Iron Commando - Cadillacs and Dinosaurs do SNES

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Iron Commando - Cadillacs and Dinosaurs do SNES

Mensagem por Sonymaster »

Caddilacs and Dinosaurs é, talvez, o game que os jogadores dos anos 90 mais sentiram falta nos consoles. Saindo apenas para arcades, o beat ‘em up da Capcom chamou atenção pela sua enorme qualidade e diversão.



Entretanto, diferente de Final Fight, Streets of Rage e tantos outros games do gênero, o título nunca chegou aos consoles. Nem no Super Ni***ndo e Mega Drive, os consoles mais populares da época, e muito menos no PlayStation e Saturn, que representavam a nova geração e assim, poderiam reproduzir melhor um possível port.



Imagem



Mas, você sabia que o game teve sim um, entre aspas, “port” para o Super Ni***ndo? Claro que não estou falando de nenhuma versão cancelada ou esquecida do clássico da Capcom, mas sim de um título que, embora não muito lembrado, consegue trazer um pouco da experiência de um dos jogos mais queridos dos anos 90.



Imagem



Nos anos 90, a lógica era a mesma, quase sempre: um game chegava aos arcades e, após um tempo, chegavam aos consoles, em um caminho semelhante ao dos filmes, que estreavam no cinema para aparecerem nas locadoras alguns meses depois. Mesmo não sendo versões idênticas à dos fliperamas, eram conversões competentes que deixavam os jogadores felizes.



Nos lados da Capcom, foram vários jogos que fizeram essa jornada, dos arcades até os consoles: Street Fighter 2, Final Fight, Knights of the Round ou The Punisher são alguns dos exemplos. Mas, como todos sabemos muito bem, faltou um game: Cadillacs and Dinosaurs, que chama atenção até hoje por sua qualidade visual, técnica e sonora. É um beat ‘em up que pode ser facilmente considerado como um dos melhores de todos os tempos, e seria sucesso nos consoles.



Imagem



Seria, pois o game nunca chegou. O motivo é simples e está no próprio nome do game: a Cadillac. O game licencia a lendária montadora desde o nome do jogo, até em momentos do game nos quais aparecem o carro, que é inclusive guiável em um momento do jogo, atropelando todos os inimigos possíveis. Deve-se imaginar que licenciar tal marca não deve ser tarefa das mais baratas, o que impossibilita a Capcom a reutilizar o game até os dias de hoje.



Raramente são citados valores do licenciamento pago pela Capcom para a produção do game, mas se o game nunca contou com sequência, port, remaster ou remake, ou mesmo jamais foi relançado em coletâneas posteriores, fica fácil entender que o valor do licenciamento supera, e muito, as previsões de ganhos da Capcom ao explorar o game novamente. O que o deixa, infelizmente, “preso” em seu passado de arcade.







Quando um game acaba não aparecendo em determinado sistema, acaba-se abrindo uma brecha para que algumas soluções surjam para fechar a lacuna. Como exemplo, podemos citar os clones de God of War, como Dante’s Inferno, que permitiam que jogadores de Xbox pudessem jogar algo parecido com o exclusivo de PlayStation, ou o excelente Spec Ops: The Line, que fazia o “inverso”, ou seja, permitia que donos de PlayStation aproveitasse uma experiência como a de Gears of War.



Neste contexto, Iron Commando chegou como mais um dentre tantos beat ‘em ups que o Super Ni***ndo recebeu. Infelizmente, mesmo este game também não teve uma vida muito fácil em seu lançamento para os 16-bits. Foi lançado primeiro no Japão, em 1994, e seu lançamento europeu foi cancelado pois quem publicaria seria a S**y, que naqueles dias já estava interessada apenas no seu PlayStation. Assim, o resto do mundo foi ter acesso ao game apenas em 2017, com versões para Steam e até um lançamento para o Super Ni***ndo através da PIKO.



Imagem



O game é tão simples como qualquer outro de seu gênero. Ele entrega ao jogador o controle de um dos dois personagens jogáveis, em uma troca de porrada para evitar que terroristas tenham controle sobre um asteróide. E o gameplay também é o mesmo de sempre: um botão ataca, outro pula, outro agarra e um outro ativa o ataque especial com granadas.



Assim como no clássico da Capcom, os inimigos estão armados com armas, facas ou outros itens de ataque, o que faz com que eles deixem armas disponíveis para você atacá-los, não só dando porrada, como também atirando neles. Mas não espere um nível de violência acima da média, pois estamos falando de um jogo para Super Ni***ndo, ou seja, nada de sangue no game, mesmo com o tiroteio comendo solto.



Assim como em Cadillacs, ou mesmo em outros jogos semelhantes como o The Punisher, as armas tem munição limitada, sendo preciso sempre buscar armas novas, para não lutar com armas sem balas. As facas também estragam, como manda o “código de conduta” do gênero. Mas, de qualquer forma, as armas no game são mais elementos cosméticos do que itens de apoio, uma vez que o dano do tiro é quase que o mesmo de um soco.



No final, trata-se de mais uma boa opção de jogo para os fãs de beat ‘em up, oferecendo ação competente, divertindo quem só quer trocar socos sem compromisso e conferir sprites grandes e visual atraente. Não é dos games mais conhecidos do Super Ni***ndo e nem do gênero, mas é uma boa pedida para quem curte o gênero, e gostaria de ver Cadillacs and Dinosaurs nos 16-bits.



Fonte: Arkade
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Iron Commando - Cadillacs and Dinosaurs do SNES

Mensagem por Odin »

Não entendo até hoje porque a Capcom não lançou Cadilacs and Dinossaurs para os consoles, ela lançou o The King of Dragons para o SNES e ficou perfeito, só os personagens eram um pouco menores de tamanho, mas até o som do jogo achei superior a versão de arcade... Acho que ele teria ficado muito bom se tivesse sido lançado :D
Imagem

Imagem

Imagem
Responder