Consoles que a Tectoy importou

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Sønic[U.G] »

Bom dia pessoal, não sei se esse grupo de discussão é o mais apropriado para postar esse tópico, mas se a moderação desejar pode movê-lo... mas enfim, eu gostaria de saber mais sobre os consoles da Sega a Tectoy chegou a importar e vender no Brasil.

Sei que isso acontecia geralmente no final da era de cada console, e a Tectoy adquiria as unidades por leilão, geralmente alterando o padrão de cores para funcionar em televisores PAL-M.

Os que eu sei que a Tectoy importou foram o Genesis II (+ - em 1997), os Saturns japoneses branco e "skeleton" (+ - em 1998, 99) e o Dreamacast europeu, com a "mangueirinha" azul (+ -em 2002).

Por enquanto é isso, se eu lembrar de mais coisas posto aqui. Quero ver os comentários de vocês. Até depois!
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Corredor X »

Não sabia que a TT tinha feito isso com o Mega também, com os últimos eu já tinha lido a respeito, interessante isso.

Uma pergunta: essa conversão foi bem feita ou aconteceu como na Playtronic, em que os NES adaptados ficaram com as cores desbotadas com o cristal PAL-M?
Imagem
Avatar do usuário
Sønic[U.G]
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Dez 30, 2008 11:30 am
Contato:

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Sønic[U.G] »

Lá no site do Sega Brasil na seção dos catálogos do Mega fala sobre o Mega importado... a caixa é a mesma desta foto aqui , a única diferença é que a desse Genesis importado tinha um adesivo branco onde se lia "Somente para 110 volts" e outro amarelo onde se lia "Série Genesis". Na caixa dos Saturns também indicava que o aparelho era em 110 volts.

Quanto a transcodificação ter ficado bem feita eu já não sei responder, mas provavelmente vai ficar como os demais consoles PAL-M.
SONIC, É UM RAIO AZUL!
SONIC, QUE VAI DE NORTE A SUL!
SONIC, ELE É O MAIS VELOZ QUE HÁ!
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Corredor X escreveu:Não sabia que a TT tinha feito isso com o Mega também, com os últimos eu já tinha lido a respeito, interessante isso.

Uma pergunta: essa conversão foi bem feita ou aconteceu como na Playtronic, em que os NES adaptados ficaram com as cores desbotadas com o cristal PAL-M?
Fez com o Mega no ínicio, os primeiros lotes a chegarem oficialmente no Brasil, eram todos consoles Genesis americanos que sofreram só uma pequena adaptação no codificador de cores e frequência do Mega, para ser compatível com o nosso sistema de televisão.
Isso aconteceu tambem com os primeiros Master System da Tec Toy, que eram importados, tanto que atrás do console, além da tradicional saída RF, havia tambem saída de A/V mono, que praticamente eram desconhecidas em terras tupiniquins naqueles anos 80...
Quanto ao Game Gear não sei dizer... mas creio que podem ter feito a mesma coisa.
O Saturn tambem teve as primeiras unidades importadas, passando a ser produzido de fato em Manaus somente após o lançamento do modelo de botões ovais.

E ainda tem mais! Os primeiros cartuchos de Mega e Master a aparecerem por aqui eram na prática, feitos inteiramente fora do Brasil, as únicas adições eram o label, manual e case que eram fabricados aqui mesmo... a Tec Toy levou um tempo até montar e terceirizar (sim, TERCEIRIZAR) o serviço de fabricação de cartuchos no Brasil.

Quanto à conversão de cores... cara, no Saturn ficou com um tom meio avermelhado, e tambem na placa mãe do console, a Tec Toy inseriu um adaptador de cores bem em cima do chip codificador. No Dreamcast pouco posso dizer, tenho um desses europeus, mas tá sem controle, e toda vez que ligo o bendinto branquinho ele cai numa tela de configuração, e não lê jogo algum, então não tenho como dar a minha opnião no caso do Dream.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Corredor X »

Gigacom escreveu:Isso aconteceu tambem com os primeiros Master System da Tec Toy, que eram importados, tanto que atrás do console, além da tradicional saída RF, havia tambem saída de A/V mono, que praticamente eram desconhecidas em terras tupiniquins naqueles anos 80...
Peraí, mas a saída AV do Master é coisa nossa, não? Os importados usam o mesmo cabo do Mega para isso, no plug que no nosso Master é tomado pela fonte.
E ainda tem mais! Os primeiros cartuchos de Mega e Master a aparecerem por aqui eram na prática, feitos inteiramente fora do Brasil, as únicas adições eram o label, manual e case que eram fabricados aqui mesmo... a Tec Toy levou um tempo até montar e terceirizar (sim, TERCEIRIZAR) o serviço de fabricação de cartuchos no Brasil.
Curioso isso, até hoje eu só vi um cartucho sem a marca da TT no chip, que é o Hang-On/Safari Hunt. Quanto tempo será que durou essa importação?

(e é impressão minha ou o fórum está numa lentidão cavala hoje? Tá demorando para fazer qualquer coisa...)
Imagem
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Gigacom escreveu:O Saturn tambem teve as primeiras unidades importadas, passando a ser produzido de fato em Manaus somente após o lançamento do modelo de botões ovais.
Eu vi o seu comentário sobre isso creio que em outro tópico, mas já que tocou no assunto, que Saturn você está chamando de "botões ovais"? O Saturn de botões ovais é o que tem "Access light". E ele é o primeiro, tanto no Japão quanto nos EUA. E ele que chegou ao Brasil custando mais de "um" mil reais. =P
Gigacom escreveu:Quanto à conversão de cores... cara, no Saturn ficou com um tom meio avermelhado, e tambem na placa mãe do console, a Tec Toy inseriu um adaptador de cores bem em cima do chip codificador. No Dreamcast pouco posso dizer, tenho um desses europeus, mas tá sem controle, e toda vez que ligo o bendinto branquinho ele cai numa tela de configuração, e não lê jogo algum, então não tenho como dar a minha opnião no caso do Dream.
Se esse adaptador de cores que você diz é uma plaquinha extra que existe em alguns Saturns, vai ser muito difícil precisar em qual modelo e época ele era colocado. São tantas versões com ele e sem ele... =/

(O fórum tá lento mesmo)
^^
Vectorman
Mensagens: 4007
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 9:26 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Vectorman »

Corredor X escreveu:(e é impressão minha ou o fórum está numa lentidão cavala hoje? Tá demorando para fazer qualquer coisa...)
Com certeza, amigo, com certeza... (e eu pensando que o problema era com a velox :P )
Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Bem, vamos lá, por ordem... então primeiro a sua resposta Corredor-X:

Sobre o cabo A/V, não cara... é coisa de gringo mesmo. Certa vez, em um lugar que na minha terra chamamos de "feira do rolo" (onde vc pode encontrar de tudo, desde privada e azulejo velho de banheiro, até home theater roubado...), envontrei um Master System I, com marca da Tec Toy, porém com indicios claros de que havia sido importado, recebendo apenas algumas marcas da TT na carcaça, e atrás vinha duas saídas A/V, uma de video e outra de som (uma amarela e outra branca), igual aquelas saida/entrada desse tipo que encontramos hoje em nossas TVs, ou seja, diferente do que acontece com o Mega Drive classico, onde precisa de um cabo de entrada diferente mas com saída A/V, essa mesma que você mencionou. E além das saídas A/V, tinha tambem as outras (fonte, RF, canal 3/4). Isso é coisa de gringo, e vou explicar porque. Nos finais dos anos 80, a televisão a cores ainda começava a aparecer na casa dos brasileiros, pois graças à uma lei vingente na época, a importação de produtos e componentes eletrônicos era na prática proibida pelo governo, forçando e incentivando a industria brasileira a fazer e fabricar os proprios eletrônicos (ou importar algumas partes e fabricar o resto, como a TT fez, vou explicar mais adiante como). Levou uns bons anos até Manaus e São Paulo se adaptarem para construirem TVs a cores, e quando começaram a fabricar, as únicas entrada que essas TVs tinham eram para antenas UHF e VHF, sendo que só mais tarde é que passaram a vir com entrada para de cabo coaxial para o tipo de antena que utilizamos hoje. Isso se deve ao fato de as primeiras TVs serem basicamente aparelhos análogicos, não podendo suportar uma conexão digital como a A/V. Só passamos a conhecer televisores com entrada A/V durante o governo Collor, quando o Fernandinho abriu as portas do Brasil para importação, e modernizou a nossa industria, transformando as nossas "carroças" em carros de verdade, e nossos eletrônicos em produtos de verdade (antes disso, nos EUA, boa parte das televisões já estavam vindo com a entrada A/V, principalmente por causa do falecido Beta MAX (que Deus tambem o tenha...) e do video cassete. Então, os video games entraram nessa linha tambem, primeiro o N*ES (argh!) e depois o grandioso Master System).
A TT viveu durante essa transição, e os primeiros modelos do Master eram feitos da seguinte forma: importava-se a placa mãe com todos os componentes já montados, e aqui fabricava-se apenas a carcaça e outras coisas mais, como a fonte e os controles por exemplo, e jogava pra venda no mercado. Depois de um tempinho de adaptação, a TT começou a montar a placa mãe aqui, importando apenas os componentes de grosso calibre, como processador e memória, aproveitando o resto da industria de semi-condutores nacionais. Graças à isso, os primeiros Master vinham com alma gringa, só virando brazucas mesmo quando a TT passou a fabricar mais coisas do Master, inclusive o software da BIOS!
Sobre os cartuchos, acontece da mesma forma: importaram os primeiros jogos de cada sistema, mas somente a plaquinha e a rom já gravada no chip, fabricando apenas a carcaça mesmo, e posteriormente passaram a fabricar por inteiro. Tenho um After Burner II para Mega lá em casa que é desse jeito, e talvez se eu der mais uma revirada em scans de revistas da época, consiga achar uma reportagem onde a TT fala disso...
E por ultimo, sim! O forum (ao menos ontem) tava lerdo feito mula velha! Tomara que ele ande melhor hoje...

Agora a sua resposta Rogue:
bem... é, tá bom, vamos acertar e corrigir as coisas: o primeiro modelo do Saturn é o que tem botões ovais e led de access disc, o segundo é o que tem botões redondos mesmo. Sobre o adaptador de cores, na verdade é facil dizer em que épocas eles foram inseridos. Suspeito que começaram com os primeiros lotes de Saturn que a TT trouxe (aqueles que custavam o "um" mil hehehe!), depois passaram a ser inseridos nos modelos japoneses que a TT importou, que são aqueles Saturn branquelos e transparentes-esverdeados. Nos outros a TT colocou um chip codificador de cores compatível com o nosso sistema de cores mesmo.

Bom... basicamente é isso aé.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Gigacom escreveu:...e atrás vinha duas saídas A/V, uma de video e outra de som (uma amarela e outra branca), igual aquelas saida/entrada desse tipo que encontramos hoje em nossas TVs, ou seja, diferente do que acontece com o Mega Drive classico, onde precisa de um cabo de entrada diferente mas com saída A/V, essa mesma que você mencionou. E além das saídas A/V, tinha tambem as outras (fonte, RF, canal 3/4).
Creio que são pretos os dois plugues RCA fêmea. Tente se lembrar com certeza, não é muito comum amarelo com branco também. Só pra não passar informação assim chutada. =)

"Cabo de entrada diferente mas com saída A/V". Ficou meio estranho isso, mas creio que você quis dizer que a saída A/V é por um plugue só, talvez um mini-din, e de lá sai A/V, usando RF externo, como qualquer outro console que veio depois disso. A propósito, não sei muito de Mega, ele chegou a possuir RF integrado como o Master?
Acredito que o Corredor mencionou de fato os dois plugues RCA atrás do Master. E, novamente uma dúvida minha, tem Master System sem esses plugues RCA? Pergunto pois só vi com eles mesmo, por não ter visto muitos consoles diferentes. O 2 também não conheço. Sei que o 3 não tem, apenas tem RF, assim como os "portáteis".
Gigacom escreveu:Agora a sua resposta Rogue:
bem... é, tá bom, vamos acertar e corrigir as coisas: o primeiro modelo do Saturn é o que tem botões ovais e led de access disc, o segundo é o que tem botões redondos mesmo. Sobre o adaptador de cores, na verdade é facil dizer em que épocas eles foram inseridos. Suspeito que começaram com os primeiros lotes de Saturn que a TT trouxe (aqueles que custavam o "um" mil hehehe!), depois passaram a ser inseridos nos modelos japoneses que a TT importou, que são aqueles Saturn branquelos e transparentes-esverdeados. Nos outros a TT colocou um chip codificador de cores compatível com o nosso sistema de cores mesmo.
Bem, então vamos lá, sua teoria é que os de botões ovais possuem a tal plaquinha "pendurada" lá dentro do Saturn. E o preto de botões redondos?
O que eu acho é que não é bem assim, nem todos de um modelo são iguais. Por isso comentei que seria bem difícil precisar. Mas estamos aqui pra isso. Com o tempo decifraremos mais esse mistério da Tec Toy...
^^
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Aqui vamos nós para mais uma maratona de respostas Rogue:

Sobre a saída A/V do Master... era do jeito que falei mesmo, uma branca e a outra amarela, e em cima havia a descrição A/V, assim como havia descrições nas outras entradas. Quanto ao Mega Drive, os modelos 1, 2 e 3 clássicos não possuem saída A/V como em DVDs, é nescessário ter um cabo especial para conectar na saída desses video games, sendo que numa ponta o cabo conecta no Mega, e na outra há a saída A/V propriamente dita. O Mega Drive sempre teve saída RF já embutida, sendo que usava-se muito na época (principalmente no ínicio da carreira do Mega) adaptadores de sistema de cores, que se ligavam ou na saída A/V ou na RF do console, transformando o sinal em PAL-M.

Quanto à plaquinha codificadora... ela está presente nos Saturn branco e translucido que a TT importou do Japão. A minha suspeita é de que há a mesma placa nos modelos de botões ovais que a TT importou dos EUA. Os Saturn pretos de botões redondos da TT não possuem essa placa, tendo em vista que este era fabricado aqui no Brasil.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Corredor X
Mensagens: 8564
Registrado em: Dom Set 02, 2007 5:55 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Corredor X »

Gigacom escreveu:Sobre o cabo A/V, não cara... é coisa de gringo mesmo. Certa vez, em um lugar que na minha terra chamamos de "feira do rolo" (onde vc pode encontrar de tudo, desde privada e azulejo velho de banheiro, até home theater roubado...), envontrei um Master System I, com marca da Tec Toy, porém com indicios claros de que havia sido importado, recebendo apenas algumas marcas da TT na carcaça, e atrás vinha duas saídas A/V, uma de video e outra de som (uma amarela e outra branca), igual aquelas saida/entrada desse tipo que encontramos hoje em nossas TVs, ou seja, diferente do que acontece com o Mega Drive classico, onde precisa de um cabo de entrada diferente mas com saída A/V, essa mesma que você mencionou. E além das saídas A/V, tinha tambem as outras (fonte, RF, canal 3/4). Isso é coisa de gringo, e vou explicar porque. Nos finais dos anos 80, a televisão a cores ainda começava a aparecer na casa dos brasileiros, pois graças à uma lei vingente na época, a importação de produtos e componentes eletrônicos era na prática proibida pelo governo, forçando e incentivando a industria brasileira a fazer e fabricar os proprios eletrônicos (ou importar algumas partes e fabricar o resto, como a TT fez, vou explicar mais adiante como). Levou uns bons anos até Manaus e São Paulo se adaptarem para construirem TVs a cores, e quando começaram a fabricar, as únicas entrada que essas TVs tinham eram para antenas UHF e VHF, sendo que só mais tarde é que passaram a vir com entrada para de cabo coaxial para o tipo de antena que utilizamos hoje. Isso se deve ao fato de as primeiras TVs serem basicamente aparelhos análogicos, não podendo suportar uma conexão digital como a A/V. Só passamos a conhecer televisores com entrada A/V durante o governo Collor, quando o Fernandinho abriu as portas do Brasil para importação, e modernizou a nossa industria, transformando as nossas "carroças" em carros de verdade, e nossos eletrônicos em produtos de verdade (antes disso, nos EUA, boa parte das televisões já estavam vindo com a entrada A/V, principalmente por causa do falecido Beta MAX (que Deus tambem o tenha...) e do video cassete. Então, os video games entraram nessa linha tambem, primeiro o N*ES (argh!) e depois o grandioso Master System).
A TT viveu durante essa transição, e os primeiros modelos do Master eram feitos da seguinte forma: importava-se a placa mãe com todos os componentes já montados, e aqui fabricava-se apenas a carcaça e outras coisas mais, como a fonte e os controles por exemplo, e jogava pra venda no mercado. Depois de um tempinho de adaptação, a TT começou a montar a placa mãe aqui, importando apenas os componentes de grosso calibre, como processador e memória, aproveitando o resto da industria de semi-condutores nacionais. Graças à isso, os primeiros Master vinham com alma gringa, só virando brazucas mesmo quando a TT passou a fabricar mais coisas do Master, inclusive o software da BIOS!
Sobre os cartuchos, acontece da mesma forma: importaram os primeiros jogos de cada sistema, mas somente a plaquinha e a rom já gravada no chip, fabricando apenas a carcaça mesmo, e posteriormente passaram a fabricar por inteiro. Tenho um After Burner II para Mega lá em casa que é desse jeito, e talvez se eu der mais uma revirada em scans de revistas da época, consiga achar uma reportagem onde a TT fala disso...
E por ultimo, sim! O forum (ao menos ontem) tava lerdo feito mula velha! Tomara que ele ande melhor hoje...
Cara, eu entendi, sei bem como era o panorama da época da Reserva de Mercado e como isso afetou a produção nacional (dos instrumentos musicais capengas até a maravilhosa infinidade de clones do Atari e do NES) e o que você diz tem tudo para ser a mais pura verdade, por absoluta lógica. Tanto que, se não me engano, o Master I vinha com cabo RF e caixinha TV/Game, que era o padrão da época, como o Dynavision 2, o Atari e o Odyssey. Tenho certeza também que o cenário era propício para a TT importar e só nacionalizar esteticamente e tal seus produtos. O problema é que a saída AV com conectores RCA não existe nos Masters lá de fora! É tudo mini din por lá, como no Mega. Essa possibilidade de conexão com cabos comuns é exclusividade nossa. AV tem nos dois modelos, mas cada um a seu modo. O que pode ter acontecido é a TT ter usado realmente as placas gringas e ter substituído o din pelos dois RCA, talvez por custos de produção ou para poder usar um cabo mais universal. O mais estranho da história é ela ter deixando o din para a fonte, mas tudo bem :lol: Pode reparar que os dois concorrentes diretos do Master - o segundo Top Game compatível com o NES (os clones do Atari e o primeiro famiclone da CCE, todos homônimos, eram RF) e o Phantom System, ambos de 89 - também adotaram o RCA em adição ao RF, como faria se não me engano o Dynavision 3 em breve. A TT possivelmente se precaveio para o que acabaria se tornando o padrão de conexão de vídeo, uma jogada tão sensacional quanto a NOA ter colocado em pleno 1985 um par de jacks no NES, que não existia nem no Famicom original. Claro que tanto Sega quanto a Big N cagariam no pote nos anos 90, lançando lindas novas versões de seus consoles (eu queria um Top Loader...), mas sem o AV para cortar custos! :?

E hoje o fórum está lisinho, lisinho! :D
Imagem
Rogue
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Out 18, 2007 11:20 pm

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Rogue »

Gigacom escreveu:Sobre a saída A/V do Master... era do jeito que falei mesmo, uma branca e a outra amarela, e em cima havia a descrição A/V, assim como havia descrições nas outras entradas. Quanto ao Mega Drive, os modelos 1, 2 e 3 clássicos não possuem saída A/V como em DVDs, é nescessário ter um cabo especial para conectar na saída desses video games, sendo que numa ponta o cabo conecta no Mega, e na outra há a saída A/V propriamente dita. O Mega Drive sempre teve saída RF já embutida, sendo que usava-se muito na época (principalmente no ínicio da carreira do Mega) adaptadores de sistema de cores, que se ligavam ou na saída A/V ou na RF do console, transformando o sinal em PAL-M.
Bem, creio que não leu o que escrevi.
Eu sei o que é uma saída AV, só não dou apelidos aos plugues existentes no mercado, veja:
Rogue escreveu:"Cabo de entrada diferente mas com saída A/V". Ficou meio estranho isso, mas creio que você quis dizer que a saída A/V é por um plugue só, talvez um mini-din, e de lá sai A/V, usando RF externo, como qualquer outro console que veio depois disso.
Falei isso quando você disse isso:
Gicacom escreveu:...diferente do que acontece com o Mega Drive classico, onde precisa de um cabo de entrada diferente mas com saída A/V, essa mesma que você mencionou. E além das saídas A/V, tinha tambem as outras (fonte, RF, canal 3/4).
Só perguntei se no Mega tinha RF integrado também. Mas vc até já tinha respondido ali mesmo.
Veja que citei o exemplo dos consoles mais modernos, onde é necessário pegar o sinal AV (seja de onde for, não precisa ser de plugues RCA) e usar um modulador externo pra transformar em RF.

Bem, sobre esses "adaptadores de sistema de cores" que você cita algumas vezes, o que são eles? A dúvida é porque você disse: "...que se ligavam ou na saída A/V ou na RF do console, transformando o sinal em PAL-M.". Sinto muito mas nunca vi adaptador ou o que quer que seja que faça um trabalho de "transformar um sinal" sendo ligado do lado de fora do aparelho. Creio que até seja proibido vender um aparelho assim. A Tec Toy tinha que transcodificar internamente o console e não fornecer algo pro cliente ligar "ou na saída A/V ou na RF do console".
Gigacom escreveu:Quanto à plaquinha codificadora... ela está presente nos Saturn branco e translucido que a TT importou do Japão. A minha suspeita é de que há a mesma placa nos modelos de botões ovais que a TT importou dos EUA. Os Saturn pretos de botões redondos da TT não possuem essa placa, tendo em vista que este era fabricado aqui no Brasil.
O Saturn branco não possui essa placa. É bom conferirmos se o transparente tem e se o preto de botões redondos tem também.

Sobre o de botões ovais, penso que alguns têm e outros não. Já que temos Saturn muito diferentes internamente, como os com fonte na carcaça e fonte na placa, os com placa de portas de joystick e os com placa "completa", etc.
^^
ReBirFh
Mensagens: 1232
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:18 pm
Localização: Recife/Pernambuco

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por ReBirFh »

Os transformadores são chamados de transcoders e na época do Master e Mega eles eram bem conhecidos pois eram o único meio de ter os jogos importados coloridos já que não eram populares Tvs trinorma.

É claro que eles não eram fabricados pela Tec Toy já que ela detinha os direitos de distribuição dos consoles e não ia querer concorrer com os importados.
TT passou a fabricar mais coisas do Master, inclusive o software da BIOS!
Sobre os cartuchos, acontece da mesma forma: importaram os primeiros jogos de cada sistema, mas somente a plaquinha e a rom já gravada no chip, fabricando apenas a carcaça mesmo, e posteriormente passaram a fabricar por inteiro. Tenho um After Burner II para Mega lá em casa que é desse jeito, e talvez se eu der mais uma revirada em scans de revistas da época, consiga achar uma reportagem onde a TT fala disso...
E por ultimo, sim! O forum (ao menos ontem) tava lerdo feito mula velha! Tomara que ele ande melhor hoje...
Eu tenho um scan que mostra a linha de produção da Tec Toy
(Perdoem o tamanho da imagem)

Imagem
Imagem
Revista Videogame Nº5
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Consoles que a Tectoy importou

Mensagem por Gigacom »

Rogue, sobre os adaptadores o nosso amigo ReBirFh explicou bem o que é, obrigado ReBirFh. Agora sobre a plaquinha que falei, você disse que ela não está presente no Saturn branco, e que seria bom conferirmos isso no Saturn preto e transparente... bem, eu tenho aqui o Saturn branco e o transparente, tinha a placa mãe de um preto com botões redondos tambem, porém ela estragou e a joguei fora, mas nela não tinha a placa. E para provar que o Saturn branco e o translúcido tem essas placas, tirei algumas fotos, segue o link:

http://www.flickr.com/photos/33876706@N02/

Ela intercepta os sinais de video do chip BH7236AF, que tem por função transformar sinais RGB em sinais NTSC ou PAL.

Acredito que essa mesma placa possa estar presente no modelo de botões ovais, pois o sistema de cores dele por padrão é o americano, o NTSC. Mas você já viu algum Saturn branco sem essa placa? Notou se a BIOS dele é japonesa ou brasileira?

Sobre a saída RCA do Master, estava procurando na internet algum manual do Master americano para ver se lá não fala dessas saídas... alguém por aí tem um manual desses? Se tiver, a gente mata essa duvida.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder