Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por Corredor X »

Isso é lindo, é o tipo de material interno que eu adoraria que a TT liberasse para a gente (bem como todo e qualquer tipo de swag da época que ela tivesse para mostrar-nos).

É interessante notar esse tipo de postura da Sega Of America (e demais versões USA das empresas), que censurou muita coisa nas localizações dos jogos, principalmente nudez. Vide os peitões da Terarin em Haja no Fuuin, que ganhou um visual mais comportado/amazona guerreira na capa do nosso Miracle Warriors - sendo que eles aparecem de novo, ainda que sem os mamilos, no manual :lol: Tem um monte de exemplos in-game também, já citavam isso na SuperGame na época.

Esse guia tem algumas frases jóias, tipo "quando o jogador escolher 1 Player Start ele irá jogar sozinho" e "escolha uma fonte legível para que não haja confusão no password" (na Ni***ndo não tinham esse guia, principalmente quem ficou responsável pelos passwords da versão USA de Metroid), mas o fascinante mesmo é o nome de fantasia que usaram para o jogo do exemplo: CHAMPION FINGER WRESTLING!!! :lol:
Imagem
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por ReBirFh »

A tela de opções e a função dos botões que eles dão como exemplo foi adotada por boa parte dos jogos, inclusive eu me recordo de já ter tentado selecionar alguma opção com o botão A ou o Start e não conseguir.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por Gigacom »

Coisa muito parecida deve ter havido para o Saturn, na maior parte dos jogos tem todo um esquema de funções por botão, exemplo é a função cancel do botão B, e de conffirm do botão A. Porém tem jogos, principalmente os primeiros da Capcom e uns outros da Akllain em que esse esquema não funciona de jeito algum!
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por Vectorman »

O interessante é que o padrão para o desenvolvimento de jogos é diferente no japão... (no playstation, O padrão amricano é: X escolhe a opção, Triângulo cancela... No japão, Círculo escolhe e X cancela... assim por diante...)
Imagem
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por Corredor X »

A maioria dos jogos que são desenvolvidos nesse padrão japonês sofrem alterações quando chegam aqui, mas curiosamente alguns mantêm essa disposição - se não me engano, Final Fantasy VII é assim, não?
Imagem
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por Rogue »

Ah, sobre os botões, já vi muita discussão a respeito.

Bem, desde o SNES é assim (NES eu não conheço).
A e X ficam à direita, enquanto B e Y ficam à esquerda.
No Mega eu não sei, mas no Saturn seria o C o principal, e o B o de cancelar, podendo ter o A a mesma função do C.
A SEGA não fez com o controle o que a Ni***ndo e a S**y fez. Ela usa a letra C mesmo sem problemas.
No caso do preysteixon, O e X são confirma e cancela, respectivamente. Os símbolos O e X são reconhecidos como tal no Japão, alguns jogos japoneses do Ni***ndo 64 usam e muitas outras coisas como sites, etc. O O confirma e X cancela mesmo, a S**y só adotou eles como botões.

Nos EUA a coisa é ao contrário, ainda bem, na minha opinião, pois eu prefiro de dentro pra fora e acho melhor que seja assim.

Isso está nos manuais de desenvolvimento do Saturn. Outra coisa interessante que está lá é a obrigatoriedade da tela preta Com o símbolo da SEGA e o texto "Produced By Or Under License blá blá blá"
Após a tela o desenvolvedor deve colocar a tela do seu estúdio, porém no caso dos First Party é opcional, pra não precisar repetir SEGA. Nota-se isso deixando a demonstração correr ou apertando B na tela principal dos jogos da SEGA (dã). Aparece uma tela que normalmente foi "pulada". O código dessa tela está no manual.
Outra coisa é a obrigatoriedade do comando A+B+C+Start para voltar para a tela principal e, estando na mesma, sair do jogo. O código pra esse comando está no manual também.
^^
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Padrões para desenvolvimento de jogos da sega

Mensagem por ReBirFh »

:roll: ...agora é a hora que tu posta e compartilha o material.... :lol:
Responder