Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por Sonymaster »

Em 1991, Sonic the Hedgehog surgiu e o resto da história todo mundo já conhece. O personagem fez um imenso sucesso no Mega Drive e elevou a SEGA do patamar de desafiante para o papel de concorrente direta da Ni***ndo por boa parte dos anos 90. E, como também já sabemos, o Master System e o Game Gear também receberam uma versão do game, mas bem diferente da original.



Imagem



Ao invés de lançar uma versão adaptada para os 8-bits, como a SEGA faria com jogos de Streets of Rage, Out Run e tantos outros, a decisão para Sonic foi a de trazer uma aventura diferente da versão de 16-bits, com fases e músicas próprias, fruto do trabalho paralelo da Ancient, de Yuzo Koshiro (o lendário compositor de Streets of Rage 2), que desenvolveu sua própria versão, enquanto a SEGA com a Sonic Team desenvolvia o game de Mega Drive.



Mas e se o game original do mascote da SEGA tivesse sido apenas um port com visual mais simplificado do game de Mega Drive? Pois é uma pergunta que a comunidade tentou responder através de um hack bem interessante. Chamada de Sonic Genesis, o patch foi feito pelo usuário do fórum SMS Power que atende por slogra, que divulgou o patch para quem quiser conferir o game.



No fórum, onde é possível ver a comunidade conversando com o criador do patch sobre possíveis bugs e sugestões de melhorias, é possível ver imagens do jogo, que mostra um bom trabalho ao recriar as fases originais de Mega Drive em visual 8-bits. Foram recriados para o Master System os níveis da versão de 16-bits, além das batalhas contra Robotnik, que também seguem o formato de Mega Drive.



As músicas também foram adaptadas, mas muito do game original permanece, como as fases bônus, alguns inimigos e o jeito de se jogar. Para compreender melhor este patch e vê-lo em funcionamento, basta dar o play abaixo e assistir um pouco do game:







O patch está disponível no fórum SMS Power, porém está em formato .bps. Ou seja, é preciso saber usar este arquivo para aplicar o patch em uma ROM do game original. Para saber mais sobre este formato de arquivo e como abri-lo, sugiro dar uma conferida neste link aqui.



Fonte: ARkade
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por Jair »

Meu sonho de consumo, nunca escondi que gosto de ver o master rodando jogos que são conversões de outros jogos só pela comparação.

Senão me engano o autor é brasileiro.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por Sonymaster »

Jair escreveu: Sex Jun 10, 2022 4:13 pm Meu sonho de consumo, nunca escondi que gosto de ver o master rodando jogos que são conversões de outros jogos só pela comparação.

Senão me engano o autor é brasileiro.
Acredita que sempre gostei dos jogos do Master do que do Mega? teve uma vez que troquei em uma locadora o meu Mega Drive 2 por um Master System 3 com todos os jogos que eles tinham, o master novinho na caixa com dois controles e mais de 20 jogos. Na época eu nem tinha grana para alugar direito e jogos do Mega era tudo caro.

Juro que fui feliz demais nessa época viu ahahahahaha joguei demais.

Por isso que essas conversões bem trabalhadas poderia ter criado jogos ótimos na época.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por geraldofigueras »

Poxa, mas que port sensacional! Vou jogar hoje.

Fato curioso, a música de Marble Zone chegou a ser gravada pelo Yuzo Koshiro. Uma pena que não saiu na versão final.
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por Jair »

Sim acho que é essa versão usada nessa Rom. Uma pena a ancient não ter feito a marble zone, é meu nível favorito do primeiro jogo.
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
wagner2029
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Set 01, 2022 10:03 pm

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por wagner2029 »

Sonymaster escreveu: Seg Jun 13, 2022 11:41 pm
Jair escreveu: Sex Jun 10, 2022 4:13 pm Meu sonho de consumo, nunca escondi que gosto de ver o master rodando jogos que são conversões de outros jogos só pela comparação.

Senão me engano o autor é brasileiro.
Acredita que sempre gostei dos jogos do Master do que do Mega? teve uma vez que troquei em uma locadora o meu Mega Drive 2 por um Master System 3 com todos os jogos que eles tinham, o master novinho na caixa com dois controles e mais de 20 jogos. Na época eu nem tinha grana para alugar direito e jogos do Mega era tudo caro.

Juro que fui feliz demais nessa época viu ahahahahaha joguei demais.

Por isso que essas conversões bem trabalhadas poderia ter criado jogos ótimos na época.
Eu acredito, recomendo o emulador freezesms, o emulador de master system mais bonito que foi feito.
Avatar do usuário
Red
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Set 11, 2022 6:44 pm
Contato:

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por Red »

geraldofigueras escreveu: Ter Jun 14, 2022 1:45 am Poxa, mas que port sensacional! Vou jogar hoje.

Fato curioso, a música de Marble Zone chegou a ser gravada pelo Yuzo Koshiro. Uma pena que não saiu na versão final.
Falando da trilha sonora, que é incrível por sinal, tem um mod do Master System pra som FM que deixa ela incrível, principalmente a Bridge Zone



Teria sido muito legal ver essa música no Mega Drive
a:placa:a a:placamd:a a:placascd:a a:placa32x:a a:placagg:a a:placasat:a a:placadc:a
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por Sonymaster »

Red escreveu: Seg Set 12, 2022 10:05 am
geraldofigueras escreveu: Ter Jun 14, 2022 1:45 am Poxa, mas que port sensacional! Vou jogar hoje.

Fato curioso, a música de Marble Zone chegou a ser gravada pelo Yuzo Koshiro. Uma pena que não saiu na versão final.
Falando da trilha sonora, que é incrível por sinal, tem um mod do Master System pra som FM que deixa ela incrível, principalmente a Bridge Zone



Teria sido muito legal ver essa música no Mega Drive
Trilha sonora está na minha cabeça até hoje, principalmente do Sonic 2 do Master :-)
Avatar do usuário
peixemacaco
Mensagens: 108
Registrado em: Ter Out 10, 2017 2:40 pm

Re: Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Mensagem por peixemacaco »

Ficou ótimo esse port.

Imaginem a Sega lançando assim na época. a:oa

Falou! a:placa:a
Responder