Museu com computadores e videogames antigos é bombardeado na Ucrânia

Espaço para discussão em geral, sobre assuntos não relacionados à SEGA. Área em homenagem ao usuário mais off-topic do fórum!

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Museu com computadores e videogames antigos é bombardeado na Ucrânia

Mensagem por Sonymaster »

A guerra na Ucrânia já completou um mês e os bombardeios por lá não param. Muitos lares e lugares históricos importantes já foram destruídos. Entre eles, um museu que contava com mais de 500 itens tecnológicos antigos. Toda a coleção era privada e ficava em Mariupol, cidade litorânea com importante porto para o país, e fica a cerca de 50km da fronteira com a Rússia.



O museu contava com mais de 500 itens, entre eles computadores e consoles de 1980 até meados de 2000. Toda a coleção levou mais de 15 anos para chegar no estado em que estava antes de ser destruída. A confirmação do ocorrido veio primeiro através do tuite de Mark Howlett, um colecionador entusiasta, além de uma resposta do Museu de Software e Computador da Ucrânia, que comanda os museus em Kiev e Kharkiv. Logo depois o próprio dono do museu confirmou em seu Facebook.







Dmitry Cherepanov, dono da coleção em Mariupol, está bem e seguro. O site onde o responsável pelo coleção mostrava tudo é o it8bit.club. Recomendo dar uma visitada e ver a vasta coleção perdida. Entre os consoles antigos, Cherepanov tinha um Atari 2600 (1977), Atari 7800 (1986), além de diferentes versões do MegaDrive, Master System, Nintendinho, Super Ni***ndo e o primeiro PlayStation.



Imagem



Em sua coleção de computadores, ele tinha dezenas de marcas e modelos diferentes, a grande maioria era dos anos 1980. Na página do museu no Facebook, Dmitry escreveu (traduzido automaticamente): 



"Saudações aos retro maníacos! Bem, é isso, o Museu do Computador de Mariupol não existe mais. Tudo o que resta da minha coleção que recolhi durante 15 anos são apenas um fragmento de memórias na página do FB, site e estação de rádio do museu. Vou tentar continuar a apoiar o site e a rádio RetroBit, mas a vida agora terá prioridades completamente diferentes. Não existe nem o meu museu nem a minha casa. Dói, mas definitivamente vou sobreviver e encontrar um novo lar!"



Imagem



O dono do museu também abriu uma conta no PayPal para quem puder ajudá-lo nesse momento. Cherepanov mesmo diz que ajuda o exército ucraniano financeiramente. No site do museu, it8bit.club, Dmitry também uma rádio que só toca as músicas dos computadores e jogos retros.



Fonte: Adrenaline
Responder