Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Mensagem por Sonymaster »

Queridinho de muitos gamers até hoje, o Mega Drive de 16 bits da empresa japonesa Sega (chamada de Genesis nos Estados Unidos) competiu diretamente com o Super Ni***ndo, console de sua rival Ni***ndo. Lançado em 1990, ele recebeu centenas de jogos que entretiveram jogadores espalhados no mundo inteiro.



Por mais que o carro-chefe do Mega Drive tenham sido os games do Sonic, o simpático porco-espinho que coletava anéis, o console também ficou conhecido pela sua grande quantidade de jogos de luta de todos os tipos. Preparamos uma lista dos melhores jogos deste gênero no Mega para que aplacar a saudade dos tantos viciados neste videogame.



1. Virtua Fighter 2 (1994)







Aqui temos um jogo pioneiro em vários sentidos: ele foi o primeiro a usar gráficos tridimensionais no arcade, e ajudou a popularizar esse gênero na indústria. Já no Mega Drive, ele foi o primeiro jogo a usar a tecnologia de animação por meio da captura de movimentos, o que era um avanço e tanto.



Embora seja 2D na versão de Mega, sua jogabilidade o tornou um grande sucesso do console. Além disso, a qualidade dos gráficos e a presença de personagens bem desenvolvidos fizeram com que Virtua Fighter 2 virasse um verdadeiro clássico dos games de luta.



2. Streets of Rage (1990)







Provavelmente, quando você pensa em Mega Drive, a primeira coisa que vem à mente é Sonic. Mas se for refletir sobre "luta no Mega Drive", certamente, o jogo mais clássico de todos é o primeiro Streets of Rage. Ele foi lançado nos Estados Unidos em 1990, e no Japão, em 1991, com o nome Bare Knuckle.



Diferente de outros games desta lista, o Streets of Rage é em estilo beat 'em up, o que significa que, neste jogo, você deve enfrentar no corpo a corpo uma grande quantidade de inimigos ao mesmo tempo. Ele se centraliza em três policiais (Adam, Axel e Blaze) que precisam combater uma organização criminosa chamada de "O Sindicato", comandada pelo misterioso Mister X.



O jogo tem gráficos sombrios e arrojados para a época, mas o grande diferencial da franquia (Streets of Rage teve duas sequências) é a trilha sonora magistral do compositor japonês Yuzo Koshiro, um grande nome do ramo.



3. Mortal Kombat (1993)







Outra franquia muitíssimo famosa dentro da indústria dos games é a sanguinolenta Mortal Kombat, que escandalizou muita gente com seus golpes ultra violentos e seus famigerados fatalities. O primeiro desses jogos foi lançado em 1993 no Mega Drive e fez muito sucesso ao introduzir lutadores como Sub-Zero, Liu Kang e Scorpion, dentre vários outros.



Uma curiosidade: em relação à versão de Super Ni***ndo, o jogo da Sega era mais explícito. Os combates faziam saltar altas quantidades de sangue quando um oponente era atingido, o que não ocorria no console rival. Por isso, nessa "briga" entre os fãs das desenvolvedoras, os jogadores de Mega Drive levavam alguma vantagem.



4. YuYu Hakusho Sunset Fighter (1994)







Este jogo tem uma história muito curiosa. Yuyu Hakusho Sunset Fighter foi lançado no Japão e no Brasil, mas não nos Estados Unidos. Isto porque, no Brasil, fazia muito sucesso o anime de mesmo nome que era exibido pela TV Manchete.



O jogo é baseado em um mangá e enfoca nas lutas marciais. Mesmo não tendo grandes novidades, é um game bem divertido: traz bons gráficos, cenários com efeitos especiais, vozes digitalizadas e uma trilha sonora envolvente. Ah, e outro fator importante: este é um dos poucos jogos de Mega Drive que possibilita a participação de 4 jogadores ao mesmo tempo.



5. Dragon Ball Z : Buyû Retsuden (1994)







Esse jogo surge como um braço da franquia Dragon Ball, muito popular nos anos 90. Aqui no Brasil, o game acertou e conseguiu conquistar os milhares de fãs e Goku e companhia. No total, há 11 opções de personagens para se escolher, um número bem considerável.



Com estilo bem semelhante a Street Fighter II, Dragon Ball Z : Buyû Retsuden pode não ser o melhor exemplar de jogo de luta nesta lista, mas trouxe algumas inovações importantes dentro do gênero, como o uso de arenas de batalhas enormes e divididas em dois planos, envolvendo chão e ar. O jogo ainda expunha uma espécie de radar na tela para que os jogadores localizem seus lutadores no cenário.



6. Mortal Kombat 2 (1993)







O segundo game Mortal Kombat nem sempre é o mais amado pelos fãs, mas levou muitos prêmios. Seguindo o sucesso do primeiro jogo, a nova edição se tornava mais sombria, mas também tinha uma paleta de cores mais ampla.



Em Mortal Kombat 2, o número de lutadores foi ampliado: pulou de 6 para 12. A versão de Mega Drive ainda trazia alguns easter eggs (aqueles "segredos" que ficam escondidos no meio do jogo), como personagens secretos, frases que poderiam ser desbloqueadas, e até um fatality especial chamado fergality, em homenagem a um funcionário da desenvolvedora chamado Ferg McGovern.



7. Eternal Champions (1993)







Quem conheceu, sabe: este jogo era realmente especial. A premissa de Eternal Champions era bem original - 9 guerreiros mortos em diferentes eras são reunidos por uma entidade misteriosa, no intuito de tentar restabelecer o equilíbrio do mundo.



Esta era a deixa para construir personagens realmente interessantes, como um alquimista que foi queimado como bruxo e uma ninja que foi atirada de cima de um prédio. Na carona de Mortal Kombat, o jogo trazia também sua versão dos fatalities: você poderia reencenar as mortes originais dos guerreiros se fizesse os comandos certos.



8. Super Street Fighter II (1994)







Dos fliperamas para os consoles, o Super Street Fighter 2  foi um sucesso absoluto no Mega Drive e no Super Ni***ndo. No videogame da Sega, ele chegou em 1994 em um cartucho de 40 megabits - ou seja, o maior tamanho de um cartucho até aquele momento. Isso significa mais espaço para atrações extra, modalidades alternativas de jogo e gráficos com cores mais vívidas.



O jogo oferecia 16 lutadores no total, novas arenas de luta e uma jogabilidade renovada, com golpes diferentes e opções de combo. Sem dúvida, temos aqui um favorito dos fãs.



9. Pit Fighter (1991)







Para quem curte um joguinho old school, Pit Fighter é uma boa escolha. Aqui, três lutadores de artes marciais (cada um com sua especialidade: luta livre, kickboxing e um estilo mais voltado ao uso das mãos) são convocados para enfrentar inimigos em cenários como estacionamentos e bares. Inclusive, barris e garrafas podem ser usados para incrementar os golpes.



O mais legal do jogo é que há uma plateia animada que grita, torce e interage - se algum inimigo te jogar para o público, as pessoas prontamente te empurram de volta para a arena. Efeitos bem avançados para um jogo de 1991, não?



10. Fatal Fury 2 (1992)







Mais um game perfeito para quem curte artes marciais. O segundo jogo se tornou mais conhecido que o primeiro, Fatal Fury: King of Fighters, por conta de uma melhor jogabilidade dos lutadores. O game se passa após o encerramento do primeiro, quando o vilão Geese Howard morreu após ser chutado de cima de um arranha-céu. O torneio King of Fighters é remontado e os personagens precisam novamente se enfrentar.



11. Ultimate Mortal Kombat 3 (1995)







Com o passar dos anos, a franquia Mortal Kombat foi gerando frutos e jogos que evoluíam a proposta do game original. Ultimate Mortal Kombat 3, uma versão atualizada de MK 3, é considerada por muita gente como o melhor exemplar desse clássico de luta dentro do Mega Drive.



O jogo trouxe novidades nos gráficos e um recurso espetacular para a época: os personagens passaram a ser totalmente digitalizados a partir de atores reais. Lutadores novos também foram trazidos para a batalha, e os cenários mudavam durante a luta - o que é um dos recursos mais legais deste game.



Outra atração foi a introdução de novas finalizações no jogo: além do conhecido fatality, agora o jogador poderia aplicar um babality (que transformava o oponente em um bebê) ou um animality (que o transformava em um animal).



12. Samurai Shodown (1993)







Por fim, mais um queridinho dos fãs de jogos de luta do Mega Drive. Diferente de boa parte dos jogos do gênero, situados em tempos contemporâneos, Samurai Shodow se passa na época feudal no Japão, e você comanda lutadores que são (adivinhe?) samurais.



Seu estilo de jogo é bem rápido e os ataques são ágeis, minimizando as críticas enfrentadas por outros games semelhantes. No entanto, Samurai Shodow também trazia um recurso de câmera lenta que expunha os danos causados nos inimigos. Em 2019, o jogo foi relançando em nova versão para os novos consoles do mercado.



Fonte: Voxel
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Mensagem por Jair »

Virtua fighter 2 é legal, mas um dos melhores?



Sent from my Pixel 3a XL using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Mensagem por overday »

Botar Streets of Rage como jogo de luta é forçar a barra...

E de modo geral o Mega tem menos bons jogos de luta em comparação com o SNES mas mesmo assim tem coisa boa. Mas Pit Fighter não né :lol:
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7329
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Mensagem por Odin »

overday escreveu: Sáb Abr 02, 2022 10:43 pm Botar Streets of Rage como jogo de luta é forçar a barra...

E de modo geral o Mega tem menos bons jogos de luta em comparação com o SNES mas mesmo assim tem coisa boa. Mas Pit Fighter não né :lol:
Dizem que esse Pit Fighter do Mega é praticamente outro jogo comparando com o do SNES, que esse de Mega seria bem melhor, que a conversão do SNES é bastante porca, eu nunca joguei a versão do Mega, mas já joguei a do SNES e fiquei traumatizado pela ruindade, não sei qual jogo de luta foi o pior que joguei no SNES, se ele ou o Shaq Fu, quem sabe essa versão do Mega seja muito melhor mesmo e por isso seja considerado um dos melhores jogos de luta do Mega :lol:
Imagem

Imagem

Imagem
Parallax
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Jul 06, 2016 1:30 am

Re: Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Mensagem por Parallax »

Concordo com a lista!
Street's of Rage é o melhor jogo de Beat 'em Up, melhor jogo de luta, melhor jogo de RPG, melhor jogo de corrida... :D
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Os melhores jogos de luta do Mega Drive

Mensagem por Gigacom »

Nuóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó! Eu joguei muito Pit Fighter, tanto que nem precisava mais do cartucho para rodar ele, o meguinha já lembrava de memória o game inteiro.

bá-dum-tsssssssssssss
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Responder