Alguns bons jogos para o Atari.

Espaço para discussão sobre jogos de outras empresas e Arcades.

Moderador: Moderadores

Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Sonymaster »

A história dos videogames guarda um lugar especial para o Atari, o console criado em 1977 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, que fundaram uma empresa de games que, até os anos 80, reinou absoluta dentro do mundo dos jogos eletrônicos.



A geração que jogou bastante o Atari está hoje na casa dos 40 e 50 anos, e lembra com muito carinho das mais de centenas de jogos que foram lançados. Preparamos uma lista especial com os 18 melhores games do console para matar um pouco a saudade.



1. Pac-Man (1982)







Pac-Man é simplesmente o jogo mais famoso de Atari: vendeu mais 7 milhões de cartuchos. Embora toda sua fama seja contestada por algumas pessoas (que acham que há games melhores na história deste console), este é um jogo que funciona bem pois consegue ser simples, mas divertido. Basicamente, você comanda um boneco chamado Pac-Man, que circula sem parar em um labirinto enquanto come pastilhas e foge de inimigos. Foi um sucesso nos fliperamas e foi um sucesso absoluto no Atari.



2. Enduro (1983)







No Brasil, em determinada época este jogo de corrida de carros vinha junto com a compra do console. Por isso, Enduro se tornou conhecidíssimo. Sua mecânica era muito arrojada: você dirigia um carro e precisava ultrapassar seus oponentes, enquanto a pista e o tempo variavam. Era preciso atravessar a neve, que deixava a pista escorregadia, enfrentar o tempo nublado, pilotar à noite, o que tirava a visibilidade, dentre outros desafios.



3. River Raid (1982)







River Raid é o primeiro jogo da Atari em estilo vertical shooter - ou seja, trata-se de um jogo de tiro com comando vertical, ao invés de horizontal. No game, o jogador pilota um avião de guerra, e precisa atravessar rios e campos atirando em tudo que aparece: outros aviões, barcos, pontes, casas. Além disso, era preciso abastecer a máquina durante o voo para não cair. Vendeu mais de 1 milhão de cartuchos.



4. Space Invaders (1978)







Space Invaders é mais um jogo que entra no ranking dos mais famosos do Atari. Trata-se de um game de tiro em que uma nave enfrenta alienígenas, que vão se tornando cada vez mais difíceis à medida que as fases avançam. Este também é mais um caso de jogo que surgiu para arcade e acabou sendo lançado depois no console.



5. Pitfall! (1982)







Pitfall! é nada menos que o segundo jogo mais vendido da história da Atari (fica atrás apenas de Pac-Man). Nele, um homenzinho precisa atravessar uma floresta enquanto coleta tesouros, enquanto enfrenta vários empecilhos da vida selvagem - como troncos que rolam em sua direção, escorpiões e jacarés. Dava ainda para pular em um cipó e gritar igual ao Tarzan. Um clássico absoluto.



6. Megamania (1982)







Megamania ia na cola do sucesso de Space Invaders e trazia uma navezinha que precisava destruir altas ondas de objetos voadres (alienígenas?) bem diferentes, como hambúrgueres e gravatas-borboleta. Tudo isso num curto espaço de tempo, o que tornava o jogo mais difícil e divertido.



7. Keystone Kapers (1983)







O divertidíssimo jogo da polícia e do ladrão. Keystone Kapers era bem arrojado e impressiona até hoje. Nele, comandamos um policial que corre atrás de um ladrão fugitivo (de roupinha listrada e tudo!) que tenta escapar de um prédio de três andares. Cada vez que ele é pego, você passa uma fase. Mas o mais incrível era que o jogo tinha mecanismos como escadas rolantes e até um elevador.



8. Bobby is going home (1983)







Mais um sucesso do console. Neste jogo estilo plataforma (da mesma forma que Pitfall!), um menininho que mais parece um duende precisa atravessar obstáculos (incluindo morcegos, borboletas, patos, pontes quebradas) para enfim chegar na sua casa. A musiquinha na trilha sonora se tornou um clássico.



9. Sneak'n peek (1982)







E que tal a clássica brincadeira de esconde-esconde dentro do videogame? Sneak'n peak trazia isso: uma casa em que você podia se esconder para que um amigo o encontrasse. Além disso, a brincadeira era interativa: você podia jogar com um amigo em casa. Bastava que ele saísse da sala enquanto você se escondia.



10. Seaquest (1983)







Aqui temos um jogo de Atari com uma excelente jogabilidade. Em Seaquest, você passa a comandar um submarino que afunda para dentro do mar para resgatar mergulhadores. Enquanto isso, precisa atirar e desviar de piranhas, tubarões e outros animais. Além disso, é preciso administrar a quantidade de oxigênio - caso contrário, o submarino afundava.



11. Halloween (1983)







E o Atari teve até um jogo de terror! Halloween era baseado no filme homônimo, de 1978, e você encarnava Laurie Strode, a mocinha da película. O objetivo é salvar as crianças presentes em uma casa do ataque do maníaco Michael Myers, que persegue os presentes com uma faca. Caso ele te alcance, você é decapitado, e jorra sangue para todo lado.



12. Kung Fu Master (1987)







Um belo joguinho de luta, com personagens bem desenvolvidos, se considerarmos a tecnologia da época. Kung Fu Master é um dos primeiros games estilo beat'em up (aquele tipo de jogo de luta em que um boneco enfrenta hordas de inimigos ao mesmo tempo). Aqui, um lutador enfrenta vários inimigos para conseguir encontrar sua namorada, que foi sequestrada.



13. Chopper Comand (1982)







O Atari também trouxe às crianças a experiência de pilotar um helicóptero. Chopper Comand é um preferido de muita gente. Nele, um helicóptero atravessa o que parece ser um deserto, enquanto protege um comboio de caminhões de ataques inimigos.



14. Pressure Cooker (1983)







Certamente aqui estamos diante de um dos jogos mais maravilhosos de Atari. Em Pressure Cooker, incorporávamos um cozinheiro que precisava montar receitas de acordo com o que era pedido pelos clientes. Era preciso ser rápido para coletar os ingredientes e levá-los até a massa, além de devolver para a caixa os ingredientes errados.



15. Jungle Hunt (1982)







Jungle Hunt conta a história de um aventureiro que precisa resgatar sua mulher, que foi sequestrada por nativos de uma floresta. Para isso, ele enfrenta um verdadeiro triatlo: precisa corres desviando de pedras, pular de cipó em cipó e desviar de jacarés num mergulho. É considerado um dos melhores jogos de aventura do Atari.



16. Frogger (1981)







O famoso "jogo do sapinho", em que você tem direcionar simpáticos anfíbios para a sua casa. Para isso, eles precisam desviar de carros em uma rua e atravessar um rio cheio de ameaças. Frogger é mais um sucesso do Atari e vendeu milhões de cópias no mundo todo.



17. Montezuma's Revenge (1983)







Há quem considere Montezuma's Revenge o melhor jogo de Atari de todos os tempos. Aqui, você comanda Panama Joe, um aventureiro que precisa encontrar o tesouro de Montezuma. Para isso, é necessário passar por muitos obstáculos e percorrer acessos como escadas, matar inimigos com uma espada, além de outros empecilhos. A qualidade desse game se deve aos seus gráficos muito arrojoados para a época e pelo tamanho do jogo, composto por mais de 60 salas.



18. H.E.R.O. (1984)







Por fim, um último clássico absoluto deste console. H.E.R.O significa Helicopter Emergency Rescue Operations - em português, Operação de Resgate de Emergência de Helicóptero. Neste joguinho, você é um bombeiro de uma operação e usa uma mochila-helicóptero para se enfiar em cavernas (o personagem vai descendo verticalmente, em um efeito novo dos games) onde deve resgatar trabalhadores que ficaram presos. Infelizmente, o jogo foi lançado no ano em que a Atari faliu, e por isso H.E.R.O. não fez tanto sucesso. Mas quem lembra dele, sabe que era muito bom.



Fonte: Voxel
Avatar do usuário
Odin
Mensagens: 7331
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 2:52 pm
Localização: Palácio Valhalla - Asgard
Contato:

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Odin »

Já joguei quase todos esses ai e conheço todos eles, só não joguei o Jungle Hunt e o Montezumas Revenge ainda, e além desses dois não tenho o Kung Fu.

Esse Pacman ai é controverso, para mim ele é nostálgico, pois conheço ele desde que me conheço por gente praticamente, e principalmente o som dele me traz muita nostalgia, mas para quem jogou ele no arcade considera esse jogo uma porcaria e detesta ele... A maioria reclama que ele poderia ter sido muito melhor, quem jogou o Ms Pacman a diferença entre ambos no Atari é gigantesca, no fim dos anos 90 fizeram até um Hack do Ms Pacman e tiraram ela e colocaram o Pacman no lugar, e lançaram ele como um Pacman que era para ter sido,e ele ficou muito melhor que o original do console.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Jair »

Eu cresci jogando todos esses, bela lista.

A galera fala mal de Pac Man mas tudo bem, só continuar jogando.

Sent from my Pixel 3a XL using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por B - Mark »

Dos jogos da lista joguei muito na epoca e ainda tenho os cartuchos destes jogos

Pac-Man
Enduro
River Raid
Pitfall
Megamania
Keystone Kappers
Halloween

Seaquest e Space Invaders tive em um cartucho 2 em 1 que veio com meu Atari junto com Enduro e Megamania. Mas o cartucho estragou e foi jogado fora.

Halloween tenho em um cartucho Dactar de 4 jogos e foi lancado por aqui como Sexta-Feira 13.

Frogger so aluguei

Tive Snaeak Peak mas perdi o cartucho.

Os outros jogos ainda nao joguei.

Sobre a polemica com Pac Man do Atari,parece que isso rolou mais nos EUA do que no Brasil porque nunca vi a versao Arcade nos fliperamas que frequentei e so joguei o mesmo via Namco Museum e MAME.

Aqui no Brasil era bem popular alem do cartucho ser comum naqueles tempos.
Sonymaster
Mensagens: 1200
Registrado em: Seg Out 30, 2017 11:52 pm

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Sonymaster »

Também, fui crescendo e vendo meu irmão jogando o Atari e até depois eu começar a jogar também, então as musicas e os sons dos jogos são bastantes nostálgicos.
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Gigacom »

SEnhores, informamos que os bots estão utilizando o Chat GPT para passar pelo nosso sistema de segurança. E eles tem sido muito eficientes nisso.
Façam denúncia e aguardem o lindo Ademiro (vulgamente conhecido como o Admin) excluir o sujeito e mandá-lo para o raio que o parte.
Obrigado, de nada.
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por overday »

Sonymaster escreveu: Sáb Mar 19, 2022 9:04 pm A história dos videogames guarda um lugar especial para o Atari, o console criado em 1977 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, que fundaram uma empresa de games que, até os anos 80, reinou absoluta dentro do mundo dos jogos eletrônicos.
Coincidência esse tópico ter sido upado agora, semana passada o Nolan Bushnell esteve no Brasil e levei a caixa do meu Atari pra ele autografar a:Pa

Imagem
Avatar do usuário
Gigacom
Mensagens: 3706
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 12:46 pm
Localização: Casa do Giga, rua do Giga - Gigacity CEP: 84550-025

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Gigacom »

Seu Atari Polyvox foi de R$3000 para R$3000000 muito rápido a:oa a:oa a:oa
Como dizia o velho deitado, há malas que vão para Belém.
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6059
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por Jair »

Onde ele esteve, na bgs?
----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
overday
Mensagens: 1304
Registrado em: Sex Fev 17, 2017 8:32 pm
Localização: Petrópolis / RJ
Contato:

Re: Alguns bons jogos para o Atari.

Mensagem por overday »

Jair escreveu: Qui Out 19, 2023 1:00 am Onde ele esteve, na bgs?
Sim, esteve lá sábado. Cheguei uma hora antes na fila do meet and greet pra não correr o risco de ficar de fora :-D
Responder