já enviei as roms para o Jair e o B - Mark :mrgreen:

Segunda feira vou precisar sair e vou aproveitar e ir na loja dos meus parceiros, que fica perto de onde vou, ai vou ver com eles se posso testar as outras piratinhas que tem lá, se achar mais alguma piratinha modificada vou levar junto meu gravador para copiar as roms.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

Pra atualizar esse tópico, as roms possui as seguintes diferenças:

F1 Hero MD não tem os créditos na tela inicial.
Outrun não tem a tela da SEGA nem os créditos na tela inicial.
Galaxy Force II não tem a tela da SEGA nem os créditos na tela inicial.
FIFA95 não bate nenhuma rom conhecida mas não vi diferenças
Dahna não tem a tela da desenvolvedora nem os créditos na tela inicial.

Bem ao estilo dos piratas da década de 90 que removiam os créditos :P Valeu Odin por! As roms foram enviadas para a no-intro e logo deve fazer parte dos rom sets do Mega. Anexada as fotos que o Odin me enviou.
Anexos
MELNUGJ_o.JPG
MELOJF6_o.jpg
MELNUGL_o.jpg
MELNUKK_o.JPG
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Odin »

Beleza Jair, valeu :mrgreen:

Estou devendo olhar os outros piratinhas lá na loja, deve ter quase 50 cartuchos lá para mim dar uma olhada, já passei três vezes lá depois disso, mas não tive tempo de olhar, tenho que ir lá com mais tempo, estou louco para ver aqueles piratinhas lá :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

Valeu! Sei que é trampo mas se conseguir dumpar eles seria fantástico!
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7348
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Odin »

Esqueci de postar aqui, mas semana passada eu consegui ir lá na loja e dumpar todos os cartuchos piratinhas que ainda tinham lá, já passei as roms para o Jair analisar, mas eu acabei dumpando 57 cartuchos, e infelizmente 26 deles deram erro e as roms não funcionaram, mas felizmente 31 daqueles cartuchos foram dumpados com sucesso, mas o único cartucho que achei com o logo borrado foi de um Streets of Rage 1, que estava só com o logo da Sega adulterado, com partes cortadas:

Imagem

No mais o jogo parecia o mesmo que a rom original, os outros não achei diferenças, mas o Jair está investigando as roms :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Porque alguns jogos piratas de Mega Drive tem o logo da Sega e a tela se apresentação borrados?

Mensagem por Jair »

As diferenças que percebi:
Alien 3: tem a data errada no header da rom "1980.JAN", pula as telas da SEGA, Acclaim e Probe, e não tem os créditos durante a intro.
Ariel: Não tem a tela da SEGA ou de copyrights.
Bulls vs Lakers: falta os créditos e copyrights, não tem a introdução da EA. O código da empresa no header da rom foi alterado para lixo.
Chuck Rock: Sem tela da SEGA, Virgin ou Core. Sem créditos na tela inicial.
Crude Buster: Sem as telas da SEGA e Data East. Sem copyright na tela inicial, e o código da empresa no header da rom foi alterada para lixo.
Devil Crash: Sem as telas da SEGA e Tecno Soft. Sem copyright na tela inicial. Dump deve ser ruim pois o jogo trava ao iniciar.
Dino Land: Sem as telas da SEGA e Wolf Team. Sem copyright na tela inicial. E o código da empresa no header da rom foi alterada.
Fantasia: Sem tela da SEGA e sem copyright na tela inicial.
Grand Slam: Sem tela da SEGA e sem copyright na tela inicial.
Joe Montana II: Sem tela da SEGA e sem copyright na tela inicial.
MK3: O código de país no header da rom foi alterado para "?".
Pit-Fighter: Sem copyright na tela inicial. Parece ser uma variante de uma rom beta que já está na internet.
Robocop vs Terminator: Sem copyright. Header da rom bate com uma rom beta que já está na internet, mas a região foi mudada de Europa para Estados Unidos.
Shadow Dancer: Sem tela da SEGA e copyrights. Header da rom foi apagado.
Shadow of the beast: Sem telas da SEGA, Victor e Psygnosis, nem copyright na tela inicial.
Streets of Rage: Como o Odin mostrou a tela da SEGA foi alterada. Copyright na tela inicial foi mudado para "PRESS". Código da empresa no header da rom foi alterado.
Terminator 2: Sem telas da SEGA e Flying Edge nem copyrights.
Simpsons: As telas da SEGA e Flying Edge foram removidas. A tela de copyright foi alterada.
Winter Challenger: Tela da Ballistic e copyright foram removidos. A tela inicial está bixada.
World of Illusion: parece o jogo final mas a região no header foi alterado para UJE.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Responder