Descontrole do mercado de retro games

Espaço para discussão sobre SG-1000, SC-3000, Master System, Mega Drive, Game Gear.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por geraldofigueras »

Tenho pensado muito sobre o assunto e queria a opinião de vocês.

No mundo inteiro o mercado de retro games saiu fora de controle, inclusive com alguns escândalos recentes com a WATA e Heritage Games.

Mas tenho navegado bastante em sites como Mercado Livre e constatei o seguinte: não há coerência alguma na precificação de games produzidos no Brasil.

Quem afirma que título X é raro a ponto de ser vendido por R$2000? De onde saem informações válidas para precificar o mercado justamente?

Recentemente comprei um Master System da Tec Toy inacreditavelmente barato e em ótimo estado, algo quase impossível de acontecer hoje em dia. Mas olhando as opções de jogos, é muito difícil comprar qualquer coisa.

Inclusive, a disparidade entre peças confirmadamente raras e outras sem pé nem cabeça é enorme.

Atualmente tem um lindo Black Belt lacrado a R$700 a venda. Mas nos usados, temos um Sonic por R$550, Mini Golf por R$770, Land of Illusion R$400... uma diferença mínima para jogos que estão presentes no mercado constantemente.

O que vocês acham?
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por Jair »

Eu acho que se tivesse vendido minha coleção agora poderia me aposentar :D

Jogo que vendi quase de graça por uns vinte contos hoje é 500, console acima de 1000, não faz sentido.

Eu acho que isso é um efeito do câmbio. Começaram a pegar os preços do ebay e converter para anunciar no mercado livre, por que "olha lá quanto custa lá fora e blá bla", e como tem gente que paga, a situação ficou bizarra.

Sent from my Pixel 3a XL using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por geraldofigueras »

Acho que isso contribui sim, mas parece ser mais. Mesmo convertendo os preços tao fora de sério. Comprar jogos de Master americano é mais barato que comprar brasileiro aqui.

Sem contar coisas do tipo, tem um SMS Compact lacrado sendo vendido a R$9000 no ML. O mesmo vendedor botou a R$29.000 no ebay :D
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por B - Mark »

A muito tempo que notei isso.

Quando comecei a colecionar games em 2006 ja tinha um certo acervo de jogos de Atari 2600,Master System e Mega Drive que tinha desde crianca e adolescente e encontrava jogos de Master System,Mega Drive e PS2 por precos acessiveis entre 10-40 Reais.

E entre os jogos que comprei consegui varios jogos top como Gunstar Heroes de Mega,Castle of Illusion,Sonic 2 entre outros de Master System.

Na epoca morava em Goiania e fazia minhas cacadas ou garimpos em lojas de games usados do Setor Campinas, um bairro comercial analogico a Uruguaiana do Rio de Janeiro e Santa Efiegenia de Sao Paulo e na Av. Goias que e o Centro da cidade.

Eu estava pressentindo que o mercado poderia piorar e foquei mais na aquisicao de jogos do que de consoles como no PS2 em que comprei varios RPGs e jogos de luta 2D porque o pessoal focava em piratear.

E essa pratica de comprar os jogos antes do console foi ate questionada por pessoas conhecidas minhas porque achavam estranho comprar jogo sem ter o console e eu respondi que alguns jogos tem tendencia a inflacionar e o console muitas vezes desvaloriza devido a fatores como obsolescencia,demanda,versoes revisadas e ate sucessor com retrocompatibilidade.

Em 2009 me mudei para o interior de MG e tive que migrar para a Internet comprando em Foruns,ML quando achava algo de meu interesse que estava com a demanda em baixa e mais recentemente no Shopee onde fiz minhas ultimas aquisicoes.

Atualmente estou colecionado SNES e estou com 14 jogos que foram adquiridos das mais diversas formas alem de compras como o fato de ter ganhado de presente ou em trocas.

Muitos falam que e complicado mas estou provando que e possivel adquirindo cartuchos piratas ou originais japoneses porque aqui a maior parte do pessoal em preconeceito em relacao a jogos japoneses e so abrem excecao se for algum jogo que a pessoa goste muito e que saiu apenas por la.

Quanto a escandalos,veja estes videos do canal Retro Quest. O Souji,dono do canal mora nos EUA e falou de alguns escandalos ocorridos no pais como o da Wata e de um cara que e um colecionador influente no meio que anunciou um projeto de criara um museu de games e estava recebendo doacoes em dinheiro,games e consoles mas ate hoje ele nao fez nada.



Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por geraldofigueras »

Infelizmente, acho que nosso mercado é fruto da combinação de 3 fatores:

1) Colecionadores de 16-bits e anteriores estão entre 30 e 50 anos, faixa etária em geral com bom aporte financeiro. Ao mesmo tempo, o emocional dessa galera pesa a mão no hobby, e acabam sendo pouco criteriosos na hora pagar por um produto. É o "eu compro porque eu posso", ao invés de "eu compro porque é o certo";

2) Brasil sendo Brasil. Se a demanda sobe um pouco, o mercado imediatamente reage e inflaciona. Mercados saudáveis operam ao contrário: com maior demanda, preços reduzem, circulação aumenta, mais beneficiados de todas as partes. O brasileiro é ganancioso e economicamente pouco inteligente;

3) O Brasil sempre foi péssimo em documentação. Não temos números de produtos vendidos oficialmente, nem mesmo da Tec Toy. Logo, não se sabe quais jogos realmente tem circulação escassa. Por exemplo, sabemos que Mega Man Wily Wars do Genesis é caro porque foi um dos últimos jogos lançados nos EUA pela Sega e, como consequência, teve uma produção muito reduzida de cartuchos. Agora por aqui? Ninguém sabe quantos Fantasy Zone 2 existem comparados a Pro Wrestling. Mas a "fama" de Fantasy Zone 2 é maior, é mais querido. Logo, inflaciona-se o preço.



Dito isso, eu me pergunto se teria algo a fazer nesse sentido. Por exemplo, criar um bot que varra Mercado Livre, Enjoei, Sebo dos Games, etc e, com o tempo, criar um banco de dados que liste quantas vezes título X apareceu para venda e por quanto. A longo prazo, esses dados poderiam regular o mercado.

Por exemplo, Alex Kidd in Shinobi World tá sempre entre absurdos R$1500 e R$2000. Mas é um título que está SEMPRE disponível pra venda. Não é estranho?

Fora essa loucura a parte dos escândalos citados acima, o mercado de retro games é muito saudável no Japão e relativamente saudável nos EUA - não sei Europa. No Japão, sistemas populares como Ni***ndo Wii e Playstation 2 são vendidos a preço de banana (este ano comprei um Wii em perfeito estado de conservação por aproximadamente R$30). Vejo que nos EUA os preços inflacionaram um pouco no lado Sega, mas ainda assim é absolutamente viável colecionar Genesis, Master System e Game Gear. No Brasil, não há sistema atualmente com preços decentes.
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por B - Mark »

geraldofigueras escreveu: Dom Fev 06, 2022 1:00 am Infelizmente, acho que nosso mercado é fruto da combinação de 3 fatores:

1) Colecionadores de 16-bits e anteriores estão entre 30 e 50 anos, faixa etária em geral com bom aporte financeiro. Ao mesmo tempo, o emocional dessa galera pesa a mão no hobby, e acabam sendo pouco criteriosos na hora pagar por um produto. É o "eu compro porque eu posso", ao invés de "eu compro porque é o certo";

2) Brasil sendo Brasil. Se a demanda sobe um pouco, o mercado imediatamente reage e inflaciona. Mercados saudáveis operam ao contrário: com maior demanda, preços reduzem, circulação aumenta, mais beneficiados de todas as partes. O brasileiro é ganancioso e economicamente pouco inteligente;

3) O Brasil sempre foi péssimo em documentação. Não temos números de produtos vendidos oficialmente, nem mesmo da Tec Toy. Logo, não se sabe quais jogos realmente tem circulação escassa. Por exemplo, sabemos que Mega Man Wily Wars do Genesis é caro porque foi um dos últimos jogos lançados nos EUA pela Sega e, como consequência, teve uma produção muito reduzida de cartuchos. Agora por aqui? Ninguém sabe quantos Fantasy Zone 2 existem comparados a Pro Wrestling. Mas a "fama" de Fantasy Zone 2 é maior, é mais querido. Logo, inflaciona-se o preço.



Dito isso, eu me pergunto se teria algo a fazer nesse sentido. Por exemplo, criar um bot que varra Mercado Livre, Enjoei, Sebo dos Games, etc e, com o tempo, criar um banco de dados que liste quantas vezes título X apareceu para venda e por quanto. A longo prazo, esses dados poderiam regular o mercado.

Por exemplo, Alex Kidd in Shinobi World tá sempre entre absurdos R$1500 e R$2000. Mas é um título que está SEMPRE disponível pra venda. Não é estranho?

Fora essa loucura a parte dos escândalos citados acima, o mercado de retro games é muito saudável no Japão e relativamente saudável nos EUA - não sei Europa. No Japão, sistemas populares como Ni***ndo Wii e Playstation 2 são vendidos a preço de banana (este ano comprei um Wii em perfeito estado de conservação por aproximadamente R$30). Vejo que nos EUA os preços inflacionaram um pouco no lado Sega, mas ainda assim é absolutamente viável colecionar Genesis, Master System e Game Gear. No Brasil, não há sistema atualmente com preços decentes.
Concordo com tudo o que vc disse, mas tambem aqui no Brasil tem casos de colecionadores com menos de 30 anos que muitas vezes sequer tiveram contato com as geracoes de 8 e 16 Bits em consoles reais e somente por emuladores que compram os jogos sem ter sequer qualquer nostalgia para canal no Youtube ou ser aceito em grupos de colecionadores em Facebook, por exemplo.

Alem disso tem outro caso de colecionadores que sao pessoas que tem pouco dinheiro e investem principalmente em jogos infantis e de segunda linha para ter quantidade maior que qualidade porque estes jogos aqui no Brasil tem precos baixos e baixa procura.

Em um grupo de WhatsApp do qual participo um usuario de la relatou ter visto varios anuncios no Facebook de jogos de Wii e DS sendo vendidos por baixos precos e eram jogos baseados em licneciamentos como Ben 10,Madagascar entre outros jogos infantis. Acredito que deviam ser de pessoas que queriam colecionar e talvez tenham sido rechacados por colecionadores grandes que compram geralmente no E Bay.

Sobre Alex Kidd in Shinobi World acredito que seja pela alta procura. Tive sorte de conseguir o meu por 40 Reais de um amigo em outro forum que participei.

Vi que vc mora no Japao e posso te dizer que aqui no Brasil muitos tem preconceito em relacao aos jogos vindos do pais devido ao idioma e alegacao de que nao tem fator nostalgico e alguns tem precos bem menores que as versoes dos EUA.

Eu mesmo consegui varios jogos de Super Famicom com precos bem menores do que as versoes americanas.

O Souji do Retro Quest fez um video sobre os jogos japoneses terem precos acessiveis.

Editado pela última vez por B - Mark em Sex Fev 11, 2022 6:01 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
geraldofigueras
Mensagens: 869
Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:34 pm
Localização: Tokyo, Japão

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por geraldofigueras »

Uma coisa que não está inteiramente correta nesse vídeo é que os japoneses cuidam dos itens pra revender depois. Não é verdade. Absolutamente TODOS os itens são bem cuidados porque a relação do japonês com bens materiais é bem educada. Seja pra vender, doar ou jogar, os itens serão bem cuidados.

Outro detalhe que passou despercebido: existe uma associação subconsciente de jogos japoneses atrelada aos piratas. A maioria dos piratas que chegavam aqui copiavam embalagens japonesas. Além disso, as mesmas cargas de importação oriundas da China traziam tanto jogos piratas quanto jogos japoneses, que circulavam ilegalmente no país chines.
Toe Jam is a wiener
Avatar do usuário
B - Mark
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Dez 16, 2008 11:39 am

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por B - Mark »

geraldofigueras escreveu: Dom Fev 06, 2022 10:42 pm Uma coisa que não está inteiramente correta nesse vídeo é que os japoneses cuidam dos itens pra revender depois. Não é verdade. Absolutamente TODOS os itens são bem cuidados porque a relação do japonês com bens materiais é bem educada. Seja pra vender, doar ou jogar, os itens serão bem cuidados.

Outro detalhe que passou despercebido: existe uma associação subconsciente de jogos japoneses atrelada aos piratas. A maioria dos piratas que chegavam aqui copiavam embalagens japonesas. Além disso, as mesmas cargas de importação oriundas da China traziam tanto jogos piratas quanto jogos japoneses, que circulavam ilegalmente no país chines.
Entendo. Provavelmente o autor do video nao deve ter muito conehcimento sobre cultura japonesa mesmo tendo um nick de origem japonesa e fora que ele tem preconceito em relacao a jogos japoneses dizendo que so compraria japones se fosse em caso de exclusividade. Fato bem comum no Brasil.

Sobre o fato dos jogos japoneses serem bem cuidados me lembrou de alguns jogos japoneses que ganhei ou comprei por aqui.

Sobre a associacao dos jogos japoneses com pirataria foi bem lembrada. Varios jogos que joguei pirata eram copiados dos japoneses.

Sobre as embalagens copiadas me lembro das embalagens de copias piratas de Strider,E-Swat,Golden Axe,Castle of Illusion e Bare Knuckle para Mega Drive que achava bem bonitas nos anos 90 e ao pesquisar na net decobre que eram copias das japonesas.

Meus primos tiveram um Rockman 3 (Megaman 3 no Ocidente) de marca Interactive produzida pela Chips do Brasil e o jogo estava todo em Japones.

Um outro fato curiso foi o que um conhecido meu disse no grupo de WhatsApp do qual frequento em que ele disse que os cartuchos de Super Famicom lembram os cartuchos piratas com carcacas copiadas das japonesas que tinham na locadora do bairro onde ele morava.

Este e o video do Retro Quest em que ele fala sobre quem compra jogos japoneses.

Avatar do usuário
Jair
Mensagens: 6058
Registrado em: Qui Ago 30, 2007 10:10 pm

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por Jair »

Colecionar infelizmente virou um hobby para poucos.

Sent from my Pixel 3a XL using Tapatalk

----
Manuais, scans, pôsters, panfletos, tudo sobre Tectoy em:
http://www.sega-brasil.com.br/Tectoy/

Ecco 2 is like injecting awesome into your body. They don't make games like this any more.
Avatar do usuário
Dav
Mensagens: 3296
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 5:53 am

Re: Descontrole do mercado de retro games

Mensagem por Dav »

nao me considero um colecionador mas tenho um saudosismo do que tive que vender para ter outro no caso videogames ou jogos que gostava de jogar neles mesmo piratas.

infelizmente tive que vender um videogame para poder ter outro no caso Mega Drive 2 jap (um lote que apareceu aqui em meados dos anos 90 era 150 reais mais barato que o MD III da tectoy com Sonic 2 na epoca das casas bahia que deixava ligado na vitrine)

depois vendi o meu MD2 para comprar 1 PS1 USA depois este para comprar um DC USA e fim parei no PS2 que comprei com meu próprio dinheiro sem me desfazer do DC

O Master System III meu primeiro videogame foi o unico que se salvou desta epoca
gostaria de ter o modelo que tive novamente (exatamente como tive) quem sabe trocando as coisas aqui quando se acalmarem (foi acumulando coisas aqui de pc e jogos e nao pude vender ( fiquei doente meus pais tambem) devem estar a uns 5 anos guardados em mochilas.

fufact:na epoca do DC apareceu na loja que comprei o mesmo um lote de Sega Saturn japones aquele cinza de botao azul oval 100 reais...na epoca o PS1,N64,DC recem lancado estavam no auge as noticias sobre o PS2 estavam fortes praticamente saindo e por isso acho videogames e jogos eram bem em conta os antigos digo.
Imagem
Responder