A última locadora - O filme que faz você voltar no tempo.

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

A última locadora - O filme que faz você voltar no tempo.

Mensagem por Sonymaster »

O filme ”A Ultima Locadora” teve a sua primeira sessão no último dia 28 de Maio de 2022 na cidade de Apucarana-Pr. O filme é ambientado no final dos anos 80 e conta a história de Alex e Jeanfrancisco , dois amigos que realizam um sonho.



Eles montam sua própia locadora chamada ”Play Games”. Na época as locadoras eram um negócio próspero e lucrativo. Os dois amigos progridem no seu negócio e acabam fazendo uma descoberta que os leva a um universo alternativo dentro de um jogo de Master System. Eles deverão descobrir sua verdadeira missão para chegar ao fim do jogo. O filme conta com a parceria da ”Warpzone” e o apoio cultural da ”Tec Toy”.



Imagem



A ideia surgiu em 2015 quando o cineasta descobriu o acervo da “Play Games” guardado em um porão desde os anos 90. A Play Games foi uma locadora de games que iniciou suas atividades em 1991 na cidade de Apucarana até 1994, quando mudou-se para a cidade vizinha Arapongas.



Imagem



A história foi escrita com base em pesquisas em revistas antigas de época, filmagens, fotos e matérias de jornais para desenvolver o comportamento e costumes deste período e também baseado nas experiências pessoais do cineasta, relatos de donos de locadoras e a rivalidade entre as fabricantes de videogame “SEGA” e “Ni***ndo” e principalmente em uma experiência que o cineasta teve como jogo “Phantasy Star”, de 1988, para o Master System.




Imagem



O cineasta homenageia seu primo que jogava videogame com ele na infância batizando um dos personagens com seu nome “JeanFrancisco”



Foram três anos de preparação , seleção de atores, produção, filmagens e edição. As dificuldades foram a estruturação do cenário com todos os itens reais da época da locadora. Foi alugada a sala comercial onde existiu a locadora real e foi reestruturada com os itens originais como a placa com o logo da locadora que fica na fachada, carpete verde em toda a locadora (nos moldes antigos), roupas de época em brechós, televisores de tubo em caixa de madeira funcionando, fliperama.



Imagem



Foram recadastradas todas as fitas batidas à máquina de escrever e foram restauradas as caixas, blocos originais de clientes, cartazes e itens de época para compor o cenário. Também foram utilizados carros antigos com placa amarela. Tudo isso para que o local se tornasse literalmente uma cápsula do tempo para o espectador.



Imagem



O filme é um projeto original e pioneiro no Brasil pela primeira vez apresentando um Longa Metragem inspirado em um videogame de 8 bits o Master System e ambientado na cultura brasileira com os costumes, gírias, modas, retratando fielmente o início dos videogames no Brasil e todo o comportamento em torno desta época. Trará a tona o sentimento de luta, força interior e de conquista dos objetivos de vida de cada um de nós.



Imagem



O filme conta com a participação de 38 atores, além da participação especial da atriz Isadora Ribeiro.



”Amei o seu filme, foi uma experiência incrivel !Fiquei muito emocionada, me senti criança novamente.”



Sanciarai Parra , Terapeuta



‘Fiquei emocionado com as mensagens do filme. A mensagem sobre o sentimento que liga o passado e cria o futuro. Cara demais.”



Paulo Henrique



”O filme me prendeu do começo ao fim. É um filme que te dá vontade de ver mais. Um bom roteiro, efeitos especiais bem trabalhados e a incrível participação de Isadora Ribeiro. É um filme que o mundo precisa conhecer porque ele trabalha com conceitos universais.”



Miguel Júnior , cineasta



”É um filme que apresenta um alto nivel de produção , qualidade e feitos especiais bem trabalhados . Mostra a cultura dos videogames no Brasil . É um filme bem brasileiro neste aspecto , mostrando a cultura brasileira no universo dos games.



Kelly Velayas , escritor e cineasta americano



A primeira sessão do filme aconteceu no último dia 28 de Maio na cidade de Apucarana no Paraná onde reuniu autoridades, fãs e o público que prestigiaram o trabalho do cineasta. As próximas sessões devem ocorrer em Curitiba e São Paulo muito em breve.



Fonte: Warpzone
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6066
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: A última locadora - O filme que faz você voltar no tempo.

Mensagem por Jair »

Cara que louco, será que disponibilizarão online algum dia?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: A última locadora - O filme que faz você voltar no tempo.

Mensagem por Sonymaster »

Jair escreveu: Ter Jun 14, 2022 11:27 pm Cara que louco, será que disponibilizarão online algum dia?
Espero que sim, porque assim que tiver já vai para minha coleção digital. E com certeza irei disponibilizar aqui no fórum. ;)
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: A última locadora - O filme que faz você voltar no tempo.

Mensagem por geraldofigueras »

Aqui tem um vídeo que mostra a ambientação preparada para o filme. Bem bacana
Toe Jam is a wiener
Responder