Apesar do game contar com traduções feitas por fãs, cujas ROMs rodam em emuladores, consoles retrô chineses ou no GBA original via Everdrive, o Ocidente jamais viu o game, com adaptação oficial e todo o cuidado que um game como este merece.

Para entender a razão pela qual Mother 3 jamais saiu do Japão, Shinichi Kameoka, produtor do game, disse o que pensa a respeito para a Ni***ndo Life. Para ele, foi a dificuldade de se adaptar o que o game realmente queria passar pesou, além do fato de que o Ocidente pudesse não entender direito temas mais sérios abordados no jogo.
“Pessoalmente, acho que o maior elemento de Mother 3 é o estilo de escrita único do criador Shigesatao Itoi“, explicou o produtor. “Traduzir o charme e as nuances da sua escrita para outros idiomas é um grande desafio, e talvez seja por isso que demorou muito tempo para considerar um lançamento internacional de Mother 3“, disse.
Mother 3 aborda diversos temas sérios, o que incluem morte, suicídio, uso de drogas e crueldade com animais. Todos estes temas poderiam ser barrados já na Ni***ndo of America, mas mesmo que fossem aprovadas, poderiam também ser má interpretadas pela sociedade (especialmente por quem não conhece o game e nunca o jogaria) rendendo polêmicas desnecessárias.
Fonte: Arkade